Home / Animais / Habitat da Zebra

Habitat da Zebra

A zebra é um animal muito conhecido na nossa cultura POP, através da moda, filmes e outros. Também aprendemos um pouco sobre elas quando estudamos biologia e assuntos relacionados. Entretanto, nosso nível de informações sobre essas zebras ainda não é tão grande e podemos ter diversas dúvidas quanto a eles.

São muitas curiosidades, características e comportamentos nas zebras que fazem com que elas se destaquem na biologia. E isso gera dúvidas frequentes não somente em nós, mas também em cientistas que tentam procurar formas de explicar essas dúvidas e responde-las. Uma dúvida que pode ser gerada é quanto ao seu habitat. E é sobre isso que iremos falar sobre hoje.

O Que é Habitat?

Primeiramente é necessário entender o que é um habitat e como isso funciona no mundo animal. Muitas vezes é confundido com o nicho ecológico o que são completamente diferentes. Entender essa diferença, mesmo que pareça algo bobo, é muito importante para entender melhor como é a vida desses animais.

O habitat é o local, ou região, que certo animal se desenvolvem e vivem. Como assim? É nessa região que existem as condições perfeitas, sejam climáticas, alimentares e físicas, para a sobrevivência dessa espécie. Alguns exemplos são: o habitat das girafas é nas savanas africanas; já o habitat dos camelos é nos desertos da Arábias e outras pequenas regiões.

A diferença entre habitat e nicho ecológico é simples. Enquanto que o habitat irá dizer onde localizam-se determinadas espécies pelo mundo, o nicho ecológico irá dizer como é sua vida e funções dentro desse habitat. Por exemplo, as girafas são animais que estão no habitat das savanas africanas e seu nicho ecológico é bem restrito, são completamente herbívoras, se socializam com antílopes e entre outras características.

É possível que alguns animais tenham o mesmo habitat, então compartilham o mesmo lugar. Esse compartilhamento pode ser tanto harmônico quanto desarmônico. O harmônico vai ser em casos que as espécies estão no mesmo lugar e não há nenhum tipo de atrito ou disputa, cada um em seu canto sem se preocupar com a outra. Já o desarmônico acontece quando uma ou todas as espécies presentes no local entram em disputa. Essa disputa pode ser por comida, como também pode ser uma questão de caça e caçador, dependendo dos animais envolvidos.

Qual o Habitat da Zebra?

Agora que já entendemos exatamente o que é habitat, vamos responder a grande pergunta do dia: qual o habitat da zebra?

As zebras dividem seu habitat com vários outros animais, alguns exemplos deles são os leões e as girafas. Já descobriu? O habitat das zebras é as Savanas Africanas. Só é possível encontra-las (não importa a espécie ou subespécie) na África, principalmente África do Sul. Zebras que são encontradas em outros lugares do mundo são exemplares de zoológicos ou laboratórios de biólogos que estão as estudando.

O continente africano providencia tudo que elas precisam, desde alimentos até o clima perfeito para sua sobrevivência. É legal saber que cada espécie de zebra habita uma região diferente do continente, algumas se encontram na mesma região, mas deixa bem aberto. Assim, é difícil dizer qual país exato as zebras mais estão, pois vai depender da espécie.

Elas gostam, como podemos perceber, de lugares quentes. Apesar de terem muitos predadores como o leão e o jacaré, compartilham seu espaço com outros herbívoros e que muitas vezes podem viver no mesmo espaço em harmonia e sem problemas. Por serem herbívoras, conseguem achar comida bem mais facilmente nas savanas, e quando não encontram, iniciam seu período de migração em grupo.

Proteção de Seu Habitat

Um dos maiores problemas que animais de todas as espécies estão tendo é a destruição de seu habitat natural. E isso está acontecendo principalmente por ações humanas, deixando muitas populações de animais sem saber para onde ir e acabando se extinguindo. As zebras, ainda que não em um processo rápido, estão sofrendo disso.

Existe uma espécie de zebras chamada Quagga, que foi extinta há mais de 100 anos atrás devido ao estar serem caçadas por humanos e terem seu habitat destruído. Você pode ler um pouco mais sobre essa espécie antiga que voltou a vida recentemente aqui: Projeto Quagga

Há outras espécies que por ficarem perto de lugares em guerra na África, tem que ficar migrando e perdendo seu habitat original. Além disso, com o avanço da agricultura e pecuária, acabam perdendo muito espaço para isso. A Zebra-de-Grevy, uma espécie de zebras, está passando por isso e é considerada em nível ameaçada e vulnerável, por ter perdido muito de seu habitat (e ainda está perdendo, devido a proximidade de guerras e extensões de gados), ser muito caçada (tanto por outros animais quanto humanos) e estar sendo afetadas por doenças que não são imunes.

Como Podemos Ajudar a Manter o Habitat das Zebras

Para mantermos toda a população de todas as zebras que existem na África é preciso primeiramente nos conscientizar. Devemos lembrar a nós mesmos que não somos os únicos seres da vida e mesmo que precisemos expandir, devemos respeitar o espaço dos outros que estavam ali antes.

Casal da Zebra
Casal da Zebra

Guerras e confusões entre países ou dentro dos próprios países nessa localidade também são causadoras de grandes mortes em animais, incluindo as zebras. Não podemos invadir seu habitat e achar que temos algum poder sobre eles, porque somos animais racionais. Muito menos chegar nesses lugares e caçar, seja por prazer, ou por qualquer outro proveito da espécie. Cuidemos de todos os animais e protegemos seu habitat para que todo o ecossistema mundial possa funcionar da forma correta.

Leia um pouco mais sobre as zebras e tudo de interessante que essa espécie tem e oferece aqui: Curiosidades sobre zebrasLongevidade das zebras e Características das zebras.

Veja também

Qual o Valor do Bullmastiff? Quanto Custa? Como Adotar Um?

Os cães Bullmastiff são a melhor opção para quem procura um companheiro canino divertido e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *