Home / Animais / Bicho-Preguiça Não Bebe Água? Como Ele Faz Para Sobreviver?

Bicho-Preguiça Não Bebe Água? Como Ele Faz Para Sobreviver?

O bicho-preguiça, também chamado comumente apenas de preguiça, é um animal extremamente curioso, já que o mesmo é considerado o mamífero mais lento que existe no Planeta Terra, com movimentos extremamente lentos, dando origem ao seu nome no Brasil de bicho-preguiça.

O bicho-preguiça é um animal que passa a maior parte de seu tempo empoleirado nas árvores, já que suas garras, que chegam a medir incríveis 9 centímetros, não possibilitam que esse animal possa andar de forma plausível no solo, por isso os mesmos preferem a movimentação pelos galhos de árvores.

Atualmente, existe cerca de 6 espécies de bichos-preguiças existindo na natureza, onde seus habitats naturais fazem parte exclusivamente da América Central e a América do Sul, mas muitos zoológicos e florestas ao redor do mundo possuem exemplares de preguiças, seja na Eurásia, na Austrália ou na América do Norte.

Um bicho-preguiça possui a mesma estatura de um cachorro de porte médio, atingindo cerca de 68 centímetros de altura e pesando cerca de 7-9 kg, e as mesmas são animais herbívoros, que se alimentam exclusivamente de folhas, talos e frutos de todos os tipos.

Uma preguiça selvagem vive por cerca de 20 a 30 anos, enquanto as preguiças criadas em cativeiros podem passar até mesmo dos 40 anos de idade.

Bicho-Preguiça Não Bebe Água?

Muitas pessoas acreditam que o bicho-preguiça não bebe água pelo fato de que é muito raro ver as preguiças fazendo tal atividade, mas é importante saber que o bicho-preguiça toma água, pois é impossível para um mamífero viver sem ingerir água.

Um camelo por exemplo, que é outro mamífero, apesar de viver dias sem tomar água por dias, quando o fazem, bebem cerca de 120 litros de água em um tempo de 15 minutos, e essa quantidade e o suficiente para que os mesmos passem até uma semana sem beber água e debaixo do sol inclemente dos desertos africanos.

De qualquer forma, apesar de não ser muito fácil e até mesmo raro ver um bicho-preguiça bebericando água de um rio, pesquisadores asseguram que o bicho-preguiça, quando está com muita sede, vai direto na beira de um rio ou até mesmo se dependuram em galhos ao ponto de encostarem apenas seus focinhos na água e então puxá-la com suas línguas.

Bicho-Preguiça na Grama
Bicho-Preguiça na Grama

Talvez o que mais chame atenção para o fato de parecer que o bicho-preguiça não tome água como os outros animais, se dá através da alimentação que esses mamíferos possuem, onde muitos alimentos que eles ingerem é muito rico em água, o que pode excluir o fato de ter a necessidade de tomar a água de rios e córregos.

Como o Bicho-Preguiça Sobrevive Sem Tomar Água?

O bicho-preguiça é um mamífero que toma menos água do que qualquer outro animal dos habitats do qual faz parte, como a Floresta Amazônica, o Cerrado ou o Pantanal.

É comum ver onças, jaguatiricas, tatus, antas, tamanduás, capivaras e outros animais na beira de rios ingerindo água diretamente da fonte, mas isso não ocorre comumente com o bicho-preguiça.

O fato do bicho-preguiça não tomar tanta água como outros animais está no fato de que esses animais evitam o máximo que podem de andarem em solo e assim de esgueirar nos leitos e beiradas de riachos, e isso não ocorre porque eles são animais preguiçosos, mas porque isso os deixa muito vulneráveis a ataques de inúmeros predadores que amam comer os bichos-preguiças, pois são presas fáceis quando estão no solo.

Ou seja, o bicho-preguiça precisou se adaptar a novas formas de encontrar água para sobreviver sem ter que descer ao solo e ficar alheio a ataques de onças e outros felinos ágeis, e é por isso que é muito mais comum observar um bicho-preguiça tomando água das copas e da água das chuvas acumuladas nas folhas das árvores.

Bicho-Preguiça Absorve o Líquido Contido em Plantas e Frutos

Outro fator que torna raro o fato dos bichos-preguiças estarem presentes sobre as beiras de rios e lagos para beber água está na aptidão que as mesmas possuem em absorver água de todos os alimentos que elas consomem.

Como as preguiças vivem em ambientes de mata fechada, as mesmas sempre estão se hidratando através das folhas e frutos que ela consome diariamente, evitando assim a necessidade de descer ao solo para beber litros de água.

Isso não significa que um bicho-preguiça nunca irá beber a água de um rio, por exemplo, mas essa alimentação e hidratação que elas tiram de seus consumíveis, torna muito mais raro a ação de tomar água diretamente de poças.

Bicho-Preguiça Abraçado na Árvore
Bicho-Preguiça Abraçado na Árvore

Na maioria das vezes, um bicho-preguiça apenas se arrisca indo para os rios caminhando pelo solo quando seus filhotes que não conseguem tirar água o suficiente dos alimentos e assim precisam tomar água para poder sobreviver.

E apesar de todo mistério envolvido no fato das preguiças não tomarem água com tanta frequência, é muito comum ver preguiças se banhando, e acredita-se que as mesmas aproveitam para ingerirem água o suficiente para passarem alguns dias sem a necessidade de consumi-la.

Alimentação e Hidratação do Bicho-Preguiça

Como foi visto anteriormente, o bicho-preguiça é um animal herbívoro que come todo tipo de talos, plantas e frutos disponíveis, mas geralmente esses animais vivem em locais com muitos alimentos, por isso passam a ter determinadas preferências, ingerindo folhas grandes de árvores como a imbaúba, tatajuba e figueiras.

Outro aspecto interessante do comportamento alimentar do bicho-preguiça é ver que os mesmos lambem muitas folhas para tomar a água do orvalho que ficam presentes depois do amanhecer, assim como as preguiças também tomam a água das copas e de groselhas que acumulam muita água e até se tornam lar de muitos insetos, como filhotes de rãs e pererecas.

Bicho-Preguiça se Alimentando
Bicho-Preguiça se Alimentando

Gostou de post sobre esse animal ímpar que é o bicho-preguiça? Que tal conferir outros links para aprender ainda mais sobre esse animal exuberante e lindo?

Veja também

Tudo Sobre a Raça de Cachorro Pug: Características e Fotos

Tudo o que podemos falar sobre a raça de cachorro pug é que ela é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *