Home / Animais / Baleia de Minke: Características, Peso, Tamanho, Habitat e Fotos

Baleia de Minke: Características, Peso, Tamanho, Habitat e Fotos

Este cetáceo é encontrado a leste entre o Mediterrâneo ocidental e central e o limite de gelo do Ártico. Para o oeste, pode ser visto entre as Pequenas Antilhas e o Golfo do México Oriental. Da primavera ao outono, este cetáceo é a espécie mais comum nas águas do São Lourenço (fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos). Também é visto no norte até o limite oeste da Baía de Ungava (Quebec, Canadá).

Baleia De Minke: Características, Peso, Tamanho, Habitat E Fotos

A baleia minke comum é a menor das rorquais e uma das menores baleias (maior apenas que a baleia pigmeu). No Atlântico Norte, os navios baleeiros noruegueses em 1940 supostamente capturaram indivíduos de até 10,7 m de comprimento, mas eles provavelmente só foram medidos visualmente em comparação com objetos de dimensões conhecidas a bordo dos próprios navios.

O mais longo apanhado nos anos subsequentes normalmente tinham apenas 9 a 10 m de comprimento. No Pacífico Norte, navios soviéticos operando fora das Ilhas Kuril alegaram ter capturado dois machos de 12 m cada e uma fêmea de quase 11 m. Os dois primeiros capturados em 1951, o terceiro em 1960. Estes provavelmente representam baleias diferentes, parte da enorme declaração errônea de dados sobre as baleias pela União Soviética no Pacífico Norte e em outros lugares.

O mais longo medido pelos cientistas islandeses foi um macho de 8,7 m e uma fêmea de 9 m, enquanto os mais longos capturados pelos japoneses no Pacífico Norte foram 8,5 m machos e 9,1 m fêmea, esta última pega ao leste de Hokkaido em 1977. Para a forma anã, os mais longos relatados são um macho de 7,62 m capturado em maio de 1973 e uma fêmea de 7,77 em maio de 1970, ambos tirados da África do Sul.

Os machos capturados no oeste do Pacífico Norte e pesando inteiros em uma balança de caminhões apresentaram uma média entre 2,85 e 4,23 toneladas (variação de 0,86 a 6,36 toneladas, 0,95 a 7,01 toneladas curtas), enquanto as fêmeas tiveram média entre 1,93 e 3,63 toneladas (variação: 0,84 a 8,35 toneladas, 0,93 a 9,20 toneladas curtas).

Na maturidade sexual, machos e fêmeas na média do Atlântico Norte variam entre 6,16-6,75 m e 6,03–7,15 m, enquanto que no Pacífico Norte eles medem entre 6,3–6,8 m e 7,1 a 7,3 m. Na maturidade física, machos e fêmeas na média do Atlântico Norte variam entre 7,9 e 8,17 m e 8,42 a 8,5 m, enquanto no Pacífico Norte eles são ligeiramente menores, com média de 7,5 e 8. m, respectivamente.

Baleia de Minke Saltando no Mar
Baleia de Minke Saltando no Mar

Ao nascer, estima-se que tenham 2,5 a 2,8 m de comprimento e pesem de 150 a 300 kg. Acredita-se que eles sejam desmamados a cerca de 4,57 m de comprimento. Para a forma anã, acredita-se que eles atinjam a maturidade sexual em torno de 6,2 m para as fêmeas e 6 m para os machos e são estimados em cerca de 2 m no nascimento.

Baleias Minke Do Norte

As baleias anãs comuns estão entre os membros mais robustos de seu gênero, sendo que a maior altura de seu corpo é um quinto de seu comprimento total. Eles têm uma tribuna estreita, pontiaguda e triangular com uma pequena proteção. Sua proeminente, vertical, falcate dorsal barbatana média de cerca de 30 cm de altura, faixa de 7 a 77 cm, e é definido cerca de dois terços o caminho ao longo das costas.

Eles são cinza escuro dorsal e branco limpo ventralmente. A mandíbula inferior se projeta para além da mandíbula superior e é cinza escuro em ambos os lados embora, como a forma anã, ela possa ter uma chama mandibular branca no canto traseiro da mandíbula inferior direita. Uma sela rostral cinza clara indistinta pode estar presente, e alguns indivíduos podem ter estrias de bolha arrastando.

Baleias Minke Do Norte
Baleias Minke Do Norte

Uma divisa fina, cinza-clara e direcionada para a frente, chamada de marca de ombro, fica entre as barbatanas peitorais. Dois tons de cinza claro a esbranquiçados, chamados tórax e manchas de flanco, junte-se ventralmente na região médio-lateral, com o primeiro sendo o mais claro dos dois. As barbatanas peitorais são relativamente pequenas, com uma média de cerca de 73 cm de comprimento (máximo: 1,38 m).

Eles têm uma faixa branca e transversal em suas margens externas, que é a característica mais distintiva da espécie. Na maioria dos indivíduos (cerca de 94% no oeste do Pacífico Norte) é uma faixa branca clara, mas em uma minoria de casos (cerca de 6%) forma apenas uma faixa branca obscura; cerca de 29% dos indivíduos amostrados do Mar do Japão tinha esse tipo de banda. Eles possuem de 50 a 70 pregas ventrais finas, que se estendem por apenas 47% do comprimento do corpo, entre as mais curtas em relação ao comprimento do corpo entre os rorquais.

Os vergões de lado liso medem aproximadamente 2 m de largura e podem ter aproximadamente 3 m de largura. Eles são cinza claro ou branco ventralmente e são delimitados por cinza escuro. As placas de barbatanas, que numeram cerca de 230 a 360 pares e em média cerca de 20 por 10 cm são brancos cremosos com uma fina franja branca. Uma pequena porcentagem no Pacífico Norte ocidental (principalmente indivíduos maiores) tem uma fina faixa preta ao longo da margem externa.

Baleias Minke Anãs

A baleia minke anã tem proporções semelhantes à forma do norte, com uma barbatana dorsal vertical, em forma de gancho, que fixa em torno de dois terços o caminho ao longo das costas, que tem até 32 a 34 cm de altura. Tem 55 a 67 sulcos ventrais. Sua barbatana (18 a 20 cm de comprimento), é predominantemente branca, com até 45% das chapas posteriores sombreando de preto a cinza escuro ao longo de suas margens externas.

A forma anã tem a coloração mais complexa de qualquer baleia de barbatana. Campos e capas cinzas escuras se alternam com chamas, manchas e listras cinza-claro e branco. O campo espinal cinza escuro está acima de um campo ventral branco marfim. Este campo espinhal se estende até um campo de nuca, que separa um selim rostral cinza claro e um retalho de tórax cinza claro, triangular, geralmente para frente. O campo da nuca, por sua vez, se estende ainda mais abaixo em um remendo de garganta escuro, que desce até as pregas ventrais e se estende de volta para a frente das barbatanas peitorais.

Baleias Minke Anã Muito Próxima a Um Mergulhador
Baleias Minke Anã Muito Próxima a Um Mergulhador

Mais para trás o campo espinhal se estende para um campo escuro de tórax, que geralmente forma um triângulo invertido entre o patch do tórax e o patch de flanco cinza claro. Este remendo de flanco pode ser separado em um remendo de flanco anterior e posterior por um preenchimento de flanco escuro triangular ou mesmo ondulado. Finalmente, o campo do pedúnculo escuro cobre a porção posterior do pedúnculo caudal até as pontas do lado dorsal das barbas, que são brancas ventralmente e finamente delimitadas por cinza escuro.

As características mais proeminentes da baleia minke anã são as barbatanas brancas e as labaredas do ombro. O primeiro cobre os dois terços proximais da barbatana peitoral e continua ao longo de sua borda de ataque, enquanto o segundo se conecta ao retalho de tórax acima. Um remendo auxiliar oval escuro de tamanho variado (antes chamado de “flipper oval”) fica atrás da barbatana peitoral, parecendo freqüentemente se fundir com o remendo de barbatana distal cinza escuro, que ocupa o terço distal da nadadeira peitoral.

Este remendo auxiliar é muitas vezes completamente separado do tórax pelo branco da labareda do ombro e uma extensão vertical do campo ventral, mas também pode se ligar estreita ou amplamente a ele. Uma chama mandíbula geralmente cobre o terço posterior da mandíbula inferior direita, enquanto o lado esquerdo é normalmente cinza escuro. Da mesma forma, um clarão de olho branco geralmente está presente no lado direito, mas raramente no lado esquerdo.

O selim rostral também apresenta coloração assimétrica, estendendo-se mais para o lado direito do que para o lado esquerdo e tendo uma margem posterior direita mais bem definida; a esquerda, por sua vez, geralmente tem uma margem posterior difusa. Um labelo de pedúnculo branco se estende do campo ventral, sendo delimitado em cada lado por vértices caudais duplos cinza claro, que se estendem para baixo a partir do campo do pedúnculo e do flanco, respectivamente.

Uma linha cinza fina, de formato variado, chamada faixa da nuca (análogo ao “ombro”), se estende lateralmente pelas costas entre as barbatanas peitorais. Pode apontar para a frente, para trás ou formar uma linha reta; essa variabilidade pode ajudar a identificar baleias individuais. Um par de estrias cinza claro se estende posteriormente, muitas vezes curvando-se para a esquerda, a esquerda mais fortemente que a direita.

Ocasionalmente finas faixas auriculares podem estar presentes por trás da abertura do conduto auditivo, enquanto manchas escuras ou claras podem ocorrer ao longo dos flancos, bem como as chamadas listras de tigre (paralelas, escuras, geralmente listras verticais). As minkes anãs podem exibir cumes auxiliares em ambos os lados da crista central da tribuna.

Veja também

Alimentação do Cachorro Pinscher: O Que Eles Comem?

Enérgico, curioso e perspicaz, tem muita gente que considera o pinscher uma raça divertida. Sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *