Home / Animais / Ficha Técnica do Peixe Aruanã: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Ficha Técnica do Peixe Aruanã: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

O Brasil é um dos países com maior número de espécies de animais compondo a sua natureza, o que faz com que a nossa fauna seja extremamente diversificada e considerada muito rica, principalmente aos olhos de outros países de fora.

Porém, por conta de todas as variedades existentes em nosso território, a verdade é que a grande maioria da população não conhece nem mesmo um por cento dos animais que dividem o país conosco, o que é muito triste.

Podemos dizer que isso é algo triste porque o nosso país possui um grande número de espécies muito interessantes e também muito diferentes, já que por conta da Amazônia temos um número bem grande de espécies nativas que não existem mais nenhum lugar do mundo, o que acaba fazendo com que seja um desperdício que a população não conheço os próprios animais existentes no país.

Pensando nisso, neste artigo falaremos um pouco mais especificamente sobre um peixe existente em nosso território: o peixe Aruanã. Por isso, continue lendo o texto para saber um pouco mais sobre as características do animal qual, qual o seu peso, a sua altura, curiosidades e muito mais!

Classificação Científica do Peixe Aruanã

A verdade é que nós sabemos que existe um grande número de pessoas que não gostam de estudar por meio da classificação científica dos animais, principalmente porque muitas pessoas acham que estudar por meio dessa classificação científica é algo muito difícil.

Características do Peixe Aruanã
Características do Peixe Aruanã

Porém, a verdade é que a classificação científica é muito simples de se entender e também permite que a gente saiba mais características sobre o animal, sempre baseadas na ciência e faz com que tudo fique mais claro através de estudos.

Por esse motivo, vamos ver agora um pouco mais de informações sobre o peixe Aruanã baseando-se na classificação científica da espécie.

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Osteoglossiformes
Família: Osteoglossidae

Basicamente, de acordo com a classificação anterior podemos ver que esse peixe se encaixa no reino dos animais, faz parte do filo dos cordados (assim como os seres humanos) e por isso consequentemente faz parte de uma das classes incluídas no filo dos cordados, nesse caso a classe Actinopterygii.

Pescador com Peixe Aruanã
Pescador com Peixe Aruanã

Portanto, agora você provavelmente já percebeu como a classificação científica não é nenhum bicho de sete cabeças e pode facilitar o nosso entendimento sobre qualquer espécie, já que por meio dela conseguimos compreender quais são os animais que se encontram mais próximos um dos outros, assim como vimos agora que o peixe é um cordado assim como o ser humano.

Peso do Peixe Aruanã

Saber o peso do peixe de qualquer espécie pode ser algo essencial, principalmente para quem costuma caçar e ter uma maior ideia de quanto conseguirá de carne pelo peixe.

Nesse caso, já podemos avisar que o peixe Aruanã não é de porte grande e por isso não rende muita carne para quem costuma pescar, mas muito provavelmente o que mais atrai sobre esse animal é que ele pode ser encontrado também em água doce e mais calma.

Para falarmos de números e deixarmos tudo mais claro com relação ao tamanho desse peixe, podemos dizer que o peixe Aruanã costuma pesar no máximo 5 kg em sua fase adulta e se alimentando de maneira plena, o que pode não ser atrativo para a maioria dos pescadores.

Apesar disso, é interessante notarmos que mesmo se tratando de um animal já pequeno, o peixe Aruanã se alimenta também de outros animais muito menores: como por exemplo aranhas e outros insetos diversos presentes no mesmo ecossistema em que ele está inserido.

Portanto, agora você já sabe exatamente quanto esse animal pode chegar a pesar durante a vida e não terá surpresas desagradáveis caso sua intenção seja caçar um peixe muito grande, mas é sempre bom lembrar que o peso não significa qualidade da carne, e por isso é possível que esse animal tem uma carne muito boa mesmo sendo pequeno.

Tamanho do Peixe Aruanã

Como já dissemos anteriormente, o peixe Aruanã não é um animal de porte tão grande assim, o que já é possível perceber por conta do seu peso.

Apesar disso, é importante notarmos que ele pode sim ser um pouco maior do que o esperado quando o assunto é o seu comprimento, ou seja, o tamanho que ele possui.

Isso porque, falando em números, o peixe aruanã
pode chegar a medir um metro de comprimento em sua fase adulta, o que é basicamente o tamanho de uma criança de um ser humano.

Por esse motivo, essa pode ser uma espécie que é considerada intimidadora para quem não está acostumado com peixes muito grandes, já que mesmo sendo um peixe leve ele também possui um tamanho bem imponente.

Porém, a verdade é que todo esse tamanho pode ser algo muito interessante, já que isso dificulta o desaparecimento da espécie, já que consequentemente também dificulta a caça a ela em seu território natural.

Portanto, agora você já sabe exatamente qual é o tamanho desse peixe e também qual é o seu peso, e com certeza já consegue também ter uma ideia mais clara de como ele é na vida real.

Curiosidades Sobre o Peixe Aruanã

Agora que eu já aprendemos diversos características científicas diferentes sobre o animal interessante que a gente veja também algumas características curiosas que você provavelmente ainda não sabe sobre ele, já que isso facilita o aprendizado e faz com que tudo seja mais fácil.

Em primeiro lugar, podemos dizer que o peixe Aruanã é conhecido por caçar animais muito pequenos, como por exemplo aranhas e outros insetos que são muito menores do que ele.

Peixe Aruanã e suas Curiosidades
Peixe Aruanã e suas Curiosidades

Em segundo lugar, já complementando o que dissemos anteriormente, é interessante notar que muito provavelmente o peixe Aruanã caça animais pequenos justamente por conta dos seus dentes já que eles são considerados muito pequenos e na verdade essa é uma espécie que não possui dentes verdadeiros.

Por fim, podemos também dizer a título de curiosidade que o peixe aruanã possui uma coloração acinzentada típica dele.

Quer saber ainda mais informações sobre outros seres vivos e não sabe onde encontrar textos de qualidade? Sem problemas! Leia também em nosso site: Quanto Tempo Demora para uma Carpa Ficar Adulta?

Veja também

Existe Zibelina Domestica? Posso Ter Uma De Estimação?

A zibelina é um pequeno membro da família Mustelidae. Essa criatura é uma espécie prima da doninha, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *