Home / Animais / Lírio do Mar Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Lírio do Mar Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Nesse texto vamos conhecer um animal exótico. Um dos mais interessante do mar. Você vai perceber que provavelmente aprendeu sobre os animais mais comuns e populares das águas como baleias, golfinhos, arraias, povos, entre outros. Porém vamos te apresentar um animal totalmente diferente e um dos menos conhecidos do imenso oceano. Você já deve ter ouvido uma curiosidade que diz que o ser humano não conhece nem 50% de todos os animais que habitam das águas.

Isso é muito verdadeiro, toda ciência conhece somente até certas profundezas do mar, porém existem animais que nem conhecemos e nem vamos conhecer pois habitam em lugares que são inabitáveis para humanos, as profundezas dos oceanos. Vamos entender mais sobre os lírios do mar, animais que estão acessíveis apesar de não serem muito estudados e fazem parte da fauna aquática.

Fatos Interessantes Sobre o Lírio do Mar

Com certeza em suas aulas de biologia, durante seu período de escola você aprendeu sobre alguns animais do mar que são totalmente diferentes dos animais que conhecemos em terra. Normalmente, temos algumas para definições do que pensamos ser os animais, ou seja, patas, olhos, orelhas enfim. Por mais diferente que os animais sejam eles possuem alguns padrões, e os que fogem dele, podem nos causar estranheza. Porém, a fauna aquática tem diversos seres exóticos.

O lírio do mar é um deles. O nome lírio se dá por causa do seu formato, são muito parecidos com plantas, porém eles são animais. Eles estão junto com as famílias dos ouriços do mar, estrelas do mar e pepinos do mar. Eles são invertebrados apesar de sua estrutura articulada e ramificada. Suas cores variam basicamente entre rosa, avermelhados e tons amarelados em alguns são encontrados alguns pontinhos verdes.

Eles possuem cinco ramificações chamadas de braços, essa é a parte mais visível que podemos enxergar os lírios do mar, o restante de seu corpo fica no centro e é muito pequeno. Uma curiosidade sobre esses animais é o fato de que eles evoluíram muito pouco em relação a seus ancestrais, por isso são chamados de arcaicos.

Eles não são animais predadores, normalmente eles fixam em alguma superfície ou no fundo do mar e se alimentam somente de planctôns, como não atacam, a alimentação é considerada passiva.

Normalmente, eles habitam em corais e recifes, eles escolhem superfícies seguras e as vezes superfícies vivas para se fixarem, alguns outros seres vivos se juntam a eles. Seu formato faz com que ele seja constantemente confundido com estrelas do mar. Com certeza os lírios terrestres e que conhecemos como plantas são muito mais atraentes e delicados do que esse lírio do mar. Eles podem ser encontrados em diversas regiões litorâneas, preferem temperaturas tropicais e sofrem de uma ameaça comum a todos os animais e principalmente os da fauna aquática: a poluição dos oceanos e alta temperatura das águas.

Habitat dos Lírios do Mar

O clima tropical do oceano atlântico é convidativo para esses animais. Portanto, é possível encontrar lírio do mar nos corais brasileiros. Existem pontos de meios específicos que podem proporcionar a experiência de encontrar um lírio do mar e quem sabe até encostar em um.

Atualmente, existem estudos específicos que se aprofundam em conhecer essas espécies porém, há anos atrás, mesmo com a proximidade e facilidade de encontrar lírios do mar eles não eram muito estudados.

Como citamos, os lírios do mar fazem parte da mesma família que que as estrelas e pepinos. O que diferencia é que os lírios do mar são considerados os animais mais antigos do oceano. De acordo com alguns estudos recentes os lírios do mar estiveram presentes nos mares desde a era paleozoica.

É comum que eles sejam facilmente confundidos com algas e diversas plantas do fundo do oceano.

Reprodução dos Lírios do Mar

A reprodução dos lírios do mar é sexuada, isso significa o que existem gametas provenientes dos dois seres reprodutores ou seja, o filhote é o resultado da junção dos dois, isso significa que eles podem ser diferente de seus pais. Um exemplo disso é a reprodução humana. A diferença é que os lírios do mar se reproduzem sem contatos físicos. Para que a fecundação seja efetuada é necessário que os dois liberem os gametas na água na época da reprodução e a fertilização aconteça.

Existem mais de 200 espécies diferentes entre a família composta de lírios do mar, estrelas do mar e ouriço do mar. Esse número é muito agravante considerando a imensidão do vasto oceano e considerando que eles já foram muito mais numerosos em tempos passados. Esse número de espécies é um alerta para a qualidade das águas oceânicas e o aquecimento global.

Criação de Lírios do Mar

Se você pensou na possibilidade de ter um lírio do mar dentro do seu aquário é melhor repensar. Eles não são animais feitos para se ter em aquários não são adaptáveis a pequenos ambientes e precisam de condições muito específicas para sua sobrevivência. Manter o lírio do mar num aquário significa muito custo muito cuidado e responsabilidade.

Além disso, não existe exatamente um alimento que poderá sustentar os lírios do mar fora de seu habitat natural. O zooplâncton é um resultado da vivência dos seres aquáticos. Não é possível fabricar um obter plâncton sem detritos de animais. Os lírios do mar exigem uma acidez específica e temperatura totalmente controlada de um aquário. Portanto, como comentamos é melhor manter em aquário dos peixes que são mais adaptáveis e mais resistentes do que os lírios do mar.

Criação de Lírios do Mar
Criação de Lírios do Mar

Os lírios do mar não são os únicos animais e seres vivos a sofrerem as consequências do desmatamento poluição e descaso com o meio-ambiente ainda há tempo de mudar algumas atitudes que refletem diretamente da natureza.

A cada dia é possível conhecer diversos animais que estão passando por extinção de sua espécie. As geleiras estão derretendo, os oceanos estão cheios de plástico e em pouco tempo não haverá mais vida aquática. Devemos nos atentar e cuidar do pouco que ainda nos resta. As pequenas ações do dia-a-dia podem salvar o meio ambiente se cada um fizer a sua parte.

Veja também

Tudo Sobre a Raça de Cachorro Pug: Características e Fotos

Tudo o que podemos falar sobre a raça de cachorro pug é que ela é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *