Home / Animais / Borboleta: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Borboleta: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

O clima está esquentando, então mantenha seus olhos abertos para uma série de lindas e brilhantes borboletas na asa.

Aqui, respondemos a algumas das perguntas mais comuns sobre borboletas, para que você possa impressionar seus amigos e familiares com esses fatos.

Quanto tempo as borboletas vivem?

Depende do tipo de borboleta — pode variar de alguns dias a vários meses. Obviamente, uma borboleta também gasta tempo em outros estágios do seu ciclo de vida, como a lagarta e a pupa.

Borboleta
Borboleta

O que as borboletas comem?

Eles realmente não comem nada. Eles costumam se alimentar bebendo néctar, um líquido açucarado produzido por flores.

Como as borboletas comem?

As borboletas sugam o néctar com sua probóscide. Bem, eles sugam o néctar através da tromba (um tubo longo e estreito, um pouco como um canudo). E, a propósito, eles provam através de sensores nos pés, não na boca!

Quando estão se alimentando, as borboletas também costumam pegar pólen nos pés e depois transferem para outras plantas.

Isso ajuda a fertilizá-los para que eles possam fazer sementes e produzir mais plantas. Isso se chama polinização.

Como as borboletas voam?

Eles usam músculos em seus corpos para mover suas asas. Mas os músculos não funcionarão se a borboleta estiver com muito frio — é por isso que eles gostam de sentar e aproveitar o sol.

De que são feitas as asas de borboleta?

Suas asas são feitas de escamas minúsculas. Cada escala é vermelha, amarela, preta ou branca. Outras cores de borboleta são feitas por refração da luz (refletindo as escalas de diferentes maneiras).

As cores das borboletas são uma forma de camuflagem para ajudá-las a se misturar quando se alimentam de plantas. Eles também os ajudam a atrair um companheiro e também podem ser um aviso para os predadores.

Uma borboleta ainda pode voar se eu tocar suas asas?

Asas de borboleta são muito delicadas. Sim, basta esfregar algumas escalas, mas isso acontece naturalmente de qualquer maneira. No entanto, se uma borboleta perde muitas escamas, suas asas ficam mais frágeis e podem se rasgar. Então será mais difícil voar. Como em outras criaturas delicadas, é melhor olhar, mas não tocar. Como as borboletas respiram? Borboletas não têm nariz.

Em vez disso, eles respiram através de aberturas em suas barrigas chamadas espirais.

Qual é a borboleta mais rápida?

Os capitães são as borboletas mais rápidas do mundo. Eles podem percorrer as flores a uma velocidade super rápida de 60 km por hora!

Como fadas vivas, as borboletas voam pelos prados floridos com lindas asas. Mas deixe de lado suas fantasias de fadas por um momento e considere que algumas borboletas bebem lágrimas, comem cocô, usam cabeças falsas e matam para sobreviver. Aqui está uma pequena espiada no mundo mais sombrio das borboletas.

Eles comem cocô e bebem lágrimas

As borboletas não bebem apenas néctar das flores. Muitos deles consomem uma série de coisas revoltantes, de cocô a urina e carne animal em decomposição. Eles até bebem as lágrimas dos répteis para obter o sódio necessário. Os cientistas podem usar essas preferências menos saborosas para atrair e estudar borboletas: os pesquisadores que tentam atrair borboletas tropicais cuspirão em um pedaço de tecido e o colocarão no chão, um método conhecido como técnica de Ahrenholz.

As borboletas são atraídas para o tecido encharcado de saliva porque se parece com cocô de pássaro e ficam por aí porque fornece sódio e outros nutrientes. Enquanto isso, a presença deles permite que os cientistas fotografem e colecionem.

Algumas borboletas são carnívoras

Não se preocupe, você pode visitar seu jardim sem arriscar um ataque de um enxame de borboletas predadoras. Mas algumas lagartas matam para viver. Uma borboleta norte-americana deposita seus ovos em colônias de pulgões lanosos e as lagartas crescem lanchando os pulgões, às vezes se protegendo com os cadáveres de suas vítimas.

Depois, há a borboleta mariposa da Ásia e da Austrália. Protegidas por duras conchas externas, suas lagartas vivem em ninhos de formigas e comem suas larvas.

Mas quando as lagartas se tornam borboletas, de repente ficam macias e vulneráveis. Eles batem em retirada apressada, derramando escamas extras nas asas que grudam nos perseguidores de formigas. Digamos que você queira ajudar as borboletas e plante um belo jardim cheio de flores. Em breve, borboletas de todos os tipos estão flutuando ao redor das flores. Sucesso!

Borboletas carnívoras
Borboletas carnívoras

Mas espere, se você não tiver exatamente as plantas certas, essas borboletas não terão bebês. Eles serão becos sem saída genéticos. Isso ocorre porque algumas lagartas de borboleta só podem comer as folhas de uma planta ou um pequeno grupo de plantas.

A lagarta azul Karner, por exemplo, come apenas uma espécie: tremoço azul selvagem. A lagarta borboleta monarca come apenas os membros de um grupo de plantas chamado de serralha. A mecha do Hessel consome cedro branco do Atlântico, que geralmente cresce em áreas úmidas ameaçadas.

As plantas alimentares de uma lagarta são chamadas de plantas hospedeiras — elas são as únicas espécies que podem hospedar o jantar certo para uma lagarta em crescimento.  Quando as lagartas se transformam em borboletas, elas podem visitar muitas plantas diferentes e beber seu néctar.

Mas se eles não encontrarem as plantas hospedeiras certas, não poderão ter bebês, porque as lagartas fêmeas só botam ovos em plantas que podem servir como hospedeiras. Para prosperar, as borboletas precisam acessar fontes deliciosas de néctar e plantas hospedeiras.

Elas usam formigas como babás

Muitos membros de uma família de borboletas chamados Lycaenids, ou asas de arame, dependem de formigas para cuidar de seus bebês.  As lagartas usam produtos químicos especiais para atrair formigas. Em algumas espécies, como o azul Alcon, essas formigas carregam os bebês de volta ao ninho e os protegem vigorosamente dos parasitas, às vezes às custas de sua própria espécie.

Isso nem sempre é um arranjo ideal para as formigas — as lagartas podem fornecer nutrientes, mas algumas delas irão lanchar nas larvas de formigas.

Para combater, algumas formigas alteram lentamente seus produtos químicos de comunicação ao longo do tempo para que não correspondam mais aos sinais da lagarta — alterando efetivamente as fechaduras de sua casa. As lagartas devem evoluir e manter-se em risco de serem completamente ignoradas.

Quando eles se tornam adultos, o relacionamento pode ficar ainda mais distorcido. Uma espécie de borboleta, Adeloptypa annulifera, usa babás de formigas e, uma vez que cresce, rouba comida dessas mesmas formigas. Até parece muito com uma formiga. Sorrateiro.

Veja também

Ornitorrinco: Filo, Classe, Reino, Gênero, Família e Espécie

O ornitorrinco é um animal muito curioso. Ele possui características únicas, peculiaridades que nenhum outro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *