Home / Animais / Ciclo de Vida do Peixe Aruanã: Quantos Anos Eles Vivem?

Ciclo de Vida do Peixe Aruanã: Quantos Anos Eles Vivem?

O aruanã é um peixe que vive na água doce e pode ser encontrado com frequência nos rios das regiões da Amazônia e do estado do Tocantins. O nosso artigo de hoje vai trazer algumas informações sobre as características e o ciclo de vida desse animal. Vamos conferir?

Características do Aruanã

O aruanã (nome científico Osteoglossum bicirhossum) é um peixe que gosta de águas calmas dos lagos e regiões alagadas. Um indicativo que eles estão próximos do período de reprodução é encontrá-los na superfície da água com os seus parceiros. Possuem uma cor verde com alguns detalhes em rosa nas escamas.

São animais que se alimentam da carne de diversos outros animais aquáticos e terrestres como: peixes pequenos, lagartos, cobras e aranhas. Possuem uma visão muito apurada apresentando um comportamento muito ágil e desenvolvido, que  permite que o animal encontre as suas presas dentro e fora d’água. A sua boca é formada por dente muito afiados que se localizam na parte lateral da sua boca.

As florestas inundadas são as suas preferidas e é muito comum encontrar eles nos igarapés e rios da região amazônica do nosso país. São ótimo saltadores e costumam fugir das presas e procurar alimento com o auxílio dessa habilidade. Para se ter uma ideia, o aruanã pode chegar a alcançar dois metros de altura em apenas um salto. Essa espécie de peixe pode chegar a pesar quatro quilos.

Ciclo de Vida do Aruanã

O peixe pode chegar a viver de dez a vinte anos. Uma curiosidade interessante sobre a sua reprodução é que eles costumam cuidar dos seus filhotes com o auxílio da boca. Os maiores predadores desse tipo de peixe são as diversas espécies de boto.

Próximo ao período em que estão realizando a desova, as escamas do aruanã começam a apresentar a cor vermelha, sendo esse um indicativo de que o animal encontra-se em um fase do ciclo de reprodução. O aruanã também pode ser conhecido como lígua-de-osso.

Lígua-de-Osso
Lígua-de-Osso

A reprodução desse peixe acontece sempre durante a fase da lua cheia e os machos são responsáveis pelo transporte dos ovos utilizando a boca. Um fato interessante é que a fêmea também ajuda o transporte quando percebe que o macho está “sobrecarregado” e não consegue concluir o trabalho sozinho.

O mais interessante é que os filhotes podem passar quase três meses dentro da boca dos seus papais.

Curiosidade Sobre o Aruanã

Separamos algumas curiosidades sobre esse peixe amazônico tão famoso.

Vamos conferir?

  • É comum encontrar uma espécie diferente de aruanã nas águas do rio negro. Trata-se do O. ferreirai, conhecido popularmente como aruanã preto.
  • Essa curiosidade é para aqueles que gostam de pescaria: como eles são difíceis de manusear é comum que os aruanãs moram muito rápidos se permanecerem muito tempo fora da água.
  • A família da qual o aruanã faz parte da família dos Osteoglossidae, em que a característica principal é a presença de escama duras. Um de seus “parentes” mais conhecidos é o Piararucu.
  • O nome aruanã é de origem indígena e é também o nome de uma tribo. Mas o termo também pode significar sentinela.
  • Alguns também pode conhecer o aruanã como macaco d’água por conta da sua capacidade de fazer grande saltos, assim como os primatas.
  • Para aqueles que gostam de pescaria, ele é um peixe muito procurado pois costumar ser bem difícil de pegar devidos aos seus saltos. Quando é fisgado costuma se debater e saltar bastante.
  • Na China, a espécie é conhecida como peixe-dragão. Inclusive, eles são considerados raros em países asiáticos devido a pesca massiva. Um peixe dessa espécie pode ser vendido por valores altíssimos. A espécie mais cobiçada é chamada aruanã prateado.
  • Uma lenda de origem indígena conta que o peixe subia sempre para a superfície para observar os homens já que gostaria de ser um deles. Após pedir ao Deus Tupã, ele finalmente resolveu atender ao pedido do peixe levando- o para a superfície e transformando suas escamas em pele. O peixe ganhou braços e pernas fortes e virou um nobre guerreiro com um coração grande e puro.
  • Até hoje, os índios da tribo Karajá realizam um ritual em homenagem ao guerreiro Aruanã, festejando com muita música e dança.
  • O aruanã é um peixe muito utilizado na culinária brasileira. Na região amazônica são inúmeros os pratos que podem ser feitos usando o animal como matéria prima. E todos são uma delícia!

Ficha Técnica

Confira um resumo das principais informações sobre o aruanã.

Peixe Aruanã na Amazônia
Peixe Aruanã na Amazônia

Possui nadadeira anal e dorsal

Pode chegar a pesar mais de três quilos. Em cativeiro, já foram encontrados peixes com mais de cinco quilos.

No período em que os ovos são colocados as nadadeiras do aruanã ficam vermelhas.

Pode ser encontrado na região amazônica.

Alimentação: insetos e pequenos peixes. A sua habilidade de saltar para fora da água é uma das suas características mais impressionantes.

Costumam carregar os seus filhotes na boca durante os primeiros meses de vida.

Possui o nome científico de Osteoglossum bicirhossum.

É um peixe que é muito popular entre quem gosta de pescaria e pode ser encontrado na água doce.

Possuem um corpo bastante alongado.

Nos países asiáticos pode ser considerado um dos peixes mais caros.

Encerramos por aqui! Você já tinha ouvido falar no aruanã?  Caso seja fã de pescaria, aproveite para contar no nosso espaço de comentários a sua experiência com o peixe. Não deixe de conferir novos conteúdos aqui no Mundo Ecologia. Todos os dias temos novidades sobre animais, plantas e natureza em geral. Até a próxima!

Veja também

Pato-de-Crista: Características, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

A criação de patos é muito comum no Brasil, já que não exige grande trabalho …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *