Home / Animais / Tucano-de-Colar-Dourado: Características, Habitat e Fotos

Tucano-de-Colar-Dourado: Características, Habitat e Fotos

A beleza dos pássaros da Amazônia é sempre um elemento bem-vindo de surpresa. Muitos pássaros são bastante secretos e isso lhes permitiu sobreviver em lugares tão cheios de predadores. Este é o caso do tucano-de-colar-dourado.

Quer conhecer essa linda espécie? Leia o artigo por completo e confira as fotos!

O tucano-de-colar-dourado é uma espécie extremamente sofisticada de pequeno tucano do gênero Selenidera. É encontrado amplamente na floresta de planície, através da Amazônia ocidental. Seu habitat vai desde o leste do Equador e sul da Colômbia, até o leste do Peru e oeste do Brasil.

Um Pouco Sobre o Tucano-de-Colar-Dourado

Não se sobrepõe a outras espécies desse gênero. A plumagem deste tucano é bastante impressionante e distinta. O macho é preto na parte de baixo, e na cabeça, verde. Possui alguns pontos vermelhos nos quadris, com uma bochecha amarela brilhante. Ele também possui uma coleira amarela brilhante, da qual recebe seu nome.

O exemplar chega a medir 34 centímetros, pesando entre os 129 até 178 gramas. Seus olhos são amarelos, com uma mancha na cor negra, tanto posterior quanto anterior à pupila.

Ramphastos Toco Mül

A fêmea é igualmente vistosa, mas toda a tonalidade preta se substitui pela uma rica tonalidade castanha. Os apelos do macho para cruzar são muito distintos, lembrando um estômago roncando, repetido várias vezes, “grrrrr-grrrrr-grrrrr-grrrrr-grrrrr”. Como outras espécies de Selenidera, esse tucano macho “agita” seu corpo para cima e para baixo enquanto chama a fêmea.

Alimentação do Tucano

Essa espécie está sempre à procura de artrópodes, frutos, pequenos vertebrados e ovos na copa das árvores, assim como nos estratos médios. Às vezes, voa em bandos de cunho misto para procurar comida. Alimenta-se especialmente de embaúba e de figueira.

O macho faz a oferta de frutos para a fêmea durante as fases de acasalamento. Usam cavidades nas árvores para fazer a nidificação, localizadas, em geral, em torno de 2 até 4 metros de altura.

Os membros da espécie vivem nas matas com terra firme, de várzea, bem como de transição. Solitários, aos pares, mas até mesmo nos grupos pequenos de, no máximo 4 exemplares, habitam o lado oeste nacional, bem no sul do Rio Solimões até o leste do Rio Madeira. Sem contar que é visto:

  • Na Colômbia;
  • Bolívia;
  • Peru;
  • Equador.

As regiões amazônicas no extremo noroeste brasileiro também não ficam de fora.

Outros Tipos de Tucano no Brasil

O tucano é uma espécie de ave pertencente à ordem Piciforme, da família Ramphastida. Esta família é composta por aproximadamente 30 espécies que são principalmente encontradas no México, Brasil e Argentina.

Essa ordem de aves se caracteriza pela apresentação de pés zigomáticos. Estes possuem a 2ª e a 3ª falange voltadas para a frente. Já a 1ª e a 4ª falange são voltadas para a parte de trás. A glândula uropigial (a que secreta os óleos utilizados nas impermeabilizações das penas) é bipartida.

Além de ter essas características, uma espécie de ranfastídeo ainda apresenta a ausência do inglúvio ou papo. Tem também a presença do bico pneumático córneo que é bastante resistente e bem leve.

O bico faz parte da dispersão do calor, isso por ser bastante vascularizado. O tucano-de-colar-dourado, assim como as outras espécies, é uma ave:

  • Sem hábito migratório;
  • Arborícola;
  • Que vive em bando;
  • Se alimenta especialmente de frutas, adicionando nutrientes a dieta diária com determinados insetos e presas pequenas.

Tucanoçu

Seu nome científico é Ramphastos toco Mül. Esta é a espécie que apresenta cerca de 56 cm de comprimento, pesando aproximadamente 540 gramas. É o maior dos tucanos.

Não demonstra dimorfismo sexual. Sua plumagem se mostra uniformemente negra na cabeça, no dorso e em seu ventre. Ele dispõe da pele nua e amarela em torno dos olhos, com a pálpebra azulada. Seu papo é de tom branco, frequentemente colorido de amarelo.

A característica que é mais notável na espécie parente do tucano-de-colar-dourado é seu grande bico de cor laranja. Este pode chegar a medir mais ou menos 22 cm.

O bico se constitui de tecidos ósseos esponjosos, o que forma uma estrutura que não é maciça nem areada, tal como o favo-de-mel. Isso o torna mais leve, portanto, acaba não dificultando o voo. A maxila tem a ponta com uma mancha negra considerável.

É encontrado em dosséis nas florestas tropicais dentro das áreas sul-americanas, desde a Guiana até a parte norte da Argentina. É o único tipo encontrado nos campos abertos, tal como no cerrado e dentro da Amazônia. Outros exemplares vivem apenas em matas fechadas.

Tucano-de-Peito-Branco

Assim como o tucano-de-colar-dourado, o tucano-de-peito-branco é uma espécie encontrada na Amazônia. Ele mede mais ou menos 55 centímetros de comprimento. Possui o bico preto ou vermelho com uma base do cúlmen e da maxila amarelos.

Tucano-de-Peito-Branco

Essas aves são comumente conhecidas pelo nome de quirina, pia-pouco ou tucano-cachorrinho. É vista em locais como:

  • Norte do estado do Pará;
  • Guianas;
  • Amapá;
  • Leste do estado do Pará;
  • Marajó;
  • Sul do Rio Amazonas;
  • Litoral do Maranhão;
  • Leste do rio Tocantins.

Tucano-de-Bico-Preto

Também parente do tucano-de-colar-dourado, o tucano-de-bico-preto tem seu habitat nas florestas tropicais. Pode também ser encontrado dentro de toda a faixa litorânea. Esta abrange o Pará, bem como Santa Catarina, dentro do território nacional.

Sua tonalidade geralmente é preta, com o peito e a garganta no tom “amarelo gema de ovo”. É dessa forma que se distingue dos outros tucanos por ter o bico preto. Entretanto, na base vê-se uma parte amarela pálida.

Chega a medir aproximadamente 46 cm, sendo que 12 cm se referem ao bico. Os seus dedos não possuem longas unhas curvadas, bem como a asa é curta. A língua chega a ser fina e comprida.

Tucano-de-Bico-Verde

Com o nome científico Ramphastos dicolorus, o tucano-de-bico-verde é a espécie nativa da Bolívia, do Brasil, Paraguai e Argentina. Tal ave mede 48 centímetros. Além disso, possui o bico no tom verde, como o nome diz. O peito e a garganta são amarelos, bem como a barriga é vermelha.

Este tucano é visto na região sudeste e sul do Brasil, assim como também no sul de Goiás. É bem comum na região da serra, onde é visto nos bandos pequenos.

Tucano de Bico Verde

É perseguido por caçadores pela sua carne. Esta ave habita as áreas florestadas, que vão desde a zona montanhosa até o litoral, isso inclui a floresta de planalto.

Como o seu primo, tucano-de-colar-dourado, se alimenta dos frutos, pequenos vertebrados e artrópodes.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *