Home / Animais / Por que Meu Cachorro Come Deitado?

Por que Meu Cachorro Come Deitado?

Os cães são os animais de estimação favoritos em praticamente qualquer local ao redor do globo. George Eliot (pseudônimo de Mary Ann Evans) dizia que os animais são amigos muito agradáveis que não fazem perguntas invasivas e dificilmente manifestam desaprovação. Essa frase pode soar um pouco esnobe, mas dá pra entender o sentimento da escritora.

Os animais de estimação também podem ser terapêuticos. Estudos comprovam eficácia na terapêutica para deficiências físicas temporárias ou estresse pós-traumático de veteranos de guerra. As crianças, particularmente, tendem a manifestar grande afinidade com os animais de estimação inseridos no ambiente doméstico.

Os cães são companheiros incríveis, mas, às vezes, oferecer os cuidados básicos não é o suficiente. É preciso estar atento aos seus sinais corporais, mudanças repentinas de comportamento e até mesmo manias recorrentes.

Cachorro Come Deitado
Cachorro Come Deitado

Alguns comportamentos caninos podem suscitar questionamentos. Por exemplo, você pode se perguntar por que meu cachorro come deitado ?

Bem, então venha conosco e descubra.

Boa leitura.

Comportamentos Caninos Curiosos: Uivos à Noite

Um cachorro uivando facilmente contagia e incita outros a fazerem o mesmo- mecanismo semelhante ao bocejo em humanos.

Quando o cachorro uiva, quer comunicar fome, alerta e até mesmo desejo. Acredita-se que esse comportamento seja herança dos lobos. Todavia, caso o cão uive muito, convém investigar se o mesmo está passando muito tempo sozinho.

Comportamentos Caninos Curiosos: Lambidas

Muitos associam as lambidas dos cães a demonstrações de afeto. Esta sentença está correta, porém não significa apenas isso. Essas lambidas podem também representar estresse, quando direcionadas ao focinho e às patas- e, neste caso, podem até mesmo causar ferimentos.

Cachorro Lambendo Dono
Cachorro Lambendo Dono

Cães entediados e melancólicos podem lamber o próprio local onde deitam, seja um colchão ou o próprio chão.

Caso o cão direcione as suas lambidas para o ar, não havendo uma causa aparente, o gesto pode indicar dor em algum local do corpo que não seja capaz de identificar.

Comportamentos Caninos Curiosos: Cavar Terra para Cobrir as Fezes

Este gesto é curioso, pode ser interpretado como um ato higiênico impensado.

Cachorro Cavando
Cachorro Cavando

Acredita-se que o hábito dos cães em cobrir as suas fezes com terra e grama esteja relacionado aos hábitos remanescentes de seus ancestrais. Na ancestralidade, tal prática tinha por finalidade camuflar os seus rastros de modo a evitar conflitos com prováveis inimigos.

Por que Meu Cachorro Come Deitado?

São raros os casos de cães que comem deitados e maioria são de raças de grande porte (a exemplo do pastor alemão). O cachorro pode comer deitado por ser a posição mais confortável para o momento. Diferentemente dos humanos, a posição deitada não interfere no trajeto do alimento.

Cachorro Deitando para Comer
Cachorro Deitando para Comer

É importante lembrar que a posição deitada para alimentação canina é aquela na qual a barriga está encostada no chão. Nesta posição, há menor flexão de pescoço do que quando o cão está sentado.

Convém lembrar que durante as refeições o cão deve estar mais relaxado e calmo, além de sentir-se confortável e seguro. Não há nada de anormal. Essa é mais uma das manias particulares de cada pet.

Por que Meu Cachorro Não Quer Mais Comer?

Esta condição pode ser provocada por algum fator externo (ambiente) ou interno (fisiologia do animal) que deve ser investigado.

Mudanças na rotina da família decorrentes da chegada de um novo membro ou outro animal podem impactar o emocional do cãozinho. Temperaturas muito altas também diminuem o apetite, além de deixa-lo mais letárgico- nestes casos, é importante deixar água fresca sempre à disposição, bem como tentar manter o local arejado.

Alguns cães tem o hábito de comer apenas na presença do dono. Todavia, este hábito não é muito prático para pessoas que precisam levar uma carga de trabalho de 8 horas diárias ou mais. A boa notícia é que esse hábito pode ser revertido com o auxílio de um adestrador ou veterinário.

A possível presença de alguma doença também causa impactos no apetite canino. É preciso estar atento a sintomas como febre, vômitos, diarreia, perda de peso ou mudanças comportamentais.

No caso de fatores inerentes ao animal, a falta de apetite pode indicar certo desconforto na hora das refeições, o qual nem sempre está relacionado a alguma doença. Neste contexto, um exemplo salutar são os cães idosos, os quais, em razão da dentição enfraquecida, possuem dificuldade para mastigar raçoes com consistência mais firme (específica para cães adultos).

Curiosamente, problemas de coluna também podem diminuir a frequência alimentar, em razão da dificuldade de curvar-se para comer.

Após identificadas as possíveis causas, o próximo passo é buscar solucionar o problema, até porque a falta de alimentação também resulta em diminuição dos níveis de glicose no sangue.

Como Agir Quando o Cão Não Quer Comer?

Caso o problema não seja tão intenso e que o cão apenas pule refeições esporadicamente, não há porque se preocupar. Este padrão de comportamento é mais frequente em cães de raça menor (como o maltês e yorkshire), os quais possuem apetite seletivo.

Quando o cão não come a 3 dias, a situação já é mais alarmante e demanda consulta com um veterinário.

É importante ter em mente que falta de apetite é diferente de apetite seletivo. No apetite seletivo, cães podem recusar a tradicional ração demandando mudanças para alimentação caseira.

No caso da falta de apetite, a condição pode ser resultante de fatores emocionais ou fisiológicos. Fatores emocionais (ou comportamentais) podem ser revertidos através de rotinas saudáveis com passeios e brincadeiras, assim como diminuição dos petiscos entre as refeições.

Ainda em relação aos fatores emocionais, é aconselhável que cães sejam acostumados desde filhotes a ficar um tempo longe dos donos, de modo a evitar que, na fase adulta, tenham apetite mesmo na ausência dos mesmos.

*

Gostou das dicas ?

Nossa equipe vai adorar saber a sua opinião sobre o assunto em nossa caixa de comentários abaixo.

Tem alguma sugestão de tema que gostaria de ver por aqui ?

Você também pode aproveitar o espaço abaixo para deixar a sua sugestão.

Mas, não vá embora sem checar os nossos outros temas e artigos. Combinado?

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Blog Petz. Meu cachorro não quer comer e está fraco: o que fazer ? Disponível em: < https://www.petz.com.br/blog/cachorros/meu-cachorro-nao-quer-comer-e-esta-fraco/>;

Bonde. Dez gestos que os cães fazem para ‘falar’ com você; entenda o que eles querem dizer. Disponível em: < https://www.bonde.com.br/casa-e-decoracao/dicas/dez-gestos-que-os-caes-fazem-para-falar-com-voce-entenda-o-que-eles-querem-dizer-321758.html>;

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *