Home / Animais / Mamba Verde Ocidental No Brasil: Fotos e Hábitos

Mamba Verde Ocidental No Brasil: Fotos e Hábitos

A Mamba Verde Ocidental (Dendroaspis viridis) é uma cobra que pertence a família Elapidae. Muito conhecida por ter como uma de suas principais características o verde vibrante de suas escamas, essa cobra venenosa também possui parentes próximos e muito perigosos como a mamba negra e a mamba verde oriental.

E é justamente a sua cor que faz com que ela seja considerada como um animal tão perigoso. Isto porque o verde de suas escamas que são capazes de encantar com a sua beleza, também é um mecanismo de camuflagem que faz com que ela se torne praticamente invisível no meio das folhas.

Ou seja, pode ser que quando você a aviste realmente, já seja tarde demais e ela já esteja pronta para o ataque. Embora de início, a mesma pareça uma cobra “inofensível” devido ao seu tamanho e características que a fazem parecer uma cobra d’água, logo ela mostra ao que veio através de seu par de presas.

Ao encontrar a sua vítima, a Mamba Verde Ocidental injeta o seu veneno através das presas podendo levar a morte da mesma rapidamente. Por este motivo, esta espécie é considerada como uma das mais perigosas e letais em todo o mundo.

Entretanto, será que é possível encontrar a Mamba Verde Ocidental no Brasil? Bom, a resposta é: Sim, podemos encontrá-la em terras tupiniquins!

Sendo assim, vamos conhecer um pouco mais sobre o habitat, características e hábitos deste curioso animal.

Onde Encontrar a Mamba Verde Ocidental no Brasil?

Como já falamos anteriormente, é possível encontrar a Mamba Verde Ocidental aqui no Brasil. Porém, embora ela seja denominada como Ocidental, na realidade esta cobra teve a sua origem no continente Africano, em países como a Costa do Marfim, Libéria e região.

Mas, por ser um animal que costuma habitar regiões de floresta de característica tropical, ela também pode ser encontrada em algumas regiões da América do Sul, inclusive no Brasil.

Aqui em terras brasileiras, a Mamba Verde Ocidental pode ser encontrada em algumas regiões de floresta, sendo que no estado de Minas Gerais houveram alguns registros de sua existência. Entretanto, esta não é uma espécie que é vista com frequência por aqui.

Quais São os Seus Hábitos

Esta cobra é conhecida por possuir hábitos diurnos, porém este fato pode variar um pouco, dado que ao ser estudada, já foi verificado que ela pode exercer as suas atividades durante a noite também.

Ela também é considerada como um animal arborícola. Ou seja, a Mamba Verde Ocidental passa a maior parte de sua vida vivendo em árvores.

Mamba Verde Ocidental Com a Boca Aberta
Mamba Verde Ocidental Com a Boca Aberta

Tal hábito pode ser explicado também pelo fato que devido a sua cor, ao viver em árvores esta cobra pode se camuflar mais facilmente. Fugindo assim de seus predadores e outros perigos que rondam a floresta.

A Mamba Verde Ocidental aqui no Brasil, também é conhecida por ser um animal rápido, embora consiga se locomover apenas rastejando. Todos os conjuntos de características que foram citados até aqui, servem justamente para fazer com que esta cobra consiga capturar mais facilmente os animais que lhe servem de alimento.

Já para se alimentarem, esta espécie de cobra opta por algumas espécies de pássaros, lagartos e até mesmo pequenos mamíferos. Para que consiga capturá-los, a Mamba Verde Ocidental se move silenciosamente e rapidamente em direção a presa escolhida e na primeira oportunidade, ela fixa os seus dentes e injeta todo o seu veneno.

A vítima por sua vez, dificilmente escapa e acaba morrendo rapidamente, se tornando uma refeição para esta cobra.

Características

Mamba Verde Ocidental Enrolada no Chão
Mamba Verde Ocidental Enrolada no Chão

A Mamba Verde Ocidental é uma cobra muito bela e com cores muito chamativas. As suas escamas de cor verde vibrante que se misturam as escamas de tom amarelado que recobre a região ventral de seu corpo são contornadas por um tom de preto, que fazem com que ela seja praticamente inconfundível.

Ela também possui olhos pretos de tamanho mediano e presas relativamente grandes para o seu tamanho. Estas presas em específico, são muito famosas pois ao atacar a sua vítima, ela é capaz de injetar uma boa parte do seu veneno mortal.

Além disso, esta cobra pode chegar a ter até 2 metros de comprimento e possui um corpo bem fino e alongado. Tal característica faz com que ela seja confundida por algumas pessoas como um tipo de cobra d’água, facilitando a ocorrência de acidentes, como já foi dito acima.

Mamba Verde Ocidental: A Segunda Cobra mais Venenosa do Mundo!

A cobra Mamba Verde Ocidental é considerada como uma das espécies de cobra mais venenosa do mundo. Ela só não é classificada como a mais venenosa e letal, porque perde o posto para a sua parente próxima, a Mamba Negra, que por sinal, chega a ter praticamente o dobro do tamanho da Mamba Verde.

Embora possa parecer inofensiva, as suas presas que estão situadas na região anterior de seu maxilar são tão poderosas que é praticamente impossível escapar de seu ataque. Além disso, em alguns casos, somente um pequeno contato com o seu veneno já é o suficiente para causar efeitos graves na vítima, levando até a morte.

Mas apesar de ser considerada como um animal muito perigoso, a Mamba Verde Ocidental não só no Brasil, mas em todo o mundo, só costuma atacar pessoas quando se sente ameaçada. Sendo assim, a principal orientação é: Caso você se depare com uma cobra dessas por aí, se afaste imediatamente, evitando qualquer tipo de aproximação.

Outra coisa importante, é que para evitar acidentes com qualquer espécie de cobra, a principal orientação é que ao adentrar locais de mata é essencial que se faça uso de botas de cano alto e calças compridas e resistentes. Se mesmo assim, houver algum acidente, procure atendimento médico o mair urgente possível.

E aí? Gostou de saber um pouco mais sobre a Mamba Verde Ocidental no Brasil e algumas curiosidades sobre a espécie? Aqui no Brasil tem uma espécie de cobra que possui características muito parecidas com esta do artigo.

Quer saber mais sobre ela? Então leia o texto sobre a “Cobra Caninana” e continue acompanhando o Blog Mundo Ecologia.

Veja também

Tipos De Abelhas Sem Ferrão

Você possui algum tipo de alergia? É provável que você possua pelo menos uma, mesmo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *