Home / Animais / Ciclo de Vida do Golfinho: Quantos Anos Eles Vivem? 

Ciclo de Vida do Golfinho: Quantos Anos Eles Vivem? 

Os golfinhos, animais mamíferos aquáticos, pertencem à mesma ordem das baleias (Cetacea), e à família Delphinidae. É considerada como a maior família da ordem contendo, ao todo, 38 espécies diferentes, muito bem adaptadas à água.

Em todos os oceanos, é possível encontrar golfinhos. E também em certos rios. No post de hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre esses animais tão simpáticos. Aprenderemos sobre ciclo de vida do golfinho, quantos anos eles vivem, e muito mais… Continue lendo.

Ciclo de Vida do Golfinho

O acasalamento dos golfinhos acontece por meio de carícias, e de alguns estímulos bem característicos de animais que apresentam uma certa evolução. Geralmente, o acasalamento acontece durante a primavera e o verão

A gestação do golfinho dura em torno de 12 meses. E é gerado um filhote de cada vez. O bebê nasce pela cauda e já é bem grande, medindo entre 75 e 90 cm de comprimento. Assim que nasce, a mãe o ajuda a subir à superfície, para que ele possa respirar. Depois de um tempo, o filhote começa a usar a narina que se encontra no alto da sua cabeça. No entanto, ainda continua dependendo da sua mãe para se alimentar por mais um ano, aproximadamente.

Os filhotes são amamentados pelas glândulas mamárias. O ciclo de vida inteiro dos Cetáceos, grupo ao qual os golfinhos pertencem, acontece dentro d’água, no meio aquático.

As fêmeas dão à luz por estação reprodutiva. E, geralmente, os machos são maiores do que as fêmeas. Os golfinhos vivem de 25 a 30 anos.

Há indícios de que o sexo entre os golfinhos não acontece somente para se reproduzirem. Acredita-se que eles também o fazem por prazer.

Principais Características dos Golfinhos

O nado do golfinho pode chegar a uma velocidade de até 40 km/h. E consegue saltar pra fora da água uma altura de cerca de 5 metros. Apesar de viverem na água, os golfinhos precisam vir à superfície para respirar. A sua respiração acontece por meio de uma narina que eles possuem na cabeça, chamada de “espiráculo”.

São animais muito sociáveis, e gostam de viver em grupos. Eles têm a capacidade de interação com outros animais, e também com os seres humanos.

Características dos Golfinhos
Características dos Golfinhos

Possuem dentes (pertencem à subordem Odontocetes). A sua alimentação é composta, principalmente, em peixes e lulas. O seu tamanho pode variar entre 1,5 a 10 metros, e o seu peso fica entre 50 e 7000 kg. Pode haver uma alteração no formato da cabeça dos golfinhos dependendo da espécie. Eles possuem a testa achatada, e apresentam uma estrutura fina e longa, que mais parece um bico.

No interior da testa, há uma espécie de depósito de gordura, que recebe o nome de “melão”. Os golfinhos respiram pelos pulmões. Quando adormecem, somente um dos dois hemisférios cerebrais descansa. Enquanto o outro permanece ativo, cuidando da respiração, para que não se afoguem.

Eles costumam viver mais na superfície. Geralmente, não mergulham profundamente. Eles costumam caçar em grupos. Acompanham os cardumes, de acordo com o ciclo dos movimentos dos peixes todos os anos.

https://www.youtube.com/watch?v=1WHTYLD5ckQ

A inteligência dos golfinhos é uma das suas características mais marcantes. Eles são capazes de aprender os comandos para várias tarefas diferentes. Depois dos seres humanos, os golfinhos são os seres que apresentam uma maior diversidade comportamental relacionada à alimentação e à reprodução.

Para se orientarem, utilizam a ecolocalização. São produzidos ultrassons, gerados pelo ar que é inspirado. É pela estrutura chamada “melão” que esses sons são enviados, e eles têm uma capacidade de se propagar na água muito mais rápido do que no ar. Dessa forma, o som chega ao objeto e retorna como eco, e é captado pelo maxilar inferior ou órgão adiposo localizado na mandíbula.

A transmissão do som se dá primeiro no ouvido e, em seguida, no cérebro, que fará o processamento e a interpretação dos dados que recebeu.

Ao se comunicarem, os golfinhos emitem sons. No entanto, os estalidos gerados pela ecolocalização contam com uma frequência maior. Por eles, é possível identificar movimentação, distância, textura, formato e densidade da presa.

Dessa forma, o sistema biossonar dos golfinhos é muito melhor que sonares de humanos. De acordo com especialistas, os golfinhos utilizam sons de alta frequência que atordoam as presas, para que o grupo possa cercar a caça.

Os golfinhos não costumam passar a vida inteira no mesmo local. Eles costumam atravessar os oceanos em busca de alimentos. No entanto, durante essa trajetória, eles estão sujeitos a vários perigos. Para ajudar a proteger esses animais, os países criam entre si regras e leis de proteção.

Espécies de Golfinhos

Existem cerca de 37 espécies diferentes de golfinhos. Abaixo, listamos apenas algumas das mais comuns. Confira!

  • Golfinho-nariz-de-garrafa: essa espécie é o mais famoso dentre os golfinhos oceânicos. Eles são os mais usados em espetáculos de circos e costumam crescer em cativeiro. São muito inteligentes e costumam formar grupos com até doze indivíduos. A ecolocalização é o meio usado para encontrarem seus alimentos.
    Golfinho-Nariz-De-Garrafa
    Golfinho-Nariz-De-Garrafa

Podem alcançar uma velocidade de até 11 km/h. O golfinho-nariz-de-garrafa gosta mais de climas temperados e quentes. Eles fazem parte das espécies que menos dormem, tendo apenas um rápido descanso. Eles costumam se aproximar de barcos e de nadadores depois de seguirem os rastros na água.

  • Golfinho-do-focinho-branco: ou Golfinho do Atlântico, como também e conhecido, também é uma espécie muito conhecida. Ele vive na região entre a Europa e a América do Norte, no oceano Atlântico Norte. Ele chega a medir 2,8 metros de comprimento. E pode pesar até 200 kg quando chegar à fase adulta.
    Golfinho-Do-Focinho-Branco
    Golfinho-Do-Focinho-Branco

As fêmeas dessa espécie vivem mais do que os machos, em torno de 25 anos. É alegre, sociável e acrobata. No entanto, não é muito sociável com outras espécies. Ainda assim, aproxima-se de barcos.

  • Golfinho-pintado-atlântico: esses golfinhos chegam a 2,5 metros de comprimento. Vivem no Atlântico Norte, mais precisamente na corrente do Golfo. Os adultos dessa espécie possuem manchas escuras localizadas no ventre e, nos lados, eles possuem manchas mais claras.
    Golfinho-Pintado-Atlântico
    Golfinho-Pintado-Atlântico

Eles nadam tão rápido, que conseguem acompanhar um navio. São presas fáceis de pescadores, que os prendem em redes, pois eles interagem facilmente com banhistas, em especial nas Bahamas.

  • E muito mais…

Ameaças aos Golfinhos

Os predadores de golfinhos são os humanos, os tubarões e os cachalotes. O país que mais caça golfinhos é o Japão. Eles usam a carne em substituição à carne de baleia, cuja caça é proibida. Também são usados como atrações nos parques. Quando permanecem em cativeiros, o tempo de vida cai bastante e a sua reprodução se torna bem improvável.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *