Home / Plantas / PH do Solo Onde a Hortênsia Tem Cor Azul e Cor Rosa?

PH do Solo Onde a Hortênsia Tem Cor Azul e Cor Rosa?

A antocianina é um pigmento natural que pode expressar a cor vermelha, azul e roxa. Pode ser acumulado em folhas, espinhos, tubérculos, frutas, flores e sementes. Hortênsia (hydrangea macrophylla), é uma planta que pode expressar cores diferentes em sépalas devido a fatores ambientais, como o pH do solo.

A antocianina e as hortênsias

A antocianina é um pigmento natural popular que pode expressar cores diferentes como laranja, vermelho, azul e roxo. O pigmento desempenha um papel importante na determinação da qualidade da cor das frutas ou vegetais e, até o momento, é conhecido apenas como pigmentos vermelho e roxo nas plantas, embora possa ser usado como um antioxidante razoavelmente alto.

Pesquisadores encontraram uma correlação positiva entre a atividade antioxidante e seus níveis em algum tipo de antocianidina como cianidina, delfinidina, malvidina, peonidina e pelargonidina. Flores e frutos geralmente contêm uma mistura de antocianina simples que consiste em um tipo de antocianidina, como maracujá, petúnia e pelagornium. A pêra contém dois tipos de antocianidinas e alguns tipos de vinhos contêm mais de 20 tipos.

Hortênsia, parte do gênero hydrangea e família pyraloidea, com número de membros de até 80 espécies, é comumente conhecida na Indonésia como Kembang Bokor, Kembang Tiga Bulan e Panca Warna. Possui sépalas pequenas e agrupadas em forma de inflorescência, variando de cor de branco, azul, roxo e vermelho. As raízes podem ser usadas para o tratamento da pedra nos rins, embora não tenham sido cientificamente comprovadas.

Os pigmentos de antocianina extraídos de frutas, como a casca de uva, têm sido utilizados como corante em refrigerantes, leite azedo, bebidas alcoólicas e alimentos congelados. Também outros pesquisadores mencionaram que existe uma variedade de pigmentos antocianina monoméricos na séptica de hortênsia que causam a variedade de cores das pétalas. Os pigmentos podem ser usados ​​como um corante natural devido à sua floração durante todo o ano e podem ser obtidos facilmente porque podem crescer facilmente para prosperar em várias condições climáticas.

As antocianinas são moléculas instáveis ​​e muito facilmente degradadas. A estabilidade das antocianinas é influenciada pelo pH, temperatura, luz, oxigênio, estrutura e concentração de antocianinas, além da presença de outros componentes, como flavonoides, proteínas e minerais. O aumento da temperatura (degradação térmica) induz a perda do cluster glicosil das antocianinas pela hidrólise da ligação glicosídica. A degradação térmica causa a formação de chalcona que causa perda da cor da antocianina.

Ph do solo onde a hortênsia tem cor azul e cor rosa?

O valor do pH do solo pode afetar a disponibilidade de alumínio. Na faixa de pH 5 a 6,5 por exemplo, o alumínio está disponível e pode ser absorvido facilmente, mas com o pH superior a 6,5 o alumínio não está disponível e afeta a mudança de cor da sépala. Se houver acúmulo de alumínio suficiente nas células da sépala, a cor será azul, enquanto que, se houver pouco ou apenas um leve acúmulo de alumínio, a antocianina se ligará ao ferro e a cor da sépala será rosa.

Hortência Rosa
Hortência Rosa

Para que as flores da hortênsia fiquem rosadas, as plantas não devem retirar alumínio do solo. Se o solo contém naturalmente alumínio, é preciso tentar mantê-lo afastado do sistema da hortênsia. A seguir, alguns truques que podem funcionar: Adicione limão dolomítico várias vezes ao ano. Isso ajudará a aumentar o pH. Atire para um pH de cerca de 6,0 a 6,2 (se for acima de 6,4, as hortênsias podem ter uma deficiência de ferro).

Como as hortênsias absorvem melhor o alumínio em níveis mais baixos de pH, aumentar o pH ajudará a manter o efeito azulado do alumínio fora do sistema da hortênsia. Use um fertilizante com altos níveis de fósforo. O fósforo ajuda a impedir que o alumínio entre no sistema da hortênsia. Escolha um fertilizante próximo da proporção de 25/10/10.

Em áreas que produzem naturalmente hortênsias azuis, considere cultivar hortênsias rosa em vasos grandes. Se as hortênsias forem cultivadas em vasos, seria melhor usar misturas sem solo, pois essas misturas provavelmente não teriam alumínio. Em uma panela, não haverá grandes dificuldades para seguir os requisitos e cultivar hortênsias rosas.

Caso queira porém hortênsias azuis, a concentração do alumínio terá de estar maior na terra. Para garantir a presença de alumínio, talvez seja necessário acrescentar sulfato de alumínio no solo ao redor das hortênsias. As autoridades recomendam que uma solução de 1/2 oz (1 colher de sopa) de sulfato de alumínio por galão de água seja aplicada às plantas durante todo o período de crescimento.

Importante: Regue as plantas bem antes da aplicação e coloque a solução com cuidado, pois isso pode queimar as raízes. Para fazer com que o alumínio disponível para a planta, o pH do solo deve ser baixo (5,2-5,5). A adição de sulfato de alumínio tenderá a diminuir o pH do solo.

Outra maneira sugerida de obter a redução do pH envolve a adição de material orgânico no solo. Isso é possível se misturar restos de frutas ou vegetais, cobertura de gramíneas ou até mesmo grãos de café. Se o solo contiver naturalmente alumínio e PH de baixo teor, a hortênsia que for cultivada nele muito provavelmente já se desenvolverá em tons azulados ou roxos.

Informações ou dicas extras no processo químico

A escolha do fertilizante também afeta na alteração da coloração. Um fertilizante com baixo teor de fósforo e potássio será útil para produzir um bom tom de azul. Talvez a melhor idéia para cultivar hortênsias azuis em uma área com solo alcalino seja cultivá-las em vasos muito grandes, usando muito composto para reduzir o pH. Reduza a força do sulfato de alumínio para 1/4 oz por galão de água. Recomendamos que use um recipiente para obter melhor sucesso no controle desse processo químico.

Fertilizantes
Fertilizantes

É importante que a sua água seja analisada para que não altere a composição química do solo que você equilibrou com tanto rigor. O PH da água também influencia bastante nesse processo. O plantio de hortênsias perto de uma área de construção, como calçadas de concreto por exemplo, geralmente afeta a cor, pois o pH aí neste local talvez sofra alguma alteração considerável devido a lixiviação dessas estruturas, dificultando a tonalização azulada esperada.

Depois de testar o nível de pH do solo em que pretende plantar sua hortênsia usando um kit de teste de pH, medidor de pH ou submetendo uma amostra de solo ao serviço de extensão local, você terá uma linha de base. Se você estiver tentando manter um certo nível de pH, teste seu solo a cada ano. O efeito da adição de materiais para aumentar ou diminuir o pH pode não ser imediatamente aparente. Você também deve esperar que, com o tempo, o pH retorne ao seu nível original, que é ditado pelas condições nativas do solo.

Veja também

Jasmim Real

Tudo Sobre A Flor De Jasmim: Características, Nome Científico E Fotos

Seja você um admirador de jardinagem com traços profissionais, ou um simples apaixonado pelas belas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *