Home / Animais / Quanto Tempo Uma Tartaruga Pode Ficar Embaixo D’Água?

Quanto Tempo Uma Tartaruga Pode Ficar Embaixo D’Água?

Tartarugas São Animais Encantadores E Com Características Muito Próprias. Saiba Mais Sobre Eles Agora.

Tartarugas são animais populares e despertam enorme curiosidade em todos, de crianças a adultos.

Quando nos referimos às crianças, o que as encanta é não só o bichinho em si, mas todo o universo lúdico que as envolve. Afinal, há super-heróis em forma de tartaruga (as Tartarugas Ninja), como também fábulas, como a tartaruga que vence a corrida do coelho, mesmo sendo bem mais lenta, o que ensina as crianças a não desistirem dos seus objetivos, por mais impossíveis que pareçam.

No caso dos adultos, não só o aspecto peculiar das tartarugas chama atenção, com sua casca servindo de carapuça e esconderijo, bem como o fato de serem animais que podem viver por longos anos.

Mas esse texto irá tratar das características das tartarugas que envolve seu lado fisiológico: afinal, quanto tempo uma tartaruga pode ficar embaixo d’água?

Entendendo O Que São as Tartarugas Em Termos De Biologia

As tartarugas são répteis, ou seja, tem sua origem em ovos que são depositados pela mãe. Desde que nascem, as tartarugas não possuem mecanismos internos de regulação da temperatura, ou seja, são diferentes dos seres humanos nesse quesito.

O que podemos afirmar é que embora sejam répteis, as tartarugas também dependem do sol e da água. Do mesmo jeito que o ser humano necessita do sol para a produção de vitamina D, as tartarugas também precisam do sol para a produção de vitaminas.

As tartarugas fazem respiração aeróbica, ou seja, do mesmo jeito que os seres humanos, também necessitam do oxigênio para sobreviver. Portanto, elas devem vir à superfície da água, para poder por meio da respiração, captar esse oxigênio, fundamental para sua sobrevivência.

Muitas pessoas gostam de ter tartarugas em casa e elas são bichinhos consideráveis de fácil manutenção para quem os têm. Porém, alguns cuidados são essenciais, conforme descrito abaixo.

Cuidados Com Tartarugas Domésticas

Quem tem tartaruga em casa deve entender que elas são bichinhos com hábitos próprios. Sua alimentação é geralmente baseada em folhas (alface), vegetais (como brócolis), mas também há outras opções de alimentos, tudo depende da espécie que você escolheu e da demanda que aquele animal possui (filhotes e tartarugas mais velhas não comem a mesma quantidade de alimento). Converse com um veterinário sobre a dieta ideal para o seu bichinho.

Há algumas espécies de tartarugas que podem ficar vivendo em aquários, pois utilizam a água para suas necessidades fisiológicas, mas deve-se lembrar das características já citadas aqui (animal aeróbico, que depende do oxigênio para respirar, portanto irá subir até a superfície para obter o oxigênio). O profissional veterinário irá orientar sobre os cuidados que se deve ter com tartarugas que ficam vivendo imersas em água.

A frequência de troca da água está diretamente ligada à limpeza. Em períodos como o inverno, a água fica menos suja, portanto recomenda-se trocar a água uma vez ao dia. Já no verão, a água torna-se mais suja com maior rapidez, sendo necessária trocar a água duas vezes ao dia.

De maneira geral, quem tem tartaruga em aquário deve tomar extremo cuidado com a decoração interna do aquário. Geralmente, não é indicada nenhum tipo de decoração, justamente para que não haja risco da tartaruga ficar enroscada em alguma peça da decoração e, com isso, não conseguir subir para respirar.

Vamos lembrar que a tartaruga tem que subir para respirar e desta forma, captar o oxigênio necessário a ela.

Portanto, se você terá uma tartaruga em aquário tome cuidado com isso e converse com um profissional sobre a melhor maneira de cuidar do seu bichinho.

Alguns outros cuidados gerais também são extremamente importantes:

  • Se for comprar uma tartaruga, compre de um centro com profissionais veterinários e tenha certeza que há registro do local no IBAMA. A venda clandestina de animais ainda é um problema grave no país e somente com esses cuidados você terá um bichinho que não sofreu mau tratos e poderá também ter orientação adequada sobre como cuidar dele;
  • Manter a tartaruga sempre hidratada. A água é extremamente importante, portanto manter sempre água fresca para a tartaruga beber e, se possível, sobretudo quando filhote, mantenha a tartaruga imersa em água (pode ser em um balde) por um período;
  • Proteja a tartaruga de outros animais, sobretudo se ela for pequena, tome cuidado ao pegar, manusear e preste atenção para não pisar nela. Pode não parecer, mas a tartaruga é um bichinho delicado;
  • Lembre-se de expor sua tartaruga ao sol, pois isso é importante para o metabolismo dela, além de ajudá-la a se proteger do frio. Se sol não for possível, lembre-se de colocar uma lâmpada adequada no recinto da tartaruga, para que ela receba ao menos o calor emitido pela lâmpada. A falta de luz pode trazer consequências à saúde da tartaruga.

Mas Afinal, Quanto Tempo a Tartaruga Pode Ficar Embaixo D’água?

Tartaruga com a Cabeça Pra Fora da Água
Tartaruga com a Cabeça Pra Fora da Água

Acho que deu pra perceber que isso é algo bem individual e depende de espécie para espécie, bem como do tamanho da tartaruga, pois isso está diretamente relacionado à necessidade da tartaruga de captação de oxigênio.

Portanto a frequência de respiração da tartaruga está diretamente ligada à sua espécie e necessidade de captação do oxigênio. Esse tempo pode variar entre 15 minutos até por várias horas, pois por se tratar de um réptil, a sua demanda por oxigênio é bem diferente dos seres humanos.

Conclusões

As tartarugas são répteis, bichinhos delicados que necessitam de cuidados e dependendo da espécie podem viver em ambiente terrestre ou em aquários, porém necessitam de captação de oxigênio, portanto, irão vir à superfície (mesmo as que vivem em aquários) de tempos em tempos para isso. A frequência depende diretamente da sua espécie e do seu tamanho.

É importante que quem pretende adquirir uma tartaruga como bichinho de estimação tome todos os cuidados necessários para a boa preservação de sua vida e recebe correta instrução de um profissional veterinário sobre a melhor forma de manter a saúde do seu animal.

Veja também

Lagartixa na Parede

Dá Azar Matar Lagartixa? Ela Sente Dor? Como Espantar?

O surgimento de lagartixas nas casas é considerado um presságio de muito boa sorte no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *