Home / Animais / Top 10 Raças de Cachorros Mais Inteligentes do Mundo

Top 10 Raças de Cachorros Mais Inteligentes do Mundo

Os cachorros são animais muito inteligentes, que tratam as pessoas com amor e respeito na grande maioria dos casos. Dessa forma, os cães rapidamente se tornaram grandes amigos dos homens, sendo os animais mais próximos dos seres humanos. Boa parte dos motivos que ajudam a explicar tal fenômeno tem a ver com a capacidade de pensar do cão, que pode executar tarefas com incrível facilidade, a depender de como foi ensinado e de como a raça possui facilidade para aprender coisas novas.

O border collie, por exemplo, é para muitos o cachorro mais inteligente de todo o planeta. Esse cão aprende tarefas simples com incrível facilidade, podendo assimilar e reproduzir comportamentos de forma rápida.

Por isso essa raça é muito usada para competições de adestramento, embora não seja a única apta para tais exercícios. O poodle, por exemplo, também é uma raça de muita inteligência, que se coloca como uma das mais habilitadas de todo o mundo quando se trata de aprendizagem. Por outro lado, há raças que não se saem tão em sua rotina de aprender novidades, como é o caso de muitas outras. De qualquer forma, se você deseja saber mais sobre os cães mais inteligentes do mundo, veja tudo abaixo.

1 – Border Collie

Border Collie
Border Collie

O border collie é um cachorro de porte médio, mas que apresenta uma enorme inteligência. Assim, esse animal é considerado, pela maior parte dos especialistas, o mais esperto do planeta. Muito prestativo, o border collie é muito bom para ser treinado, seja qual for o objetivo do dono posteriormente.

Se você quiser ter um cachorro dessa raça em sua casa, saiba que ele será muito leal. Mas também gostará de brincar, então esteja disposto a levá-lo para passear com certa frequência, se possível em campos abertos.

2 – Poodle

Poodle
Poodle

O poodle é um cachorro geralmente pequeno, sendo considerado uma raça muito inteligente. Assim, o poodle está entre os cães mais espertos do mundo, tendo uma rápida capacidade de assimilação e tomada de decisão.

Além disso, o animal é muito amoroso e gosta de demonstrar afeto – por outro lado, também gosta de receber demonstrações de amor. O adestramento do poodle tende a ser muito divertido, já que o animal gosta do contato humano e gosta também de aprender truques novos. Por isso e por mais alguns outros motivos, o poodle é o segundo cachorro mais inteligente do mundo.

3 – Pastor Alemão

Pastor Alemão
Pastor Alemão

O pastor alemão pode ser confundido com o pastor belga, mas se tratam de duas raças distintas. Assim, o pastor alemão costuma ser bastante hábil quando se trata de aprender coisas novas, seja novas truques ou comandos.

O animal é bastante usado pelas forças de polícia, dos mais diferentes países, justamente por ser muito inteligente e lidar bem com as pessoas. Porém, saiba que o pastor alemão é leal e obediente, então, caso treinado para atacar ou até para matar, o animal fará isso sem hesitar. Tenha cuidado com exemplares de pastor alemão desconhecidos, pois o cão é forte.

4 – Doberman

Doberman
Doberman

O doberman é muito inteligente, mas o animal também pode ser muito amoroso com as pessoas. Portanto, ter um exemplar de doberman em casa é uma grande opção para quem deseja um cachorro alegre, divertido e que demonstre afeto facilmente.

O doberman ainda é muito veloz e ágil, então é usado com frequência para competições profissionais, já que se sai bem quando exigido nesse sentido. Essa raça ainda é usada para a guarda de pessoas ou ambientes, pois costuma ser bastante ligada ao território. Logo, além de tudo o doberman ainda pode dar mais segurança ao seu lar.

5 – Golden Retriever

Golden Retriever
Golden Retriever

O golden retriever é, por certo, um dos cães mais amados pelas pessoas. Muito conhecido por aparecer bastante no cinema, em filmes de todos os tipos, o golden retriever acaba sendo o desejo de diversas famílias.

O animal é tão amoroso que muitas vezes é usado como guia para cegos ou como companhia para crianças, pois gosta de caminhar e de se divertir. Ademais, o golden retriever ainda entende com bastante facilidade os comandos dados pelas pessoas, facilitando o processo de aprendizagem. Se você quer um animal realmente inteligente, além de muito fofo, adote um golden retriever.

6 – Pastor de Shetland

Pastor de Shetland
Pastor de Shetland

O pastor de shetland é um animal que possui alto nível de concentração, mas também se destaca pelo seu lado mais fofo. Isso porque o pastor de shetland é muito belo, com uma pelagem alta que agrada a muitos.

O cachorro gosta de estar perto das pessoas e não lida bem com a solidão, mas essa é uma questão simples de resolver: deixe-o sempre perto de alguém. Em termos de inteligência, há quem considere o pastor de shetland muito mais capacitado do que o poodle, por exemplo. Todavia, essa é uma discussão um pouco mais aprofundada.

7 – Labrador Retriever

Labrador Retriever
Labrador Retriever

O labrador retriever é bastante usado pelas forças policiais para farejar entorpecentes e outros produtos ilícitos. Esse fato ajuda a mostrar o quanto o animal é inteligente, mesmo que esteja penas na sétima posição. O labrador retriever ainda é uma raça para se ter em casa, já que o animal não exige tanto do dono.

8 – Papillon

Papillon
Papillon

O papillon é um cãozinho muito pequeno, mas também muito inteligente e capaz de assimilar o que acontece ao seu redor. A raça é conhecida por ser dócil, além de ter uma postura muito bonita e elegante. Esse é um cachorro que lida bem com o adestramento, então é uma grande alternativa para competições.

9 – Rottweiler

Rottweiler
Rottweiler

O rottweiler é muito famoso por ser bravo, mas o que muitos não sabem é que esse cachorro também pode ser muito inteligente. Sim, pois o rottweiler é um dos cães com maior habilidade para o aprendizado em todo o mundo. Sua capacidade de observar ao redor, por exemplo, é excelente.

10 – Boiadeiro-Australiano

Boiadeiro-Australiano
Boiadeiro-Australiano

O boiadeiro-australiano é também conhecido como heeler, sendo ideal para o pastoreio. Esse cachorro é rápido e entende bem os comandos dados pelas pessoas, o que o faz muito bom para atividades rurais. O boiadeiro-australiano ainda é forte e resistente, sendo capaz de defender o gado contra possíveis problemas.

Veja também

Ficha Técnica do Basset Hound: Peso, Altura e Tamanho

O Basset Hound é uma raça de cão conhecida por ser uma ótima companhia. São …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *