Home / Animais / Quais São Os Predadores do Tuco-Tuco e Seus Inimigos Naturais?

Quais São Os Predadores do Tuco-Tuco e Seus Inimigos Naturais?

A natureza é algo extremamente complexo e difícil de se entender, além de ser também instável dependendo do ponto de vista. Podemos dizer isso porque os animais que estão presentes nela se relacionam de diversas maneiras diferentes, o que pode acabar fazendo com que fique mais difícil de se estudar tudo.

Quando paramos para pensar na cadeia alimentar, percebemos alguns fenômenos muito interessantes e também paramos para analisar de maneira mais profunda como os animais se relacionam de maneira geral.

Nesse caso, o tuco tuco é um animal muito interessante, já que ele não é predador de muitos animais mas ao mesmo tempo possui muitas presas no local em que ele vive, o que é muito comum principalmente por conta de seu tamanho.

Por esse motivo, neste artigo vamos estudar e falar um pouco mais sobre os predadores e os inimigos naturais do tuco tuco, um roedor muito fofo presente na porção Sul do Brasil. Assim, continue lendo para entender exatamente quais são esses animais que ameaçam a existência dessa espécie.

Coruja Buraqueira

Esse animal é conhecido cientificamente pelo nome de Athene cunicularia, e se trata basicamente da coruja mais famosa do Brasil, e também mais presente em nosso território, existente em grandes quantidades.

A expectativa de vida dessa coruja é de até 9 anos dependendo do tipo de ambiente natural em que ela está inserida, e por isso ela pode até mesmo viver mais caso esteja em cativeiro, por exemplo.

Ela recebe esse nome justamente porque costuma fazer buracos na terra para conseguir se esconder e até mesmo se alimentar e se locomover dependendo da época do ano que está sendo levada em consideração.

Além de tudo isso, podemos dizer também que essa coruja é muito conhecida em nosso país e por isso pode ser considerada uma das espécies típicas da fauna brasileira, o que claramente demonstra a enorme importância que ela possui em nosso território.

No quesito alimentação a coruja buraqueira se alimenta principalmente de insetos de pequeno porte, anfíbios, répteis, pequenos pássaros e também roedores de pequeno porte, o que explica justamente o motivo do tuco tuco ser um alvo dessa espécie.

Portanto, agora você já sabe qual é a relação que esses dois animais possuem e também com certeza entende um pouco mais sobre a coruja buraqueira de maneira mais específica, viu como a natureza pode ser complexa mas ao mesmo tempo muito interessante de se entender?

Graxaim

Engana-se quem pensa que a coruja buraqueira é a única predadora do tuco tuco, já que na verdade existem outros animais que também predam esse animal, como por exemplo o graxaim.

O graxaim é na verdade um tipo de raposa que pode ser encontrada em alguns locais da América do Sul, como por exemplo o Paraguai, a Argentina, o Uruguai, e é claro, o Brasil.

Esse é um animal de médio a grande porte, já que ele pode chegar a medir até 1 metro de comprimento, o que é um tamanho muito maior do que o do tuco tuco, pelo menos da grande maioria dos exemplares.

Esse animal também pode ser chamado de graxaim do corpo e sorro, sendo que o segundo nome é derivado da formo como ele é conhecido na língua espanhola – zorro.

Apesar de estar presente em outros países, é importante sabermos que no Paraná o graxaim está praticamente desaparecendo com o passar do tempo, o que é muito nocivo para a diversidade da fauna como um todo.

Por fim, esse é um animal carnívoro que se alimenta de animais de pequeno porte, e dentre estes animais podemos citar o graxaim.

Jararaca da Praia

A palavra “jararaca” é muitas vezes utilizada no Português como uma forma de xingamento, mas a grande verdade é que muitas pessoas nem fazem ideia do que seria uma jararaca; ou seja, de qual tipo de animal estamos falando quando falamos de jararacas.

Nesse caso, a verdade é que jararacas são espécies de cobras, o que significa basicamente que existem também algumas cobras que são predadoras do tuco tuco.

A jararaca da praia pode ser encontradas nas regiões de praia da porção Sul do país, e ela também pode ser conhecida de maneira popular como jararaca lagartixeira e jararaca das dunas.

Jararaca da Praia
Jararaca da Praia

O principal alimento dessa espécie de jararaca de muitas outras espécies desse animal são os pequenos anfíbios, mas o tuco tuco não escapa desse animal também por conta do quesito velocidade, já que a jararaca pode ser bem mais rápida e também atacar de surpresa.

Assim, agora você já sabe que esses dois animais habitam o mesmo local e por isso a jararaca lagartixeira é um dos predadores do tuco tuco, mesmo que ela não pareça tão agressiva quanto outras cobras que podemos encontrar na natureza.

Ser Humano

Já mostramos ao longo do artigo diversos animais que são predadores do tuco tuco. É normal que sabendo um pouco mais sobre esse animal nós sintamos um certo remorso ao saber que ele possui predadores, mas a grande verdade é que tudo isso faz parte do funcionamento da natureza, da cadeia alimentar natural.

Porém, existe um predador não natural que acaba com as populações animais muito mais do que qualquer outro predador natural: o ser humano.

O ser humano por meio do crescimento cada vez mais acelerado e irresponsável dos centros urbanos, e por meio de atividades como caça ilegal e poluição, vem se tornando um dos maiores predadores de todas as espécies animais, e consequentemente pode fazer com que elas sejam extintas.

Ser Humano
Ser Humano

Dessa forma, é sempre importante termos consciência de que na verdade o ser humano é o real vilão da história. Isso porque o tuco tuco possui predadores mas também é predador de alguma espécie; enquanto isso o ser humano apenas preda de maneira irresponsável.

Portanto, esses são os principais predadores do tuco tuco de que se tem conhecimento nos dias de hoje! Você já conhecia esses animais tão interessantes do Sul?

Leia ainda mais informações de muita qualidade sobre diversos assuntos de Ecologia aqui. Confira agora mesmo: Onde os Tucanos Dormem? Qual Horário Eles Descansam?

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *