Home / Animais / Carrapato-Estrela: Curiosidades, Habitat, Doenças e Imagens

Carrapato-Estrela: Curiosidades, Habitat, Doenças e Imagens

A fauna do nosso mundo é extremamente grande, e é exatamente por isso que diversas espécies vivem em nosso planeta e nós não conhecemos nem mesmo 5% delas, o que não é nem culpa da população, mas sim da falta de ensino sobre esses animais.

Apesar disso, existem diversos seres muito pequenos que vivem nos mesmos ambientes que nós e nós nem sabemos, o que é extremamente trágico, pois os seres pequenos também possuem um impacto muito grande em nossas vidas, já que eles existem em grandes quantidades.

Assim, um grande exemplo é o carrapato, um animal que não tem grande destaque no dia a dia, mas ao mesmo tempo é extremamente importante para a sociedade, principalmente porque ele pode ter impactos negativos na vida das pessoas que são afetadas por esse animal.

Portanto, neste artigo falaremos especificamente sobre a espécie do carrapato estrela. Assim, continue lendo o artigo para saber quais são as curiosidades existentes sobre esse ser, qual seu nome científico e habitat, e principalmente, quais são as doenças que ele passa.

Curiosidades Sobre O Carrapato Estrela

As curiosidades podem ser um excelente meio de se aprender uma matéria nova, já que elas fazem parte de um estudo mais dinâmico e ao mesmo tempo são excelentes na hora de gravar um conteúdo de maneira mais precisa.

Por esse motivo, vamos falar agora algumas curiosidades específicas sobre o carrapato estrela para que você entenda ainda mais sobre essa espécie.

  • Esse carrapato possui esse nome principalmente por conta da sua cor e da posição de suas patas, o que é claramente uma metáfora para a aparência do animal;
  • Ele também é conhecido popularmente como carrapato pólvora e carrapato fogo;
  • Ele pode facilmente ser encontrado em áreas escuras e bem escondidas, já que esse é o habitat perfeito para esse animal;
  • O carrapato estrela pertence à classe Arachnida, ou seja, a mesma classe a qual as aranhas fazem parte;
  • Os ovos dessa espécie tendem a passar mais ou menos 70 dias na fase de incubação;
  • Apesar de parecer fofo de acordo com fotos, a verdade é que esse carrapato pode passar diversas doenças diferentes de acordo com o local em que ele está;
  • O acasalamento dessa espécie ocorre sempre na superfície do corpo do hospedeiro.

Portanto, essas são algumas curiosidades muito interessantes que podemos dizer com relação a esse animal não muito conhecido pelas pessoas. Você já sabia alguma dessas curiosidades ou descobriu todas agora com a gente?

Habitat Do Carrapato Estrela

É muito importante saber um pouco mais sobre onde esse animal vive, já que assim fica muito mais fácil evitar a presença do carrapato onde você estiver, principalmente quando você perceber que ele realmente pode ser muito prejudicial para a saúde.

Como já dissemos anteriormente, esse carrapato pode ser encontrado principalmente em locais escuros e afastados, já que são nessas condições que ele consegue crescer e se desenvolver, pois essas são justamente as condições presentes em seu habitat.

Porém, você deve estar se perguntando: mas quais são os locais onde ele pode ser encontrado geograficamente falando? Já que assim fica mais fácil fugir dessa espécie de maneira mais precisa, o que também é excelente para não tomar sustos caso ele apareça na sua casa.

Carrapato Estrela Andando na Pele
Carrapato Estrela Andando na Pele

Infelizmente, podemos dizer que o carrapato estrela é muito comum no Brasil, e é exatamente por isso que ele pode ser encontrado nas mais diversas localidades, principalmente em locais como o Norte e Nordeste do Brasil, já que essas são áreas mais quentes e possuem as condições perfeitas para que esse carrapato cresça.

Portanto, agora você já sabe exatamente em que tipo de habitat esse ser vivo passa o seu tempo.

Doença Passada Pelo Carrapato Estrela

Como já dissemos anteriormente, o carrapato pode ser um ser vivo responsável pela transmissão de diversas doenças, mas a verdade é que poucas pessoas sabem exatamente quais são as doenças que ele pode passar, e é por isso que precisamos ler algumas outras informações sobre ele, principalmente para que consigamos nos proteger dessas doenças.

Logo, vamos falar agora sobre a principal doença que o carrapato estrela pode transmitir! Fique de olho para que você possa se proteger caso o carrapato estrela seja encontrado em sua região.

  • Febre Maculosa Brasileira

    Febre Maculosa
    Febre Maculosa

Essa é a principal doença que vem a mente da maioria das pessoas quando falamos sobre carrapatos, isso porque ela é extremamente comum para esse carrapato (ou seja, é a doença mais passado por esse ser vivo) e também pode ser considerada extremamente perigosa.

Apesar de ser a principal doença passada por esse carrapato, a verdade é que a febre maculosa é considerada muito rara, já que existem menos de 15 mil casos por ano da enfermidade em nosso país. Ela é marcada por diversas erupções que aparecem na pele e dentre outros sintomas uma febre que pode ser fatal ao indivíduo.

Portanto, agora você já sabe muito bem qual é o causador da febre maculosa e também como isso pode afetar os indivíduos. Além disso, é importante estar sempre alerta aos sintomas que informamos caso você viva em regiões de risco, ou seja, locais nos quais o carrapato estrela existe em grande quantidade.

Nome Científico Do Carrapato Estrela

O nome científico de qualquer ser vivo é algo essencial para que a gente consiga especificar uma espécie e, principalmente, para que consigamos falar de acordo com a linguagem universal da ciência, já que esse é justamente o papel do nome científico.

Nesse caso, podemos dizer que o nome científico do carrapato estrela é Amblyomma cajennense, o que significa basicamente que o nome de seu gênero é Amblyomma e o nome da sua espécie é cajennense; isso porque o nome científico sempre é formado pela união do gênero com a espécie do animal.

Portanto, agora você já sabe exatamente qual é o nome científico do carrapato estrela! Viu como não é tão difícil assim aprender um pouco mais sobre a parte científica das nomenclaturas?

Gostou do artigo e quer aprender mais sobre outros seres vivos de nosso planeta? Leia também esta recomendação: Comportamento da Fuinha, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Veja também

King

Lista de Tipos e Espécies de Pinguins com Nomes, Fotos e Curiosidades

Adelie Nome científico: Pygoscelis adeliae Tamanho: 5,4 kg (m), 4,7 kg (f) Tipo de ninho: …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *