Home / Animais / Galinha Barnevelder: Caracteristicas, Preco, Ovos, Como Criar E Fotos

Galinha Barnevelder: Caracteristicas, Preco, Ovos, Como Criar E Fotos

Os animais são nossos parceiros há milhares de ano. E, quando digo parceiro, me refiro ao fato de que os animais nos acompanham na evolução humana, no equilíbrio da cadeia alimentar, e também no equilíbrio do ecossistema.

Sem os animais, muitas coisas não poderiam ter sido feitas. Por exemplo, alguns animais serviam como caçadores, outros como transporte, outros como puxadores de carroças, e outros como alimento.

A galinha e o galo são um claro exemplo de que os animais servem para muitas funções. Além de possuir uma carne saborosa, que serve para a preparação de frangos e outros derivados, eles também produzem ovos.

No entanto, assim como ocorre com várias outras espécies de animais, as galinhas precisaram passar por algumas mudanças genéticas e foi preciso também a criação de novas raças de galinha para que sua produtividade e carne fosse ainda mais melhorada.

Por isso, hoje iremos falar sobre a galinha barnevelder, uma galinha holandesa, e você irá descobrir sobre a sua história, suas características, o preço, como criar e tudo sobre os seus ovos.

História

As aves, que são as ancestrais da galinha, existem há mais de 15 milhões de anos. Estão aqui na Terra antes mesmo dos primeiros Homo sapiens existirem.

Elas são caracterizadas por possuírem asas, penas e colocar ovos. A galinha é descendente da chamada Galinha Vermelha, e a que conhecemos hoje em dia, leva o nome científico de Gallus gallus domesticus.

Inicialmente, essas galinhas, uma vez domesticadas, eram usadas e consumidas de forma pessoal, ou seja, apenas os criadores, parentes e pessoas próximas consumiam sua carne e seus ovos. Em alguns casos, quando havia abundância ou excesso, a mesma era vendida a terceiros de forma viva.

Nos Estados Unidos, no entanto, após a Segunda Guerra mundial, as pessoas começaram a olhar para as galinhas de uma forma diferente. Viram nela um grande potencial para fazer dinheiro. E, então, começaram a mata-las, corta-las e a colocavam em embalagens para a venda de terceiros.

E foi assim que os criadores começaram a vender as galinhas da forma como conhecemos hoje.

A galinha caipira começou a ter uma fama muito grande. Sua carne era muito saborosa, e os ovos também. E aí um grande problema começou a acontecer: a demanda pela galinha caipira começou a ultrapassar a oferta da mesma.

E foi então que chegaram em uma solução: fazer mudanças genéticas, ou então criar novas raças, mais produtivas, para conseguir atender a demanda.

As raças modificadas e criadas mais conhecidas são: paraíso pedrês, rubro negra, marans, entre outras. Nosso foco hoje será a galinha barnevelder.

Características

Galinha Barnevelder no Galinheiro
Galinha Barnevelder no Galinheiro

A origem da galinha barnevelder é da Holanda, da cidade que leva o mesmo nome, Barneveld. Essa galinha foi resultado entre o cruzamento de algumas galinhas holandesas da região com várias galinhas e pássaros “xangai”, que foram importadas da Ásia para a Europa em meados do século XIX.

As galinhas que podem ter participado desses cruzamentos são as: Cochin, Brahma e também a Croad Langshan.

Entre as variedades da raça barnevelder, a mais conhecida, é a que possui variedade dupla, ou seja, com um único pente vertical e com pernas amarelas.

As galinhas que possuem um tamanho padrão, essa variedade se demonstra com uma pelagem marrom. As fêmeas possuem um padrão de cores duplas, e os machos possuem uma cor vermelho caramelizado.

O Barnevelder Club of Netherlands (Clube das Barnevelder dos Países Baixos), reconhecem que também há variedades dessas galinhas nas cores azul, branca, dupla e preta nos dois gêneros de tamanhos grandes, e também galinhas anãs.

As fêmeas podem pesar entre 2 até 2.75 quilos, enquanto os machos pesam cerca de 3 até 3.5 quilos. A altura máxima dos machos e das fêmeas é de 65 cm.

Os peitos das galinhas barnevelder são redondos e os seus ombros são considerados largos. As asas dessa raça são altas e curtas. Com uma clavícula que também é curta, essa raça possui ainda patas amarelas e olhos da cor laranja. O seu pente tem um formato de folha e possui brincos da cor vermelha.

Com um rosto liso e também sem plumagem, a galinha barnevelder ainda possui uma barba de tamanho pequeno e redondo, e o seu bico costuma ser curto e largo, da cor amarelo escuro, e possui um pente pequeno com alguns dentículos.

Preço e Ovos

Ovos de Galinha Barnevelder
Ovos de Galinha Barnevelder

Os ovos da galinha barnevelder são da cor marrom, de tamanho grande, e por ano, ela produz cerca de 175 até 200 ovos.

Cada ovo pesa cerca de 80 gramas, e as galinhas começam a produzir ovos, com cerca de 7 até 8 meses de idade.

Os ovos podem ser encontrados para a venda em lojas físicas e online que são especializadas em avicultura, e o preço pode variar entre 80 até 90 reais cada dúzia ovos.

A galinha barnevelder produz ovos grandes e saboroso, por isso seu preço é um pouco mais elevado em comparação com outras raças de galinhas.

Como Criar

A galinha barnevelder é considerada muito calma e também despretensiosa. Uma das principais vantagens dessa raça é que ela consegue se acostumar em diferentes temperaturas ambientas, e é uma das únicas raças que se mantém bem até mesmo durante o inverno.

Não existem muitas regras específicas ou cuidados tão especiais para essa raça, mas uma coisa que elas gostam bastante, é de grandes espaços, pois elas se movem muito.

Galinha Barnevelder no Galinheiro com o Galo
Galinha Barnevelder no Galinheiro com o Galo

Essas galinhas gostam de procurar por alimentos no chão, então ela irá cavar por todos os lugares. Para evitar isso, deixe sempre comida a disposição, e faça cercas ao redor do seu espaço, para que ela não vá atrás de comida e escavação.

A galinha barnevelder é muito conhecida por ser dar muito bem com as crianças. Elas não irão atacar, e deixará ser tocada e manejada por pessoas próximas.

É recomendável que cada galinha possua um espaço de cerca de 60cm, para que possa conseguir dormir, comer e chocar de forma confortável.

Além disso, a água precisa ser dada de forma constante, e a luz solar, ou luz artificial, é muito importante para que as galinhas barnevelder possam se desenvolver com saúde.

E você, já conhecia essa espécie de galinha? Deixe nos comentários o que você achou sobre a galinha barnevelder.

Veja também

Flamingo: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Se você se deparar com um Flamingo quando menos espera, em um passeio, ou mesmo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *