Home / Animais / Por que a Raça Chow Chow Tem a Língua Azul?

Por que a Raça Chow Chow Tem a Língua Azul?

A razão que explica por que a raça chow chow tem a língua azul ou arroxeada é encontrada na genética. A língua desses cães contém uma maior concentração de células pigmentares, portanto, sua tonalidade é diferente de outros pets.

Essas células também são encontradas nas membranas mucosas, de modo que os chows chows são os únicos cães com lábios, gengivas e palato caracterizados por serem azul/preto. É importante ter em mente que essa raça não nasce com uma língua totalmente          azul, mas começa a ganhar cor após 2 a 3 meses.

Se seu pet não possui uma língua colorida, é possível que entre seus pais esteja um ser de raça diferente. Mas, caso ache que somente esse cachorro peludo tem essa característica peculiar, está enganado.

Neste artigo, iremos ver que o shar pei também pode ser bem diferente nesse sentido. Assim, é importante ressaltar que a questão de qualquer outro cão ter manchas azuis, roxas ou escuras na língua não quer dizer que ele tenha a descendência do chow chow ou de algum outro cão da China. Confira mais informações abaixo.

Caráter do Chow Chow

O chow chow é caracterizado por ser um pet bem educado, além de ser muito bom com crianças. Adapta-se maravilhosamente bem na convivência com outros animais. É uma raça que deve ser completamente socializada desde tenra idade. É necessário mostrar autoridade firme e bom treinamento de um filhote.

Se o que vamos fazer é adotar um cão adulto, teremos que ser muito constantes e firmes com ele. Isso porque esses animais possuem as tendências dominantes e a única solução é ser mais dominante do que ele. Entretanto, devemos fazê-lo com segurança e calma e firmeza. Se formos constantes nessas tarefas, o chow chow será um bom companheiro.

O visual do pet lembra um leão pequeno. Mas sempre que se fala da raça, sua maior característica distintiva é comentada: por que a raça chow chow tem a língua azul.

Sua personalidade pode ser definida como reservado, por isso quase sempre considerado como um cão com apenas um mestre. Ele é bastante independente e não excessivamente carinhoso. No entanto, é extremamente leal à família e sofre muito se, em determinado momento de sua vida, tiver que mudar de dono.

Geralmente, isso só mostra afeto pelas pessoas que conhece, para que estranhos não sejam recebidos com entusiasmo. Como sempre deve ser ressaltado, a educação que se dá a um filhote será essencial para facilitar a convivência com os outros membros da casa.

Também deve-se ensinar às crianças a respeitar o caráter do animal, do qual elas podem desfrutar sem nenhum medo.

Cuidados com a Raça

Embora esses “leões” não sejam uma raça muito ativa, eles precisarão de longas caminhadas diárias para gastar energia e fazer algum exercício. É provável que ganhem peso facilmente, portanto sua dieta deve ser controlada.

Filhotes de Chow Chow
Filhotes de Chow Chow

A pelagem abundante e muito densa exigirá alguns cuidados específicos, devendo ser escovada diariamente. Esta ação é de especial relevância, pois esses cães precisam do subpêlo (camada de pêlo mais curta anexada à pele) para o ar. Isso ocorre, pois impede a reprodução de alguns germes patogênicos.

Por Que a Raça Chow Chow Tem a Língua Azul

Explicação Mitológica

Segundo a mitologia da China, o por que a raça chow chow tem a língua azul é explicada pela sua lenda de origem. Conta-se que esse animal era um cachorro dragão que adorava o dia, mas odiava a noite. Uma noite, exausto da escuridão, ele decidiu lamber o céu no intuito de acabar com o escuro e ficar somente claro.

Este ato irritou todos os deuses, que decidiram puni-lo com a língua eternamente negra ou azul. Dessa forma, os chows chows ficavam constantemente envergonhados toda vez que olhavam para seu próprio reflexo. Além disso, todos saberiam qual cachorro havia tentado desafiar os deuses.

Chow Chow Mostrando a Língua Azul
Chow Chow Mostrando a Língua Azul

Explicação Científica

O por que a raça chow chow tem a língua azul também pode ser explicado cientificamente. A lenda soa muito romântica e é ótimo contar às crianças na hora de dormir. Mas, caso esteja interessado em ciência, aqui está outra justificativa.

Os pequenos vasos sanguíneos nas línguas formam uma camada única. A maioria dos cachorros e outros animais tem uma língua rosada por causa de todo o oxigênio que o sangue transporta pelo órgão. Os cientistas dizem que determinadas raças têm línguas azuis devido a mutações genéticas naturais. Isso explicaria o por que não é tão comum na maioria dos cães.

No entanto, os pesquisadores ainda não demostraram que esse é um recurso de adaptação. Talvez possa ser simplesmente uma mudança acidental na sua árvore genética.

Teoria da Melanina

Uma das primeiras teorias disse que certas raças e outros animais produzem níveis mais altos de melanina do que o normal. Esta substância famosa é o que controla a pigmentação do cabelo e da pele nos mamíferos. Ter muita melanina causaria uma cor intensa nas línguas.

Entretanto, outra teoria nos diz que alguns pets têm línguas azuis devido a deficiência da tirosina. Isso faz com que não produzam melanina suficiente para dar ao corpo as cores corretas.

Outras Raças Que Possuem a Língua Diferente

Os Shar Peis

Shar Pei
Shar Pei

O shar pei é um cão marcante e distinto, coberto de pele enrugada, como os filhotes. Ele gradualmente vai perdendo algumas dobras com o passar do tempo. Tal cachorro é conhecido por ser inteligente, corajoso, leal e divertido.

Embora forme estreitos laços com a família, geralmente é amigável ​​e de bom caráter com estranhos. Acredita-se que sua língua de tom azul foi produzida como resultado das linhagens do chow chow em sua criação.

Outras Raças

Mesmo não tendo outras raças além dos chows chows e dos shar peis possuam línguas totalmente coloridas, é sabido que muitos outros animais têm alguma pigmentação azul em apenas alguns pontos ou manchas.

As raças que têm um pouco dessas tonalidades diferentes na língua incluem:

  • Dobermans;

    Dobermans
    Dobermans
  • Akitas;

    Akitas
    Akitas
  • Pastores Australianos;

    Pastores Australianos
    Pastores Australianos
  • Pomerânios;

    Pomerânios
    Pomerânios
  • Dalmatas;

    Dalmatas
    Dalmatas
  • Golden Retrievers;

    Golden Retrievers
    Golden Retrievers
  • Entre outros.

Embora haja explicações científicas e até lendas do por que a raça chow chow tem a língua azul, a verdade é que isso sempre será uma grande atração para todos.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *