Home / Animais / O Que Acontece Se Quebrar o Casco da Tartaruga?

O Que Acontece Se Quebrar o Casco da Tartaruga?

Os répteis são muito especiais e despertam a curiosidade nas pessoas. Assim, lagartos, camaleões, crocodilos e outros exemplos ilustram bem como o ser humano pode gostar muito daquilo que é diferente. Porém, a tartaruga é um réptil que tem poucas semelhanças com os lagartos ou até mesmo os jacarés, por exemplo.

Muito dócil, o animal costuma ser ainda mais querido pelas pessoas, pois a relação é muito boa na grande maioria dos casos. Há quem tenha exemplares de tartarugas como animais domésticos, o que exige certa adaptação, mas também tende a ser algo incrível. No fim das contas, a verdade mesmo é que as tartarugas já fazem parte do dia a dia de muitos. Mas você saberia o que fazer caso a sua tartaruga fosse ferida? Sabe o que acontece com o animal se ele quebrar o casco por algum motivo?

Essas questões importantes para a saúde da tartaruga, mas que muitas vezes são esquecidas pelas pessoas. Mesmo quem não possui o animal pode ajudá-lo de alguma maneira, caso seja necessário. Porém, antes deve entender exatamente como se dá a anatomia do bicho. Portanto, veja abaixo mais detalhes sobre a parte física da tartaruga.

O Que Acontece Se Quebrar o Casco da Tartaruga?

O casco da tartaruga possui muitas funções, mas será possível ver isso logo adiante. Nesse primeiro momento, é importante apontar o que acontece quando o casco é quebrado. Logo de cara, saiba que o animal sentirá muita dor, pois o casco é o prolongamento do sistema ósseo da tartaruga. Assim, sem o casco – ou sem parte dele – a tartaruga não será capaz, sequer, de se movimentar bem.

Além disso, no casco também há alguns músculos interligados, o que torna ainda mais grave para o animal perder essa parte do corpo. Ao perder parte da proteção nas costas, o réptil provavelmente terá hemorragia e sangrará bastante. Se o veterinário não puder ajudar o mais rápido possível, pode ser que a tartaruga não seja capaz de aguentar e morra.

Em todo caso, como essa é uma parte muito sensível do corpo do animal, o melhor a fazer é entrar em contato com um profissional e pedir ajuda. O veterinário será capaz de analisar melhor como está a ferida, além de colocar a carapaça no lugar outra vez. Sim, pois o casco pode ser devolvido ao seu devido lugar, basta que seja feito um pequeno procedimento.

Devolvendo o Casco da Tartaruga

O casco da tartaruga é fundamental para ao animal e, sem ele, o réptil se torna muito mais propenso a morrer. Todavia, uma vez que o casco da tartaruga caiu por algum motivo, há métodos para recolocar essa carapaça no local. O tratamento é muito longo, então tenha paciência.

O veterinário fará uso de bactericidas por alguns dias, para impedir que haja infecção no local. Depois de algum tempo, o profissional colocará um curativo na tartaruga feito com resina. O curativo serve para impedir que o animal sofra ainda mais problemas na região já afetada. Depois de algum tempo, a tartaruga nem sentirá mais dores e poderá até mesmo nadar de forma livre, sem maiores preocupações.

Casco da Tartaruga
Casco da Tartaruga

Em casos um pouco mais graves, pode ser que o procedimento cirúrgico seja necessário. Mas isso apenas poderá ser decidido de forma correta pelo seu veterinário de confiança, já que apenas ele terá as informações e o conhecimento necessários para saber ao certo o que fazer. Você apenas deve entender que a tartaruga não morrerá de cara ao perder o casco ou parte dele, pois existem formas de fazer o tratamento e manter a saúde do animal. Entretanto, é preciso seguir à risca as ordens do profissional.

Função do Casco na Tartaruga

O casco tem uma função muito importante para a tartaruga. Isso porque essa parte do animal serve para a proteção do mesmo, fazendo com que o réptil possa se esconder caso atacado. Ou, ainda que não se esconda abaixo da carapaça, a tartaruga poderá ao menos ter uma parte do corpo mais resistente às mordidas de felinos, por exemplos.

O casco é feito de cálcio, parecido com o material existente nos ossos dos seres humanos. Assim, pense na carapaça como um amontoado de vários ossos, que funcionam para manter o réptil protegido – porém, o casco ainda é muito mais resistente do que um osso humano. Ademais, além da série de pequenos ossos que a tartaruga possui, há ainda alguns músculos no interior da carapaça.

Isso quer dizer que essa área realmente possui enorme importância para o animal, sendo, além da proteção, uma conexão entre todo o corpo da tartaruga. Por isso é tão importante que a tartaruga possa manter o casco forte e pronto para encarar qualquer tipo de predador, pois um casco saudável aumenta muito a chances de o animal não morrer quando livre na natureza.

Criando Uma Tartaruga

Criando Uma Tartaruga
Criando Uma Tartaruga

Criar uma tartaruga é permitido no Brasil, desde que você faça a compra em uma loja devidamente registrada. Evite comprar em locais que não conhece, pois há o risco de participar de uma cadeia de tráfico de animais. Assim, ao comprar em lojas confiáveis, você diminuirá o poder dos traficantes de animais silvestres.

Em todo caso, cuidar de uma tartaruga pode ser simples. Uma boa alternativa é o aquário, em que o animal terá espaço para nadar e também para se manter na terra, caso queira. No aquário, é importante trocar a água a cada dois dias, pois assim será possível manter um ambiente adequado para a tartaruga. Além disso, esse animal ainda deve ficar em um quarto com lâmpadas incandescentes próprias para os répteis – eles são animais de “sangue frio”, então precisam de cuidados especiais.

Tartarugas podem comer carcaças de peixes, além de vísceras de seres marinhos; em geral, as tartarugas também consomem milho, abóbora e algumas frutas. Varie os alimentos do seu animal e veja como ele reage, pois essa será a melhor forma de entender melhor a sua tartaruga. Todavia, apenas faça esses testes com os alimentos permitidos. Tomando as medidas corretas, você terá uma bela tartaruga como animal de estimação, podendo aproveitar ao máximo a companhia do réptil.

Veja também

Marreco de Topete: Características, Classificação Científica e Fotos

Conhecido como Marreco Pom Pom, também podemos ouvir falar no nome Marreco de Topete. É uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *