Home / Animais / Baleia Piloto de Alerta Curta: Extinção, Peso, Tamanho e Fotos

Baleia Piloto de Alerta Curta: Extinção, Peso, Tamanho e Fotos

O nome baleias-piloto origina-se de uma  velha teoria  segundo a qual suas comunidades eram “pilotadas” por um único líder – embora se saiba que esse não é o caso, o nome ficou estabelecido. Baleias-piloto são, na verdade, grandes golfinhos ; eles são o segundo maior membro da família dos golfinhos oceânicos, perdendo apenas para as orcas em tamanho.

Descrição

Os adultos entre as Baleias Piloto de Aleta Curta são preto ou cinza escuro, eles têm um remendo de sela cinza mais claro na parte de trás da barbatana dorsal e um remendo amoldado na parte de baixo. Filhotes de baleias-piloto são mais claros que seus pais. Os adultos têm uma barbatana dorsal proeminente e espessa situada a um terço do caminho de volta da cabeça. Alguns machos têm barbatanas dorsais muito curvas ou mesmo em forma de gancho. A cabeça é bulbosa sem bico. As masculinas são maiores que as fêmeas. Eles têm uma testa mais bulbosa.

Peso e Tamanho

Em média, as baleias-piloto de nadadeiras longas tendem a ser maiores do que as baleias piloto de nadadeiras curtas. Em ambas as espécies, os machos são maiores que as fêmeas. As fêmeas adultas de baleias-piloto de nadadeiras longas atingem 6,5 mts. de comprimento, enquanto os machos podem ter 7,5 mts. de comprimento. Sua massa média é de 1.300 kg. para fêmeas e 2.300 kg. para machos. As fêmeas da baleia-piloto de nadadeiras curtas atingem um comprimento de 5,5 mts., enquanto os machos podem ter 7,2 mts. de comprimento. Embora menor do que as baleias de barbatanas longas em média, um macho de baleia piloto de nadadeiras curtas pode pesar até 3.200 kg.

Ciclo de Vida

As Baleias Piloto de Aleta Curta  têm uma natureza muito sociável e inquisitiva. Eles vivem juntos em vagens da família que são estreitas e estáveis. Os machos e fêmeas dentro de cada vagem estão relacionados entre si e o acasalamento ocorre fora da vagem. Os bebês pilotos crescem na segurança da vagem em que nascem. As baleias-piloto colocam muita energia e esforço para manter seus relacionamentos.

As Baleias Piloto de Aleta Curta são de vida longa; as fêmeas vivem mais que os machos e as fêmeas passam pela menopausa. Uma vez que as mulheres mais velhas parem de ter filhos, elas ajudam outras mães em seus cuidados com os bebês. As baleias-piloto estão fortemente ligadas umas às outras e fazem tudo juntas; descansando, caçando, socializando, brincando e viajando como um casulo unificado. O mais importante em suas vidas é a comunidade, e eles são incrivelmente leais. Os tamanhos das cápsulas variam entre 10 e 50 indivíduos.

Três Baleias Piloto de Aleta Curta
Três Baleias Piloto de Aleta Curta

As Baleias Piloto de Aleta Curta  têm uma taxa de crescimento mais lenta do que as baleias-piloto de nadadeiras longas; as fêmeas tornam-se sexualmente maduras aos 9 anos de idade, e os machos têm 13 a 16 anos de idade. A vida útil máxima é de 45 anos para homens e 60 anos para mulheres.

As fêmeas entre as Baleias Piloto de Aleta Curta têm bezerros a cada 5 a 8 anos. As fêmeas mais velhas não dão à luz com a mesma frequência que as fêmeas mais jovens. Cada gravidez dura cerca de 15 meses e, em seguida, a mãe vai amamentar seu bebê por pelo menos dois anos, muitas vezes mais, pois as diferenças de idade entre os bebês são de 3 a 6 anos. A enfermagem pode durar até 15 anos se a mãe não tiver outro bebê. O vínculo entre mãe e filho é muito forte e dura até a mãe morrer.

Hábitos

As Baleias Piloto de Aleta Curta pescam  peixes, como a cavala, a pescada, o arenque e o bacalhau, mas suas presas favoritas, de longe, são lulas e polvos. Seu hábito de comer lula é evidente quando se olha dentro de suas bocas, pois têm muito menos dentes do que os golfinhos que preferem pegar e comer peixe. As baleias-piloto sugam e sugam as lulas e os polvos e, assim, suas bocas são adaptadas para sugar em vez de agarrar a presa.

As Baleias Piloto de Aleta Curta podem mergulhar até profundidades de até 1000 mts. por 10 a 16 minutos de cada vez. Eles se alimentam principalmente à noite em águas profundas usando a ecolocalização para encontrar presas. Eles foram registrados nadando muito rapidamente em profundidades, correndo atrás de grandes lulas e foram apropriadamente apelidados de “chitas do fundo do mar”.

Baleias Piloto de Aleta Curta Mergulhando
Baleias Piloto de Aleta Curta Mergulhando

As Baleia Piloto de Aleta Curta  costumam estar ativas na superfície; eles podem espionar (tirar a cabeça da água), ou fazer um lobtail (levantar os vermes da água e jogá-los no chão). Eles também são vistos regularmente (registro) descansando em uníssono, próximos uns dos outros na superfície. Às vezes eles se aproximam de embarcações movendo-se em baixa velocidade e freqüentemente permitem que barcos de observação de baleias se aproximem deles.

Distribuição

As Baleia Piloto de Aleta Curta  são encontradas globalmente em oceanos tropicais e temperados (mares mais quentes do que os preferidos por baleias-piloto de nadadeiras longas). Eles podem ser encontrados a distâncias diferentes da costa, mas normalmente preferem águas mais profundas onde a maioria das lulas vive. As baleias-piloto são geralmente nômades e seguem movimentos de lula. Baleias-piloto residentes foram registradas em lugares como o Havaí e a Califórnia.

Extinção

As baleias-piloto freqüentemente se encalham nas praias . Acredita-se que a maioria dos indivíduos está doente, mas as razões exatas para esse comportamento não são bem compreendidas.  Existem duas explicações populares para encadeamentos em massa. Uma é que a ecolocalização das baleias dá leituras equivocadas nas águas inclinadas que elas frequentam, então acidentalmente se encalham. A outra razão pode ser que as baleias altamente sociais sigam um parceiro perdido e fiquem presas.

As baleias-piloto de barbatanas curtas podem enredar-se em equipamentos de pesca, nadando com o equipamento preso ou ancorados. Eles podem se emaranhar em muitos tipos diferentes de equipamentos, incluindo redes de espera, palangres e redes de arrasto. Uma vez emaranhados ou enganchados, as baleias podem arrastar e nadar com equipamento acoplado por longas distâncias, resultando em fadiga, comprometimento da capacidade de alimentação ou ferimentos graves, o que pode levar à redução do sucesso reprodutivo e da morte.

Os números para ambas as espécies de baleias-piloto são desconhecidos e, apesar de estarem esgotados em algumas áreas, as baleias-piloto não são consideradas ameaçadas de extinção. É provável que haja quase um milhão de baleias-piloto de nadadeiras longas e pelo menos 200.000 baleias-piloto de nadadeiras-curtas em todo o mundo

Veja também

Besouro Serra Pau: Características, Nome Cientifico E Fotos

O besouro serra pau pertence a uma das maiores famílias de besouro, com mais de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *