Home / Animais / Arara Verde ou Arara Militar: Características e Fotos

Arara Verde ou Arara Militar: Características e Fotos

Nas nossas grandes florestas encontramos uma variedade enorme de animais. Isso pode ser dito, biologicamente, que o Brasil é um país cheio de biodiversidade. Não importa a classificação ou ordem desse animal, é muito provável que você o encontre por aqui. Alguns desses animais são considerados muito especiais para nós brasileiros.

São eles normalmente aqueles animais que representam o país, ou os que só podem em maioria ser visto aqui. Como primeiro exemplo, temos as araras. Elas são há muito vistas como símbolo brasileiro. Principalmente pelo seu comportamento sempre alegre e suas cores vibrantes e chamativas.

Existem algumas espécies de araras que, felizmente, são todas encontradas no Brasil. Uma delas é a arara verde, mais popularmente chamada de arara militar. E no post de hoje vamos falar mais sobre ela, suas características gerais e muito mais. Tudo isso com fotos para você conhecer mais sobre ela.

Arara Verde ou Militar e Suas Características Físicas

A arara verde, também conhecida como arara militar, foi descoberta em 1766. Seu nome científico é Ara militaris, por isso que saiu o nome popular de arara militar. Diferente do que muitos acham, não é uma única espécie, e é dividida em três: a Ara militaris militaris (a mais conhecida); Ara militaris mexicana e a Ara militaris boliviana.

Como os próprios nomes já podem dizer as duas últimas são encontradas no México e na Bolívia. Enquanto que a primeira é vista aqui no Brasil. Essa espécie selvagem é considerada de porte médio das aves, medindo entre 70 e 80 centímetros de comprimento, e pesando até 2,5 quilogramas. A militaris militaris é a menor, e a mexicana a maior. O tamanho e a coloração são as únicas diferenças entre as três subespécies.

Uma confusão que acontece, é a Ara militaris ser confundida com a Ara ambiguus, que popularmente é chamada de Arara Militar Grande, devido a semelhança entre as duas. Suas asas são longas e muito bonitas, podendo medir até 30 centímetros. São predominantemente de coloração verde, mas possuem uma mancha vermelha na parte frontal. Sua face também é branca com algumas linhas bem finas pretas.

Seus olhos são amarelos, e o bico que é bem duro e curvado, próprio para sua alimentação, tem a coloração de cinza escuro. Suas asas são verde com vermelho ou azul com vermelho, assim como sua cauda.

Arara Verde/Militar e Seu Habitat e Nicho Ecológico

O habitat de um organismo é caracterizado por onde ele vive, onde é encontrado. No caso da arara militar, ela é própria do Brasil, México e Bolívia, mas podem ser encontradas em menores quantidades em outros países americanos. Preferem flores áridas ou subtropicais, e não passam de locais que tenham altitude mais alta que 2.600 metros ou mais baixa que 600 metros. Esse é um valor que é mais alto que a maioria das outras espécies de araras.
Mas em alguns períodos, essas araras descem para áreas mais baixa, onde se alimentam nas florestas mais úmidas. Infelizmente, a arara militar está na lista vermelha da IUCN, dada como espécie vulnerável. O maior motivo que a população dessas araras vem diminuindo nos últimos 50 anos são dois: o comércio ilegal de aves selvagens e o desmatamento e destruição de seu habitat natural.

Arara Militar Voando
Arara Militar Voando
Quando falamos do nicho ecológico de um ser vivo, constamos todas as ações e coisas que ele faz no dia durante toda a sua vida. As araras de forma geral, são muito barulhentas, seu som parecido com o KRAAAK, bem alto e escandaloso. É possível reconhecer que há uma arara por perto mesmo sem a ver.
Elas vivem em bandos grandes, e gostam de passar o tempo nas copas das árvores, gritando e brincando fazendo cambalhotas nos galhos. As araras militares também são capazes de imitar sons de outros animais, incluindo pequenas frases e palavras do ser humano. Na natureza, esses animais podem viver por até 60 anos, e em cativeiro chegar aos 70.
A alimentação da arara militar é parecida com a das outras araras. Consiste em sementes, nozes, frutas e semelhantes, sempre uma dieta herbívora. Para conseguir quebrar sementes e nozes que seu bico é curvado e bem duro. Outra questão importante é quanto ao arara lambe. São montes de argila nas margens de rios. Elas voam até lá de madrugada para se alimentar dessa argila, que tem um composto capaz de desintoxicar todos os venenos que podem ser encontrados nas sementes e outros alimentos da dieta delas.

Arara Militar Comendo
Arara Militar Comendo
A reprodução dessas araras varia de espécie para espécie. A militaris militaris vai de janeiro a março, a mexicana de abril até julho e a boliviana entre novembro e dezembro. Esses animais são monogâmicos e costumam ficar com seu parceiro até a morte. De madrugada, deixam seu bando e saem em pares para a alimentação, e durante pernoite para a nidificação. Depois da fecundação, a fêmea colocada 1 ou 2 ovos, e os incuba sozinha por 26 dias.
Caso você decida ter uma arara militar, sempre se certifique que ela era criada em cativeiro. Essas são legalmente permitidas de serem adotadas ou compradas, pois não poderiam ser devolvidas a natureza. O valor dela varia entre 800 e 1000 reais. Tenha certeza que o local é válido, pois caso pegue uma da natureza, estará ajudando com sua extinção. Também certifique se será capaz de cuida-la da forma correta e do melhor jeito possível.

Fotos da Arara Verde/Militar

 

Esperamos que o post tenha te ajudado a aprender mais sobre a arara verde e suas características. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em responde-las. Leia mais sobre espécies de araras e outros assuntos de biologia aqui no site!

 

 

Veja também

Tudo Sobre o Guepardo: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo o que se disser sobre os guepardos ou Acinonyx jubatus (seu nome científico), como …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *