Home / Animais / Qual Animal Vive Menos Tempo? Qual A Menor Longevidade?

Qual Animal Vive Menos Tempo? Qual A Menor Longevidade?

Na natureza é possível encontrar animais de todos os tipos, tamanhos, cores, personalidades, hábitos entre outros.

Alguns desses animais, vivem mais de 150 anos, e outros, vivem apenas alguns dias. Seja por condições do clima onde vivem, seja por alterações no seu metabolismo, ou ainda características do corpo, tudo influencia no quanto um animal pode viver.

E, é muito difícil, falar exatamente qual o animal que vive menos tempo, pois as condições e motivos são diferentes, impossibilitando uma comparação justa ou adequada.

Por isso, hoje você irá conhecer os animais que vivem menos tempo, quais suas características principais, e qual a sua expectativa de vida.

Antes de entrar em mais detalhes sobre cada um desses animais com as menores expectativas de vida, veja os 10 animais que menos vivem no mundo:

  • 10 . Coelhos – cerca de 7 até 12 anos
    Coelhos
    Coelhos
  • 9. Porquinho-da-Índia – cerca de apenas 4 anos
    Porquinho-Da-Índia
    Porquinho-Da-Índia
  • 8. Peixe-Mosquito – cerca de 2 anos ou menos
    Peixe-Mosquito
    Peixe-Mosquito
  • 7. Camaleão – cerca de 1 ano e 6 meses
    Camaleão
    Camaleão
  • 6. Rato – cerca 1 ano e 5 meses
    Rato
    Rato
  • 5. Libélula – 4 meses
    Libélula
    Libélula
  • 4. Mosca-Doméstica – 20 dias
    Mosca-Doméstica
    Mosca-Doméstica
  • 3. Formiga voadoras – cerca de 15 a 20 dias
    Formiga Voadoras
    Formiga Voadoras
  • 2. Gastrotricha – cerca de 3 dias
    Gastrotricha
    Gastrotricha
  • 1. Efemerópteros – 24 horas
    Efemerópteros
    Efemerópteros

Mamíferos

Entre os animais considerados mamíferos, o camundongo, é considerado aquele que possui a menor expectativa de vida.

Com o menor tempo de vida, ele vive apenas cerca de 4 anos. Apesar disso, ele é considerado o segundo animal que mais se reproduz na Terra, perdendo apenas para os homens.

Em segundo lugar entre os mamíferos, vem o coelho doméstico. Sua expectativa de vida é entre 8 até 12 anos, as principais causas de sua morte são o câncer e também obesidade.

Pode ser um pouco chocante, agora, mas o terceiro lugar é ocupado pelos cachorros. Animais tão amados e populares, vivem apenas cerca de 10 até 13 anos, dependendo de sua raça.

A raça canina que menos vive é o buldogue e lobeiro irlandês, que possuem uma expectativa de vida de apenas 7 anos.

O esquilo ocupa o quarto lugar entre os mamíferos que vivem menos tempo. Sua expectativa de vida é de cerca de apenas 12 anos.

Por último, os lobos ocupam o quinto lugar nessa lista. Com expectativa de cerca de apenas 16 anos, o lobo conseguiu desenvolver muitas habilidades em pouco tempo de vida, como agilidade, olfato e força melhores que outros animais.

Insetos

Apesar de os mamíferos viverem poucos anos, existe uma outra classe de animais que vivem ainda menos tempo.

É o caso dos insetos, que são animais invertebrados e que juntos formam o maior e mais variado grupo da Terra.

São a classe animal com e expectativa de vida mais curta que existe, além também de serem a maioria das espécies de animais existentes.

O ser effemeróptero é o animal mais antigo que existe na Terra, e também aquele que menos vive.

Esse animal também é conhecido como efeméridas ou ainda efêmeras, e ele vive apenas por 24 horas, ou seja, um dia inteiro.

A efêmera pertence ao grupo das libélulas, e ele é uma larva que se transforma em inseto, e dentro dessas 24 horas em que ele é uma larva, as fêmeas dessa espécie são capazes de criar milhões de outras espécimes.

No mundo inteiro, existem cerca de 2,5 mil espécies diferentes de effemeróptero, e a maioria vivem no máximo 24 horas, porém algumas conseguem sobreviver por até 5 minutos.

Após vários pesquisadores e cientistas estudarem essa espécie, chegaram à conclusão de que essa espécie possui como único propósito o acasalamento.

Durante o pouquíssimo tempo que vivem, os machos e as fêmeas acasalam enquanto estão voando, e as fêmeas costumam depositar vários ovos nas águas e em seguida ambos acabam morrendo.

Entre os insetos, o que ocupa o segundo lugar, é o gastrotrópico. Esse inseto vive nos fundos dos mares, e ele também nasce, se desenvolve, e em seguida, morre em cerca de três quatro dias. Nesse momento, ele atinge sua maturidade sexual e consegue se reproduzir.

Esses dois insetos são os animais que possuem o menor tempo de vida na Terra, mas seus propósitos principais realmente não é curtir a vida, e sim, apenas se reproduzirem.

Moscas e Formigas

Outro animal que vive muito pouco, mas que é muito conhecido, é a formiga. A formiga vive por apenas cerca de três semanas.

No mundo inteiro, existem cerca de 100 mil espécies diferentes de formigas. E, para que a colônia de formiga possa sobreviver, existe a rainha, que se dedica a vida inteira a colocar ovos.

A principal função da formiga macho é se reproduzir com a rainha, enquanto que as formigas fêmeas exercem os trabalhos da colônia. Uma vez que a formiga macha tenha se reproduzido, ele pode morrer, e por isso, vive tão pouco.

Outra espécie animal muito conhecida e que vive muito pouco, é a mosca. A mosca é considerada a quarta espécie animal com menor expectativa de vida.

As moscas podem morrer com cerca de 15 até, no máximo, 30 dias de vida. Durante esses poucos dias, a fêmea pode colocar cerca de mil ovos. Seu ciclo de vida é muito curto, mas também é justificado por seu principal propósito, que é se reproduzir.

Por Que Vivem Tão Pouco Tempo?

Após descobrir a baixa expectativa da vida desses animais, você deve estar se perguntando qual o motivo de viverem tão pouco, correto?

É simples. Alguns animais, realmente, nasceram para apenas poderem se reproduzir e em seguida morrer.

Apesar de, em alguns casos, viverem apenas algumas horas, é o tempo suficiente para que possam colocar milhares de ovos, e assim, manter viva sua espécie.

Isso é maravilhoso, pois, muitos desses animais na lista possuem funções específicas na natureza, sendo responsáveis por manter o ecossistema equilibrado e a cadeia alimentar também.

O caso dos effemeróptero é exemplar, pois eles são responsáveis por virarem insetos muito importantes para a natureza, como a libélula.

Esses animais também vivem em locais próximos a água doce ou então parada, ou que estão em um curso de movimento muito lento. E eles são fundamentais para a ecologia desses locais, pois possuem uma extrema importância das ninfas na cadeia alimentar.

Além disso, os effemeróptero também são os principais animais usados por programas de bio monitoramento para testar a qualidade das águas.

Veja também

O Que são Fungos Demáceos? E Os Dimórficos?

O homem está constantemente exposto a fungos. A maioria tolera essa exposição sem consequências enquanto …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *