Home / Animais / Golfinho Chileno: Características, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

Golfinho Chileno: Características, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

O golfinho chileno (também conhecido como golfinho preto ou golfinho de barriga branca) é uma pequena espécie de golfinho que pode ser encontrado nadando nas águas costeiras da américa do sul. Essa espécie tende a exibir um comportamento menos ativo socialmente do que outras espécies de golfinhos.

Características do Golfinho Chileno

O corpo do golfinho chileno é robusto, mas pequeno, o que lhe confere uma aparência incomum. Tem uma cabeça cônica estreita, um pouco de testa, não arredondada e, portanto, inclinada para baixo. Falta “focinho”, pois essa parte é bastante curta. Possui olhos pequenos, localizados ao lado do final da linha da boca, que é longa e dá a aparência de um sorriso permanente.

Sua barbatana dorsal é pequena, arredondada e em forma de triângulo. As nadadeiras são pequenas, triangulares e também têm pontas arredondadas. A cauda tem um entalhe mediano.

Os adultos têm um comprimento aproximado de 1,6 a 1,7 metros e um peso de aproximadamente 60 kg. As fêmeas são ligeiramente maiores que os machos.

Este golfinho tem uma cor predominantemente cinza. A área dorsal, a cauda, ??as nadadeiras e a barbatana dorsal têm a mesma cor cinza, mas mais escura que o resto do corpo, enquanto a cabeça e os lados são mais leves que as outras partes. A cor na área do melão está visivelmente desbotada, e a barriga é branca desde o pescoço até perto das fendas genitais, onde a cor é interrompida por algumas manchas escuras.

Uma faixa preta começa a partir do orifício para os olhos e destes para a barbatana dorsal. Ao redor da bolha, a pele é cinza claro.

A redondeza de sua barbatana dorsal é a principal característica para diferenciar o golfinho chileno de outras espécies semelhantes a ele, como a toninha de Burmeister (Phocoena spinipinnis).

Nome Científico do Golfinho Chileno

O nome científico do golfinho chileno é Cephalorhynchus Eutropia. No entanto, no início do século XX, o golfinho chileno era conhecido como o golfinho preto. Mais tarde, concordou-se em ser uma má escolha de nome. A maioria das poucas amostras individuais estudadas pelos cientistas era de pessoas lavadas cuja pele havia escurecido devido à exposição ao ar ou amostras vivas vistas no mar, mas apenas à distância (e, portanto, pareciam mais escuras do que eram).

À medida que mais espécimes foram estudados, ficou claro que a parte de trás do golfinho era de fato uma mistura de cores cinza e que a parte de baixo era branca. A comunidade científica está agora de acordo universalmente em nomear o golfinho chileno devido à sua distribuição ao longo da costa do país.

Habitat do Golfinho Chileno

A espécie é endêmica nas costas do Chile na América do Sul. Sua distribuição varia de latitude 33 ° sul a 55 ° sul, de Valparaíso a Terra do Fogo, Estreito de Magalhães e Cabo Horn.

Habitat do Golfinho Chileno
Habitat do Golfinho Chileno

Seus habitats são águas costeiras frias e rasas. Este golfinho mora em baías, fiordes, canais, estuários e até rios, mas enfatizando que está presente apenas no Chile.

Comportamento e Alimentação do Golfinho Chileno

Não há muita informação sobre o comportamento deste golfinho, pois parece ser muito tímido e difícil de detectar e abordar. As vagens observadas são compostas por 2 a 15 indivíduos e muito raramente por 20 a 50 golfinhos. Em outras palavras, é um cetáceo que, embora seja sociável, não é estruturado socialmente como outras espécies altamente gregárias. Curiosamente, os indivíduos mais ao sul são mais tímidos que os do norte, pois evitam barco

Golfinho se Alimentando
Golfinho se Alimentando

Ele fica em uma pequena área dentro de sua faixa de distribuição. Anteriormente, para caçar sua comida, nade junto com seus pares em zig-zag ou em círculos para assediar suas presas. É comum associar-se a outros animais, principalmente o golfinho de Peale (Lagenorhynchus australis) e a algumas espécies de aves marinhas.

O golfinho chileno mantém uma dieta carnívora baseada em peixes, cefalópodes e crustáceos, como a maioria das espécies de golfinhos. Estranhamente, algumas algas foram encontradas no estômago. Suas presas são regularmente pequenas, uma vez que não são muito grandes.

Reprodução do Golfinho Chileno

Alguns dados relacionados aos seus hábitos reprodutivos não são confirmados ou ainda são desconhecidos. No entanto, este golfinho atinge a maturidade sexual quando tem entre cinco e nove anos de idade.

O acasalamento pode ocorrer no início do inverno e, dadas as aparições dos filhotes de golfinhos, é provável que os filhotes nascam entre outubro e abril e fiquem com a mãe por um período prolongado.

Ameaças e Conservação do Golfinho Chileno

O golfinho chileno tem o status de “quase ameaçado”, de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). O número de indivíduos que vivem hoje é desconhecido, mas as estimativas concluíram que há menos de 10.000 e suas populações estão em declínio.

Golfinho Sendo Ameaçado
Golfinho Sendo Ameaçado

Eles são ameaçados por:

– Caça direta, às vezes com arpões, para usar sua carne como isca para caranguejos ou consumo humano.

– Capturas acessórias com redes de emalhar e redes de cerco com retenida. De golfinhos mortos, eles podem obter óleo e carne.

– Cultivo de salmão e frutos do mar, que reduzem o habitat desse golfinho, pois essas instalações utilizam áreas costeiras.

– Tráfego de barcos que perturbam esses golfinhos e modificam seu comportamento.

O golfinho chileno está no Apêndice II do CMS (Convenção sobre Conservação de Espécies Migratórias de Animais Silvestres) e na CITES (Convenção sobre Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagens). Seu status de conservação não é promissor, mas são necessários mais estudos para fornecer uma imagem clara e, ao mesmo tempo, facilitar as estratégias de conservação.

Golfinhos e Outros Cetáceos no Mundo Ecologia

A grande diversidade de cetáceos em nossos oceanos é encantadoramente curiosa e certamente vale a pena conhecer um pouco de cada uma dessas espécies maravilhosas.

Se gostou de saber um pouco sobre esse, veja abaixo outros temas semelhantes que poderão lhe interessar:

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *