Home / Plantas / Benefícios do Chá de Folhas de Araçá e Como Fazer

Benefícios do Chá de Folhas de Araçá e Como Fazer

No próximo dia 21 de junho, as 12:54 hrs, se iniciará oficialmente a estação de inverno, a partir dai, com a queda das temperaturas, muitos apreciarão um bom chá com bolachas e mel, ou outras receitas que incluem esta maravilhosa e benéfica bebida. Em virtude dos seus muitos benefícios a saúde o chá merece ser degustado o ano inteiro, afinal é uma maneira de usufruir o sabor de diversas ervas e suas propriedades como promover o sono, melhorar a memória e evitar a depressão.

Chá em latas e garrafas passam por processos onde recebem aditivos e conservantes, e os fitoquímicos, os ingredientes fitoterápicos ou a parte benéfica do chá, tendem a oxidar, antes do consumo final, se tornando inócuos.

A qualidade da bebida é definida pelo preparo, dizem os entusiastas de um bom chá. O preparo determina o sabor e os efeitos da bebida. Se o chá for ingerido para fins terapêuticos, o seu manuseio demanda cuidados para que não se perca suas propriedades. Esses cuidados incluem modo de preparo, dose, planta correta e indicação correta. Utilização de plantas incorretamente identificadas ou manejadas incorretamente no cultivo ou na colheita, também comprometem a qualidade do chá.

Como Fazer um Chá de Folha de Araçá

Sendo assim o primeiro passo para preparar um bom chá é ter certeza do que está adquirindo para o preparo. Muitas plantas medicinais são parecidas com outras sem efeito algum. Além disso verificar a procedência do que esta sendo adquirido, e como a planta foi manipulada até chegar ao ponto de venda. Plantas que passam por processos de secagem e moagem que envolvem aquecimento podem diminuir ou perder suas propriedades.

Basicamente existem duas formas de preparo: a infusão e a decocção. Na infusão a água é esquentada até que comecem a surgir as primeiras bolinhas da ebulição, apaga-se o fogo e adiciona-se a estrutura vegetal do seu chá para extrair os princípios medicamentosos ou alimentícios, tampa-se o recipiente e deixe descansar por cinco minutos, após este descanso, coa-se o líquido para não tornar-se amargo, e pronto é só consumir, sempre ao  natural se possível. Na decocção as partes da plantas são fervidas junto com a água por alguns minutos, após seguem o mesmo protocolo da infusão.

Chá de Folha de Araçá
Chá de Folha de Araçá

Benefícios do Chá da Folha de Araçá

Muitos benefícios são atribuídos ao chá das folhas do araçá:

Combate ao Câncer

O câncer é uma anomalia que se estabelece quando células de nosso organismo modificadas no seu DNA, se dividem descontroladamente e adquirem a capacidade de invadir outros tecidos e de não morrer, utilizando o sistema circulatório e linfático pra espalhar pelo organismo originando metástases.

Mulher Bebendo Chá de Folha de Araça
Mulher Bebendo Chá de Folha de Araça

O chá das folhas do araçá dispõe de altas concentrações de antocianinas, carotenoides e compostos fenólicos, que são estruturas químicas, que exercem efeito preventivo ou curativo em distúrbios fisiológicos, devido a sua ação antioxidante, que combatem os radicais livres, principais responsáveis pelos danos no DNA. Existem relatos de melhoras em quadros de metástases do aparelho digestivo, com diminuição de tumores através da apoptose (suicídio de células malignas).

Combate a Diarreia

Homem Com Diarreia
Homem Com Diarreia

O chá de folhas de araçá, tal como o chá das folhas de goiaba, contém tanino que produze efeito benéfico no combate a diarreias, na medida que restabelece a saúde da flora intestinal e auxilia no combate a infecção, graças a ação bactericida deste polifenol. Trata-se de um quadro clínico onde o paciente  defeca,  pelo menos três vezes ao dia, sob forma aquosa ou pouco consistente, condição normal só em recém nascido.

É um quadro que permanece durante alguns dias e provoca desidratação por conta da perda de líquidos. A diminuição da consistência fecal e da micção, aumento do ritmo cardíaco,  pele ressecada e irritabilidade são sinais de desidratação. Este quadro revela infecção no intestino por vírus, bactérias ou parasitas, adquiridas a partir de alimentos ou água contaminada.

Combate a Ansiedade

Jovem Ansiosa
Jovem Ansiosa

O chá das folhas de araçá produz ação calmante, reduzindo a ansiedade a agressividade, proporcionando sedação e indução ao sono, relaxamento muscular e coordenação.

Ação Diurética

Seu consumo interfere nos processos de filtração e reabsorção de água dos rins. Ao intensificar o fluxo urinário, favorece a eliminação de sódio, diminuindo a probabilidade de se desenvolver quadros de hipertensão, insuficiência cardíaca e renal.

Ação Anti Inflamatória

Inflamações bucais, gastrointestinais e urogenitais, como  a leucorreia ou vaginite que se caracterizam por um corrimento vaginal anormal e inflamações intestinais, além do tratamento de úlceras e feridas  são combatidas pela ingestão do chá das folhas do araçá.

Fazendo Chá de Folhas de Araça
Fazendo Chá de Folhas de Araça

O chá das folhas do araçá contém compostos fenólicos pertencentes a classe dos flavonoides, cujo consumo regular, auxiliam na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, as inflamações. A inflamação é um processo onde em uma região infeccionada ou lesionada ocorre um aumento do fluxo de sangue e demais líquidos corporais, comprometendo a recuperação dos tecidos circundantes.

Previne Cáries

Previne Cáries
Previne Cáries

As folhas do araçá contém ação bactericida combatendo diversos tipos de bactérias, inclusive o Streptococus mutans, causador da cárie. Deficientes hábitos de escovação dental propiciam acúmulo de restos de comida nos dentes, então bactérias oportunistas existentes na boca degradam os açucares contidos nestes restos, transformando-os em ácidos que corroem sua porção mineralizada, provocando a cárie. O bochecho do chá das folhas de araçá reduz a incidência de cáries e outras inflamações da boca.

Combate a Dengue

Combate a Dengue
Combate a Dengue

O extrato da folha do araçá contém ação larvicida contra o mosquito da dengue, sendo um importante agente profilático eliminando ate 80% das larvas do vetor.

Chá de Folhas de Araçá – Cuidados

A recomendação padrão indica um consumo de 1 ou 2 folhas por xícara de araçá, de 2 a 3 vezes ao dia, dentro do qual o consumo do não oferece risco. Embora o chá de folhas de araçá seja uma bebida de baixa toxidade sempre se recomenda cautela em seu consumo. A realização de exames periódicos é fundamental para que se estabeleça  a adequação de qualquer terapia.

Bons hábitos alimentares, incluindo orgânicos, como frutas, verduras e legumes, consumo satisfatório de água todos os dias, noites bem dormidas, atividades físicas potencializam os benefícios de qualquer terapia, proporcionando mais saúde e qualidade de vida.

Veja também

Alpínia Purpurata é Tóxica? Ela é Perigosa? Como se Prevenir?

Há algo de sedutor nas espécies ruivas … vermelho e rosa. Ambos exibem um belo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *