Home / Plantas / Para Que Serve a Flor De Lírio? Qual a Sua Utilidade?

Para Que Serve a Flor De Lírio? Qual a Sua Utilidade?

Pertencentes ao gênero Lilium da família Liliaceae, as flores de lírio são plantas que exercem fascínio nas pessoas do mundo inteiro, devido a sua extrema beleza e seu potencial para diversas utilidades. Essas flores são originárias do hemisfério norte, sendo encontradas em abundancia na Europa e na Ásia, e com o processo de globalização, foram incorporadas em várias regiões do globo. Espécies nativas também são encontradas nas Américas e em climas tropicais e subtropicais, porém, mais da metade das espécies de lírios que existe estão na China e no Japão.

As plantas desse gênero têm como característica atingirem normalmente entre 1,20 a 2 metros de altura quando chegam a seu ápice. Sobre a definição científica da planta, o lírio é catalogado no sistema de Linneu como sendo da Classe Hexandria e da ordem Monogynia.

Plantas da classe Hexandria apresentam flores hermafroditas com seis estames livres e iguais. Já a ordem Monogynia, na botânica, representa a ordem das plantas, segundo Linneu, que têm flores hermafroditas com um único pistilo.
Ao todo no mundo são mais de 100 espécies de lírios já catalogadas.

Para Que Serve a Flor De Lírio?

A serventia mais comum em todo o mundo para essa flor é na decoração. Muitos significados são atribuídos para as flores, fazendo com que elas sejam utilizadas nos mais diversos ambientes e ocasiões. O perfume da flor de lírio contém endorfinas, o que faz com que os ambientes decorados com essa flor garantam maior bem-estar às pessoas presentes. Por isso a flor de lírio é muito usada no interior de casas e é conhecida como a “flor da felicidade, da alegria e da prosperidade”.

Além disso, as diferentes espécies de lírios possuem grande variação de cores, texturas e aromas. As espécies asiáticas são mais claras e suaves, e geralmente possuem conotação de paz e pureza. Por isso, essas espécies são muito utilizadas em casamentos, e os buques de lírios estão entre os mais populares nas cerimônias de todo o mundo.

Utilidades Da Flor De Lírio

Não é somente para decoração que servem as flores do lírio. As flores de algumas espécies do gênero Lilium possuem ricas utilizações medicinais, sendo alguns de seus exemplos as espécies abaixo:

  •  Lírio Branco – Lilium longiflorum: Sendo extremamente venenosa para gatos, é uma flor muito eficaz na cura e cicatrização de ferimentos nos seres humanos. A planta é rica em flavonoides, saponinas, vanilina e feniletilamina ,agentes medicinais. Os flavonoides atuam como poderosos antioxidantes, anti-inflamatórios, antialérgicos, antivirais, antibacterianos, hepato protetivos e anticancerígenos . As saponinas são esteroides antiexpectorantes e diuréticos. A vanilina possui ação antimicrobiana e antioxidante. Já a feniletilamina é a molécula responsável pela ação de captação de dopamina, que promove o bem estar típico das flores de lírio.
  •  Lírio-do-brejo – Hedychium coronarium: Planta nativa do Himalaia e lírio não pertencente ao gênero Lilium, é muito comum em solos alagados e foi introduzida recentemente nas Américas. Possui seus rizomas e flores comestíveis e é extremamente aromática. A flor produz óleos essenciais de ricas aplicações medicinais. Esse lírio é comumente utilizado na cura de problemas respiratórios, tosses e dores de garganta, pois possui componentes do rizoma com efeitos de antisséptico, bactericida e anti-inflamatório muito parecidos com uma dose suave de gengibre. Dentre outras aplicações desse lírio está a de anti-reumático, excitante e tônico, sendo as preparações por chás, emplastros ou infusões.

Curiosidades dos Lírios

A característica do pistilo pronunciado das flores de lírio dá, em algumas culturas, conotação sexual para a planta, dando significado de flor do amor e da sensualidade. Além disso, os lírios possuem agentes excitantes que são popularmente denominados como afrodisíacos.

Além dessa curiosidade, uma peculiaridade outra, é que as flores de lírio também são conhecidas em determinadas regiões como açucenas. Essa classificação não possui valor taxonômico e geralmente é genérica para várias espécies de flores, dentre as mais comuns as Liliaceae e as Amaryllidaceae. A principal flor chamada de açucena é a Lilium candidum. Os gêneros Amaryllis, Hippeastrum, Worsleya e Zephyranthes também têm suas flores comumente associadas ao nome de açucena.

No geral, denominam-se de açucena as plantas de ervas bulbosas, com folhas ensiformes, lineares e flores brancas muito vistosas, como os lírios asiáticos.

Como Cultivar Flores De Lírio?

Os lírios são plantas de bulbos, e cada bulbo produz um broto de onde nascerão às folhas e a flor. O porte da planta é de pequeno a médio, e recomenda-se plantar entre o outono e inverno. A floração ocorre majoritariamente na primavera.

Para plantar o lírio é necessário escolher um local onde haja boa vazão de água, uma vez que as espécies que não são típicas de zonas alagáveis, como o lírio-do-brejo, necessitam de solo fresco, porém, não pode ser encharcado.

O local onde o lírio deverá ser plantado também deve ter boa taxa de iluminação, com incidência solar de no mínimo metade do dia, a não ser para espécies com sensibilidade à iluminação onde a insolação deverá ocorrer de forma indireta.

Os bulbos do lírio podem ser plantados imediatamente após serem adquiridos, ou podem ser deixados na geladeira para que se faça o plantio posteriormente.

No solo, cada buraco onde serão colocados os bulbos deve ter de 10 a 15 cm de profundidade e igual espaço entre um bulbo e outro. Após enterrar os bulbos é necessário regá-los imediatamente para estimular seu crescimento.

É recomendado plantar os bulbos em solo rico, bem adubado, fertilizado e misturado com areia para facilitar o escoamento da água. Para que os lírios se desenvolvam corretamente o solo deve estar sempre rico de nutrientes.

Em tempo seco o recomendável é regar a planta de 2 a 3 vezes no máximo por semana. Excesso de água apodrece a planta. No tempo úmido diz-se para regar apenas uma vez na semana.

Vale dizer também, que os lírios necessitam de boa luminosidade, mas em locais de altas temperaturas ou em dias quentes não se deve deixar a planta exposta ao calor nem deixar o solo secar.

Veja também

Como Fazer a Gardênia Florir?

A gardênia pertence à família Rubiaceae e é uma planta arbustiva nativa da Ásia e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *