Home / Animais / Pelicano-Cinzento: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

Pelicano-Cinzento: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

O pelicano-cinzento é um animal peculiar que vive amplamente disperso por toda a África subsaariana. Ele frequenta uma variedade de habitats aquáticos, como lagos, represas, rios e lagoas.

Esse lindo exemplar da espécie prefere se alimentar:

  • Em áreas tranquilas onde a água é rasa;
  • A vegetação é abundante;
  • Os peixes se apresentam em maior quantidade.

Os pelicanos-cinzentos sempre são encontrados perto da água e se movem em resposta às mudanças nas condições que se encontram.

Já deu para perceber como esse animal é interessante, não? Que tal conhecer um pouco mais sobre ele? Acompanhe o artigo abaixo.

Um Pouco Sobre o Pelicano-Cinzento

Uma das menores das oito espécies de pelicanos, os pelicanos-cinzentos são pássaros sociais. Eles pousam juntos à noite e se aninham em pequenos grupos ou em colônias maiores de até 500 pares.

Em geral, se mostram bem ativos durante o dia, pois fazem várias atividades em poucas horas. Podem ser vistos tomando banho e se arrumando na companhia de outros pelicanos da mesma espécie também.

No entanto, quando se trata de pescar, esse animal peculiar prefere executar a tarefa estando sozinho. Essa é uma característica bastante particular, já que o pelicano-cinzento pesca isoladamente ou em grupos muito pequenos. Isso ocorre geralmente de manhã e à noite e, às vezes, à luz da lua.

Pelicano Cinzento

O seu método de caça não é nada mais do que mergulhar e recolher o alimento com seu bico. Quando o exemplar da espécie vê um peixe, acaba retraindo a cabeça e o pescoço para as costas. Em seguida, se aproxima de seu alvo lenta e firmemente. Com um golpe repentino do bico, o pelicano-cinzento mergulha a cabeça e se afasta para o lado, levando a sua presa e também água para sua grande bolsa gular. Essa bolsa também é conhecida como bolsa de garganta expansível.

As chances de um peixe escapar, uma vez preso na bolsa de um pelicano, são praticamente nulas. Essa espécie levanta o seu bico para o alto, apontando para o céu. Assim, engole instantaneamente o seu alimento enquanto a água escorre da bolsa. É dessa forma que o seu o café da manhã/almoço/jantar é servido.

Algumas das Particularidades Desse Tipo de Pelicano

Os pelicanos-cinzentos fazem jus ao seu nome? Eles realmente têm a coloração cinzenta? Certamente que a resposta é sim.

À medida que esses pássaros envelhecem, suas costas, barriga e demais partes do corpo assumem um tom acinzentado. Tanto por isso que eles nunca serão confundidos com flamingos. De fato, tais animais nunca serão confundidos com nenhum outro pássaro que não seja um pelicano, por causa dos bicos e cor exclusivas.

Todos os pelicanos, incluindo essa espécie, têm bicos longos com bolsas gulares que podem conter até três litros de água. Isso chega a ser aproximadamente três vezes a capacidade do estômago do animal.

O bico do pelicano é uma adaptação física que permite uma pesca bem-sucedida e também é útil ao alimentar os pequenos filhotes. Os exemplares da espécie, quando adultos, podem abrir suas “bocas” e gargantas o suficiente para que um filhotinho se encaixe no pescoço e na cabeça por inteiro! Isso contribui para uma alimentação completamente eficiente.

A Reprodução do Animal

Os pelicanos-cinzentos se reproduzem o ano todo. Assim, as fêmeas da mesma colônia de nidificação tendem a botar seus ovos quase ao mesmo tempo.

Os pares dessa espécie de pelicano se reúnem 10 dias antes da fêmea botar seu primeiro ovo e se separam quando a época de reprodução termina. A fêmea aceita seu companheiro permanecer no local do ninho por algum tempo. Ela se senta na árvore que foi escolhida enquanto o macho sai e reúne todos os materiais para construir um ninho simples, talvez forrado com algas ou outro material macio.

Com até 500 pares aninhados, os locais de reprodução podem ficar, por vezes, bastante lotados. Dessa forma, os ninhos podem acabar se tocando. Ninhos, como os casais do pelicano-cinzento, geralmente não duram além da estação de procriação.

As fêmeas depositam de dois a três ovos por vez e os dois pais compartilham o trabalho de incubá-los pelos próximos 30 dias. Eles se revezam sentados nos ovos por um período indeterminado. Pode ser menos de três horas ou até três dias.

Após cerca de um mês, os ovos eclodem na ordem em que foram postos. Quando um ovo começa a “lascar”, leva aproximadamente 24 horas para o filhote realmente chocar. Normalmente, apenas um filhote sobrevive. Isso porque ocorre uma grande incidência de agressão entre irmãos nos primeiros dias.

Os pais criam seus filhotes bem perto, alimentando-os por cerca de 30 vezes por dia durante a primeira semana. Entretanto, os pelicanos acabam cortando a alimentação e se afastando da ninhada nas semanas seguintes.

Em geral, de uma forma ou de outra, continuam cuidando dos pequenos por 3 a 4 meses. Os filhotes dessa espécie crescem rapidamente e aprendem a voar após 10 a 12 semanas.

O Que o Pelicano-Cinzento Come

O momento mais perigoso da vida de um pelicano desses é logo após a eclosão. Geralmente, dois filhotes eclodem dentro de 2 a 3 dias um do outro, mas apenas um sobrevive porque os mais velhos forçam os mais jovens a ficar na beira do ninho e o atacam.

Alimentação do Pelicano

O filhote mais jovem pode morrer por conta de feridas, fome ou de cair do ninho. Uma vez no solo, é fácil virar alimento de predadores como leões, leopardos, hienas, e possivelmente, de alguns tipos de lagartos. Os pelicanos-cinzentos adultos têm muito menos probabilidade de serem caçados porque podem se defender com seus bicos ou voar para longe.

Conservação da Espécie

Esses animais estão espalhados por uma faixa territorial extremamente grande. Eles são considerados uma espécie de “menor preocupação” pelas organizações protetoras de animais.

No entanto, em diferentes partes onde pode ser visto, o pelicano enfrenta muitas ameaças como:

  • Perda de habitat devido à drenagem de áreas úmidas para cultivo;
  • Distúrbios de habitat devido ao desenvolvimento humano em curso na área;
  • Perda de árvores de nidificação devido à atividade madeireira.

O mais importante à respeito da conservação do pelicano-cinzento ou de qualquer outro animal, é a não intervenção destrutiva humana.

Veja também

História da Harpia e Origem do Animal

Você já ouviu falar da harpia ? Pois bem, essa ave é o mesmo conhecido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *