Home / Animais / Dois Cachorros Irmãos Podem Cruzar? E se Forem de Ninhadas Diferentes?

Dois Cachorros Irmãos Podem Cruzar? E se Forem de Ninhadas Diferentes?

Ter cachorros é algo que faz parte da vida de praticamente todos os brasileiros, principalmente porque é extremamente comum encontrarmos casas com mais de dois cachorros, pois está na cultura do brasileiro gostar de ter cachorros, o que é algo muito legal.

Nesse ponto, temos também as pessoas que pegam cachorros para criar apenas para fazer eles se reproduzirem, e isso deve ser considerado legal apenas se o tempo de reprodução do cachorro está sendo respeitado e o animal está vivendo muito bem e livremente.

Por esse motivo, algumas pessoas acabam se questionando se dois cachorros irmãos podem cruzar, ou até mesmo se irmãos de diferentes ninhadas podem cruzar ou não. Essa pergunta pode parecer estranha para algumas pessoas, mas essa é uma dúvida que aparece com grande frequência na cabeça dos criadores de cachorros.

Pensando nisso, neste artigo explicaremos se dois cachorros irmãos podem ou não cruzar e assim você saberá exatamente o que fazer se estiver pensando em cruzar o seu cachorro! Logo, continue lendo o artigo para entender certinho como todo esse processo funciona.

Afinal, Cachorros Irmãos Podem Cruzar?

Vamos começar falando a resposta mais simples e curta para essa pergunta: não, cachorros irmãos não podem cruzar.

Essa é uma estratégia muito utilizada por criadores de cachorros para que os cachorros se reproduzam mais rápido e não seja necessário comprar cachorros de outras famílias para reproduzir.

Apesar disso, essa prática não é nem um pouco aconselhável, e assim como ocorre com os seres humanos, cachorros tendo filhotes de membros da família na grande maioria das vezes gera diversos problemas genéticos, já que essa é uma atividade que vai até mesmo contra as leis da natureza.

Portanto, se você ainda está pensando em cruzar o seu filhote com algum irmão, continue lendo o artigo para entender mais sobre o porquê de essa prática ser péssima.

Endogamia em Cães

Filhotes de Cachorro
Filhotes de Cachorro

O conceito de endogamia nada mais é do que animais se reproduzindo com outros seres da mesma família; e nesse caso, de cachorros se reproduzindo com filhotes irmãos.

A endogamia é péssima para a variabilidade genética e também pode levar ao empobrecimento genético das espécies. A tendência é que espécies onde a pratica de endogamia existe sumam com o passar do tempo, já que tudo isso é realmente péssimo.

Em primeiro lugar, assim como ocorre com seres humanos, a combinação dos genes de seres da mesma família pode acabar gerando (e gera na grande maioria das vezes) diversas falhas genéticas, fazendo com que o novo filhote nasça com diversos problemas de saúde e até mesmo má formação.

Em segundo lugar, a endogamia causa o empobrecimento genético. Basicamente todos os animais terão o mesmo gene e, por exemplo, podem ser afetados e estão sensíveis as mesmas coisas. Exemplo: se um vírus mortal atingir um filhote, todos que possuem aquele mesmo gene morrerão, e no caso de endogamia a família toda acabaria.

Por fim, também é completamente anti-ético; entre os seres humanos a reprodução entre pessoas da mesma família é repudiada, e isso não deveria ser diferente de forma alguma com os animais, ainda mais visando apenas os lucros.

Portanto, agora você sabe exatamente o que é a endogamia e por que ela não funciona de forma alguma entre os cachorros.

Cachorros Irmãos De Ninhadas Diferentes Podem Cruzar?

Muitas pessoas caem no erro de se fazer esse questionamento: afinal, cachorros irmãos de ninhadas diferentes podem cruzar? Nesse caso, a resposta continua sendo não.

É extremamente errado pensar que só por serem de ninhadas diferentes os cachorros possuem genes mais distantes, já que isso não é verdade. Os seres humanos não nascem ao mesmo tempo da barriga da mãe, e mesmo assim possuem genes bem perto no caso de irmãos.

Assim, fazer com que filhotes de ninhadas diferentes da mesma família se reproduzam continua sendo errado, já que ambos carregam os genes da mãe e, consequentemente, o cruzamento entre os dois levará a todos os problemas de endogamia que citamos anteriormente.

Filhotes de Cachorro na Grama
Filhotes de Cachorro na Grama

Portanto, é muito importante que você não coloque para reproduzir cachorros irmãos, mesmo que eles não tenham nascido na mesma ninhada, já que os genes continuam iguais e, consequentemente, eles não deixam de ser irmãos de forma alguma.

Como Fazer Meu Cachorro Reproduzir?

Caso você seja um criador de cachorro ou apenas queira que o seu cão se reproduza, é importante procurar o cachorro certo como parceiro, já que é importante lembrar que o resultado dessa reprodução serão novos filhotes que necessitam de muitos cuidados.

Assim, você deve antes de mais nada procurar um cachorro da mesma raça ou de uma raça que já tenha histórico de reprodução com a raça do seu cachorro, de forma que não seja criada nenhuma raça com anomalias genéticas, o que pode acabar ocorrendo.

Depois disso, você precisa também ver o tamanho do macho e da fêmea, já que o macho deve ser mais ou menos do mesmo tamanho da fêmea para que ela não se machuque durante a reprodução; isso é algo extremamente importante e conferir isso antes de tudo é extremamente ético.

Por fim, basta criar o ambiente propicio para que os animais se reproduzam. Também é interessante ver o calendário de vacinação do cachorro que você ainda não conhece, já que assim você estará garantindo filhotes completamente saudáveis e também não expõe seu cachorro a diversos riscos de doenças.

Logo, agora você já sabe ao que deve se atentar na hora de colocar o seu cachorro para reproduzir; e sabe também que irmãos da mesma família não devem se reproduzir entre si de maneira alguma, mesmo que ele sejam de ninhadas diferentes, pois isso é conhecido como endogamia genética e causa muitos problemas.

Quer saber ainda mais informações interessantes e de qualidade sobre cachorros e não faz ideia de onde encontrar diversos textos de qualidade e confiáveis pela internet, mesmo com tantas opções disponíveis? Sem problemas, aqui no Mundo Ecologia nós sempre temos o texto certo para você! Por isso, continue lendo aqui mesmo em nosso site: História do cachorro maltês e origem da raça

Veja também

Camaleão Kinyongia Tavetana

Camaleão Kinyongia Tavetana: Características, Habitat e Fotos

Camaleões Camaleão é o nome mais conhecido referente aos animais que são da família Chamaeleonidae. …

Um comentário

  1. olá, tenho um casal de irmãos de shitzu de pais diferentes. Mãe pura, pai do macho é vira-lata e pai da fêmea é puro. Tenho a preocupação de quando a fêmea entra no cio, de o machinho cruzar com ela, se não tiver como separar os 2, terá algum problema genético, se ela engravidar, mesmo sendo irmãos de pais diferentes.
    Os dois nunca cruzaram, ela estará entrando no 3º cio logo em breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *