Home / Animais / Como a Borboleta Consegue Voar? Locomoção da Borboleta

Como a Borboleta Consegue Voar? Locomoção da Borboleta

Borboletas são conhecidas como insetos que trazem sorte para pessoas que as encontram no caminho, isso porque elas são muito bonitas, voam graciosamente e muitas pessoas estão também associadas ao conceito de liberdade, justamente por conta da presença de suas asas.

Tudo isso faz com que as borboletas sejam insetos bem conhecidos no reino animal, e o melhor disso tudo é que esse é um dos únicos insetos que possuem uma fama boa, já que não podemos dizer a mesma coisa das baratas, mosquitos e muitos outros insetos considerados como pragas.

Porém, a grande verdade é que muitas pessoas não entendem as características biológicas das borboletas e por isso pode ficar mais difícil entender como esse animal vive e quais são seus hábitos por exemplo. Você sabe como uma borboleta voa, por exemplo? Há muitas chances de você responder um “não” para essa pergunta!

Por esse motivo, vamos agora falar um pouco mais sobre a locomoção das borboletas, principalmente porque o seu voo realmente é muito bonito e admirado pelas pessoas. Assim, continue lendo o texto até o fim e então você conseguirá saber exatamente como ela se locomove e muitas outras informações interessantes!

Borboleta Características Físicas
Borboleta Características Físicas

Locomoção no ar

Quando falamos a palavra “inseto” diversos seres vivos diferentes acabam vindo à nossa mente, e é exatamente por isso que não podemos colocar todos os insetos em uma mesma caixinha e considerar que eles são todos iguais, porque isso não é verdade de maneira alguma.

A verdade é que os insetos se diferenciam não apenas pelas suas aparências, mas também pela forma como os seus corpos funcionam e – de maneira ainda mais específica – pela forma que eles possuem de se locomover, já que isso muda muitos aspectos na vida dos animais.

No caso da borboleta, podemos dizer que ela está encaixada no grupo de insetos conhecidos como aqueles que se locomovem pelo ar, o que significa de maneira bem simples de se entender que esse é um inseto que voa, e consequentemente se locomove com a ajuda de asas.

Outros insetos que possuem essas características são por exemplo: mosquitos, baratas voadoras, grilos e muito mais! E é exatamente por isso que muitos animais estão associados ao conceito de “liberdade”, já que a presença de asas faz com que eles tenham uma mobilidade cada vez maior.

Portanto, agora que você já sabe qual é o tipo de locomoção que a borboleta possui, vamos entender um pouco mais sobre como ela funciona para que tudo fique ainda mais simples de se entender!

Como a borboleta consegue voar?

Antes de mais nada, é importante que você entenda como os insetos que se locomovem pelo ar conseguem fazer essa locomoção, já que isso pode não ser tão simples de se entender assim, principalmente no caso de quem nunca estudou a anatomia desses animais.

Nesse caso, podemos dizer que as borboletas possuem algumas características físicas e também “elementos extras” que servem para fazer com que ela consiga se movimentar de maneira mais fluida e, consequentemente, consiga voar sem maiores problemas.

Assim, todos os animais capazes de voar possuem algumas características diferentes daqueles que não conseguem voar, e essas características são adaptativas.

Borboleta Características Físicas
Borboleta Voando

No caso das borboletas essas estruturas são:

  • Asas: promovem o movimento e toda a locomoção pelo ar;
  • Peso leve: o corpo leve permite que elas consigam voar sem se cansar, já que o corpo fica suspenso no ar e animais pesados não conseguiriam se manter voando;
  • Membranas nas asas: estão presentes para dar ainda mais movimento ao inseto sem maiores problemas.

Portanto, essas são algumas estruturas presentes no corpo das borboletas que acabam facilitando muito o processo de locomoção desse inseto tão interessante! Gostou de saber mais da constituição do corpo dela?

As asas das borboletas

As asas são estruturas essenciais para que qualquer organismo consiga voar, já que são elas as responsáveis por causar o movimento no ar que levará o corpo para frente, o que possibilita diretamente a locomoção por vias aéreas de aves, morcegos e insetos, obviamente incluindo a borboleta.

No caso das asas das borboletas, podemos citar algumas características interessantes que nos ajudam a entender ainda mais como funciona o processo de locomoção desse animal de maneira bem simples.

Em primeiro lugar, elas podem possuir diversas cores, texturas e “estampas” diferentes, que se modificam de acordo com as espécies, e é exatamente por isso que algumas pessoas conseguem reconhecer espécies diversas de borboletas apenas por suas asas.

Asas da Borboleta
Asas da Borboleta

Em segundo lugar, podemos dizer que as asas das borboletas possuem membranas e são impermeáveis, essa é mais uma característica adaptativa. Isso porque se as asas não fossem impermeáveis o corpo da borboleta ficaria mais pesado quando ela se molhasse, o que acabaria fazendo com que ela não conseguisse voar. Lembra da importância do corpo leve?

Por fim, podemos dizer que asas de diferentes espécies se movimentam em velocidades diferentes, o que acaba fazendo com que diferentes espécies de borboletas se locomovam de maneira mais rápida ou mais devagar dependendo de suas asas.

Logo, essas são características muito interessantes sobre as asas de borboletas!

Curiosidades sobre borboletas

Por fim, vamos listar agora algumas curiosidades muito interessantes sobre borboletas que você muito provavelmente ainda não sabia!

  • Borboletas possuem visão 360 graus, o que significa basicamente que ela possuem um olho nas costas e conseguem ver tudo ao seu redor;
  • Uma coisa muito interessante é que as borboletas absorvem o sol por meio de suas asas e assim são capazes de voar, já que a energia do corpo delas vem do sol;
  • Esse inseto está presente em todos os continentes do mundo, e portanto é mundialmente conhecido;
  • Diferente do que muitas pessoas pensam as borboletas e mariposas não são iguais;
  • Um coletivo de borboletas é conhecido de acordo com a Língua Portuguesa como panapanã.

Portanto, essas são apenas algumas curiosidades muito interessantes sobre esse inseto tão bonito e famoso ao redor de todo o mundo!

Quer continuar aprendendo e expandindo a sua mente sobre os mais diversos assuntos? Confira aqui: Quais São Os Predadores do Tuco-Tuco e Seus Inimigos Naturais?

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *