Home / Animais / Esquilo-Voador-Gigante-Vermelho: Características E Fotos

Esquilo-Voador-Gigante-Vermelho: Características E Fotos

Você gosta de esportes radicais? Já experimentou saltar de paraquedas? Deve ser muito bacana né?! Enfim, sabia que existe uma espécie de esquilo que pode saltar de lugares altos e planar feito um paraquedista? É isso mesmo, se você estiver interessado em conhecer este curioso animal basta vir comigo!

Característica do Enigmático Esquilo Voador

Eu já vi aves voando, agora esquilos é a primeira vez? E você? Bom, tudo começou lá na China quando estudiosos estavam numa daquelas pesquisas de campo e, de repente, booooom…. se deparam com um bicho saltando de árvore em árvore e ainda planando sobre o ar.

Se eu fosse um estudioso e me deparasse com uma situação dessas, com certeza eu iria ficar bastante impressionado com um carinha flutuando louco pelos ares.

Esquilo-Voador-Gigante-Vermelho
Esquilo-Voador-Gigante-Vermelho

Os chineses como não são nada bobos logo pegaram papel e caneta e começaram a descrever aquela curiosa espécie que outrora era completamente desconhecida.

Por acaso você conhece um esporte chamado Wingsuit? os caras saltam de locais bem altos e conseguem planar sobre o ar podendo se deslocar de um lugar para outro como se fossem aviões humanos.

Os praticantes de Wingsuit usam uma roupa especial que possui um tipo de material que fica por debaixo dos braços e entre os meios das pernas, assim, conseguem flutuar sobre o céu.

Você deve estar pensando que eu fiquei doido do nada e não estou falando coisa com coisa, pois antes estávamos conversando sobre o Esquilo Voador e agora estamos num papo sobre um tipo de esporte. Pois bem, sabe por que mencionei essas informações? Porque o Esquilo-Voador-Gigante-Vermelho possui naturalmente uma membrana que consegue fazer com que ele plane da mesma forma que acontece com os esportistas, ele não precisa de equipamentos específicos, seu corpo já é capaz de fazer tudo isso de maneira natural.

Esquilo-Voador-Gigante-Vermelho na Árvore
Esquilo-Voador-Gigante-Vermelho na Árvore

Existe uma certa “mentira” no nome deste Esquilo, ele não voa, apenas flutua sobre o ar. Talvez este nome tenha sido criado pelos chineses apenas como uma forma criativa de nomear o animal.

A expressão “ficar de olhos bem abertos” deve ser algo levado bem a sério pelo Esquilo Voador, o sujeito tem olhos tão grandes que se ele fosse uma câmera, poderia dar um incrível zoom em suas imagens. Alguns dizem que tal característica foi uma espécie de adaptação adquirida por este animal para enxergar melhor durante a noite.

Se você for do tipo medroso e que se assusta à toa, pode ser que ao ver este Esquilo numa noite bem escura, o confunda com os morcegos, pois este bicho realmente lembra nossos amigos noturnos.

Voltando ao assunto da membrana, ela é chamada de Patagium e assim como naquele esporte chamado Wingsuit, fica entre as pernas e braços do animal fazendo-o planar e alcançar distâncias de até 20m.

O Esquilo-Voador-Gigante-Vermelho possui apenas 28cm, portanto, é meio que uma “mentira” chamá-lo de gigante. Eu creio que o nomearam assim pelo fato de que quando abre suas patas para saltar, a membrana aumenta o seu tamanho. Acho que os estudiosos chineses exageraram um pouco!

Esquilo-Voador-Gigante-Vermelho Fotografado Voando
Esquilo-Voador-Gigante-Vermelho Fotografado Voando

Este estranho bichano está presente na América do Norte e também na Europa, mas segundo relatos de pesquisadores, também aparece em algumas localidades da Ásia. Nosso amigo voador está migrando bastante ultimamente, será que isso tem a ver com os impactos humanos sobre a natureza?

Não importa para onde vá o Esquilo Voador ou qualquer outro animal, sempre haverá um humano para destruir a mãe natureza com suas ações, digo isso porque esta espécie já está em perigo de extinção e isso ocorreu mesmo antes dele ser descoberto pelos estudiosos.

Encontrei informações de que existem cerca de 43 espécies deste tipo de esquilo, mas apenas 40 estão vivendo no continente asiático.

Este incrível bichinho possui fósseis datadas com 160 milhões de anos, isso me faz pensar que ainda há inúmeros animais que não conhecemos e que podem estar distribuídos por aí, muitos deles se encontram em lugares desconhecidos por nós e que são de difícil acesso, por isso, ainda não estamos cientes da existência deles.

Na Ásia existe uma vasta quantidade de vegetação e florestas bastante densas, o nosso Esquilo planador adora estes ambientes, pois neles ele consegue ficar protegido dos predadores humanos e também de outros animais. Viu como a minha tese de que algumas espécies desconhecidas se escondem em lugares ocultos faz sentido?!

Lembrando, nosso amiguinho adora saborear cascas de árvores, sementes e outras coisinhas mais. Ele se parece bastante com aquele personagem do filme Era do Gelo, que persegue a sua noz incessantemente onde quer que ela esteja.

2 Curiosidades Surpreendentes Sobre o Esquilo Planador

Você possui gato(a) em casa? Sabia que este esquilo pode ser maior do que o seu felino? Não pense que eu escrevi errado, sei que lá no começo da matéria eu lhe disse que o Esquilo Voador possui 28cm, mas se recorde também que eu lhe informei que existem cerca de 43 espécies deste animal e uma delas pode chegar a 1m de comprimento, um tamanho maior do que de um gato.

Outra coisa que você precisa saber é que este animal depende bastante da mãe, ela o aquece mantendo-o vivo e apenas depois de 5 meses de vida ele consegue fazer isso por conta própria. As mães cuidam de seus filhotinhos por um período de 65 dias.

Enfim, sabe o que eu penso quando vejo animais tão surpreendentes como este? Que nós seres humanos deveríamos aprender mais com eles, com certeza nos tornaríamos mais sábios.

Quem imaginaria que um esquilo serviu de inspiração para um esporte? Sabia que os aviões foram inspirados nas aves? É isso mesmo, até porque se você olhar para elas e compará-las com este meio de transporte, verá que ambas possuem uma total semelhança!

Ei amigo(a) da natureza, muito obrigado pela sua presença e fique sabendo que já aguardo o seu retorno a este site para conferir os nossos próximos conteúdos.

Não deixe de expor seu comentário a respeito desta matéria, fique à vontade para fazer críticas e sugestões para que possamos melhorar cada vez mais!

Até a próxima!

Veja também

Quanto Tempo Após o Nascimento Pode Dar Banho no Cachorro?

Ter um filhote canino em casa é sinal de bagunça, brincadeira e correria. Por conta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *