Home / Animais / Qual é a Função da Formiga na Natureza e no Meio Ambiente?

Qual é a Função da Formiga na Natureza e no Meio Ambiente?

A função da formiga na natureza e no meio ambiente não tem nada ver com o seu pequeno tamanho, mas sim com a grandeza dos benefícios da participação deste inseto no equilíbrio ecológico.

As formigas cumprem uma série de funções muito importantes no mundo, que iremos citar ao longo deste artigo.
Nós convivemos com inúmeras formigas no nosso dia a dia, mas não temos ideia do tamanho da importância destes pequenos insetos na manutenção do equilíbrio do ecossistema.

Depois desta leitura sua visão para as formigas será diferente, e certamente, você vai pensar duas vezes antes de matar este inseto.

As Formigas são Importantes na Natureza e no Meio Ambiente

As formigas são insetos sociais e vivem em colônias dentro dos formigueiros. Estas colônias têm tamanhos médios e grandes com várias rainhas.

Sem as formigas no planeta grande parte da biodiversidade estaria perdida, pois a separação de sementes que caem no solo e são feitas pelas formigas, leva as plantas a se prolongarem na natureza.

Aproximadamente 50% das plantas herbáceas dependem da colaboração das formigas para a dispersão de suas sementes. As plantas que fornecem proteção, alimento e o local para estes insetos formarem seus ninhos.

Assim como as abelhas, as formigas também levam os pólens das plantas que permitem sua fertilização.

Se as formigas desaparecerem da Terra o resultado seria uma rápida degradação do ecossistema, levando em consideração os serviços que as formigas prestam na natureza e no meio ambiente.

As formigas comem os animais mortos.Ao escavarem o solo para construir suas galerias, elas revolvem o solo, e permitem que o ar atmosférico penetre nas camadas mais baixas da terra para ser utilizado por milhares de organismos que vivem ali.

Quando as formigas “roubam” comida dos humanos e levam para o formigueiro, elas levam matéria orgânica para o solo. Esta matéria orgânica se decompõe e fornece os nutrientes que os vegetais precisam para se desenvolverem.
As formigas são responsáveis pela ventilação e mistura do solo, e este fator contribui para a difusão da matéria orgânica, além de aumentar a infiltração da água e manter o ambiente saudável.
Outra função importante também, é que as formigas constroem túneis subterrâneos e colabora para o fluxo de material orgânico no solo.

Se as formigas desaparecessem as plantas que fornecem abrigo para elas também iriam desaparecer.
A mirmecofilia é a relação que as formigas têm com várias espécies de plantas, e os dois organismos são beneficiados nessa parceria. As formigas têm participação fundamental na reprodução dos vegetais.

Efeitos no Meio Ambiente

Um estudo publicado no Journal of Animal Ecology descobriu que as formigas provocam dois tipos de efeitos diferentes no meio ambiente. São eles:

O nível de nutrientes no solo, pois elas estão em constante movimentação sobre e abaixo do solo para fazer ninhos e coletar comida. Esta ação é capaz de impactar indiretamente as populações locais de outros animais.

São predadoras eficientes, em grandes quantidades as formigas podem atuar como predadoras de uma espécie maior que elas.

As Formigas Reciclam o Lixo da Natureza e do Meio Ambiente

De forma natural, as formigas são recicladoras de lixo. Estes insetos são realmente benéficos e contribuem de uma maneira incrível e fascinante na manutenção do equilíbrio biológico do planeta.

As Lições das Formigas Para os Seres Humanos

Quantas vezes você já recebeu uma imagem, um vídeo ou um texto motivacional que tem como personagem principal a formiga? De fato, estes insetos nos ensinam lições que nos trazem motivações.

• Organização social – elas trabalham em união e cada formiga possui uma função específica no grupo. Basicamente as tarefas são divididas de acordo com a idade e o tamanho de cada indivíduo.

Elas não têm preguiça – é impressionante a disposição deste pequeno animal para alcançar seus objetivos. Seja a busca de alimentos, construção do formigueiro, ou defesa, elas sempre vão estar dispostas.

A comunicação é essencial – as formigas se comunicam por uma química chamada feromonas, e o tempo todo emitem sons que avisam ao formigueiro sobre ataques, indicação dos alimentos, ou qualquer outro tipo de aviso para a segurança do grupo.

• Dedicação é tudo – as formigas são super dedicadas em tudo que fazem, e acreditam tanto nos seus propósitos que estão dispostas a darem suas próprias vidas pelos seus ideias.

A importância do trabalho – elas trabalham com sabedoria e todo o serviço é feito pelo bem da comunidade.

Curiosidades Sobre as Formigas

• As formigas são tão antigas quanto os dinossauros
• Elas estão por toda a parte do planeta
• Elas são muitas! São mais de 10.000.000.000.000 formigas vivas na terra
• As rainhas são as que vivem mais
• As formigas têm dois estômagos

• Elas têm o superpoder da força
• As formigas não têm pulmões
• As formigas não tem orelhas

Conclusão

É bem possível que existam muitas outras funções da formiga na natureza e no meio ambiente. O importante é saber que cada ser vivo tem sua importância na natureza, e muitos deles trabalham em parceria para dar uma vida melhor aos habitantes do planeta.

Veja também

Chihuahua Cores Raras – Quais São? Onde Encontrar?

A raça do cão Chihuahua tem muitos tamanhos e formas diferentes, mas o que mostra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *