Home / Animais / Castor Americano: Características, Nome Científico e Fotos

Castor Americano: Características, Nome Científico e Fotos

Este simpático animal, o Castor americano, faz parte de duas espécies específicas de castor. Ele surgiu mais precisamente na América do norte, mas também começou a viver na Escandinávia como também na Patagônia. Tem o título de maior roedor do hemisfério norte.

Quer saber mais sobre esse roedor? Fique por aqui e confira tudo sobre o Castor Americano: Características, Nome Científico e Fotos!

Nome e Classificação Científica do Castor Americano

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Mammalia
  • Ordem: Rodentia
  • Família: Castoridae
  • Gênero: Castor
  • Espécie: C. canadenses
  • Nome binominal: Castor canadenses
Castor Canadenses

Características Gerais do Castor Americano

Este roedor, como já descrito anteriormente, veio da América do Norte, mais precisamente dos Estados Unidos, Canadá, em algumas regiões do México e com a ajuda do homem, foi introduzido em outros locais do mundo.

Por sorte, esta espécie certamente não corre risco de extinção, mas infelizmente, são perseguidos pela caça ilegal devido ao mercado clandestino de peles. Estes construtores da natureza fazem verdadeiras barreiras com cerca de 3 metros de largura e 1 metro de altura, aproximadamente.

O Castor americano castor americano tem corpo forte, robusto, musculoso com peso entre 13 e 32 quilos e altura de 117 cm. Seus respectivos pêlos são de coloração preta como também marrom avermelhada e tem a funcionalidade de não molhar a pele quando estão na água.

As orelhas são de cor castanha escura e curtinhas e redondas. Possuem membranas em suas patas traseiras que são mais longas que as dianteiras e possuem garras longas – que facilitam muito o processo de escavação, bem como para manipular sua refeição.

O Castor americano também tem 2 glândulas, bem próximas a sua cauda. Elas excretam uma substância com odor característico para marcar seu território.

Por certo, este animal teve seu corpo adaptado para uma próspera vida nas águas. Tanto o crânio como suas poderosas mandíbulas são pesadas e grandes.

Isso porque necessita desta dinâmica para roer com certa facilidade e destreza troncos de árvores. Consequentemente, seus dentes são visivelmente longos – sendo uma das principais características desse popular roedor.

Essas vigorosas presas possuem uma camada de coloração alaranjada que servem para proteção e são regenerados a medida que os dentes vão sendo gastos com o tempo. Suas orelhas e nariz fecham-se evitando a entrada de água e seus olhos tem uma membrana protetora para esse fim.

Castor Canadenses Características

Curiosamente, a cauda do Castor americano é escamosa, ou seja, tudo para benefício eficaz da sua vida semi-aquática.

O Castor americano tem característica monogâmica e chega a seu auge da maturidade sexual com 3 anos de idade aproximadamente. A gestação da mamãe castor dura 107 dias tendo somente um filhotinho por ano.

Eles não sem pelos e já podem ganhar as águas, ou seja, começar a nadar em 24 horas após seu nascimento.

Ficam aos cuidados dos pais até seus 2 anos de idade e vivem de 10 a 20 anos. Suas construções aquáticas têm diques bem estruturados e são criaturas inteligentes, pois fazem suas tocas bem longe da margem do rio.

São donos de um odor forte, o que já avisa de longe ademais animais que aquela área ali já foi dominada por ele apesar de mesmo assim, deixar mais pistas deixando clara essa advertência de propriedade territorial.

Apesar da população de castores, em sua maioria, estarem espalhados na América do norte, esses roedores também são encontrados na Rússia Oriental, Argentina e Finlândia.

Obviamente seu habitat natural é sempre perto de córregos, lagoas, rios ou lagos e as suas tocas são feitas com lama, gravetos, musgos e muitos galhos.

Comportamento do Castor Americano

Ele é ativo a noite e, consequentemente, fica muito mais tempo na água do que em terra. É um exímio nadador e certamente fica submerso, tranquilamente, por até 15 minutos.

Sendo eurasiano, ele também é um hábil caçador.

Não vive sozinho e faz parte de grupos nomeados de colônias que geralmente são de 8 indivíduos. Como já descrito são territoriais e são zelosos com o local onde vivem e principalmente em relação à construção de suas engenhosas barragens ou para coletar sua comida.

Se em algum momento um Castor americano percebe qualquer perigo, imediatamente ele alerta seus familiares batendo sua cauda contra a água, o que posteriormente gera um barulhão, chamando a atenção do grupo. Entretanto, a eficácia dessa atitude é duvidosa, pois por muitas vezes, o bando ignora o aviso.

Curiosidades Sobre o Castor Americano

Agora que sabemos muitos sobre o Castor Americano: Características, Nome Científico e Fotos, confira algumas curiosidades sobre esse interessante roedor:

1 – Você sabia que o Castor americano é um animal importantíssimo na história da exploração da região oeste dos Estados Unidos e do Canadá? Como brevemente mencionado, esse roedor em especial foi muito caçado por exploradores pela sua pele valiosa. Com isso, outras riquezas naturais começaram a ser exploradas nas regiões citadas.

Além disso, a pele do Castor americano serviu como mercadoria de importação para países da Europa em séculos passados.

Felizmente, a pele do Castor americano não pode ser mais comercializada. Aliás, a caça ao Castor Americano é ilegal em ambos países – embora ainda ocorre de forma clandestina e criminosa.

2 – O Castor americano usa de uma técnica praticamente única na natureza e bem curiosa e inteligente para construir tocas. Trata-se do chamado empilhamento.

Esses roedores empilham pedaços de madeira que se destacam em fundos de rios e lagos. Depois, eles constroem o abrigo, usando pedaços de troncos de arbustos aquáticos, folhas, galhos, etc. Tudo isso é feito com os resistentes dentes do Castor americano.

Assim, a toca fica estrategicamente localizada e protegida às margens de rios ou em cursos de água – o que confere aos roedores proteção e facilidade de acesso a recursos naturais, ao mesmo tempo.

3 – Depois da capivara, o Castor americano é considerado o maior do mundo.

4 – As fortes mandíbulas e os dentes incisivos do Castor americano são capazes de até cortar arvores novas, sadias e fortes ao meio!

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *