Home / Animais / Reprodução do Schnauzer: Filhotes e Período de Gestação

Reprodução do Schnauzer: Filhotes e Período de Gestação

Os cachorros podem ser de raças muito diferentes e, por mais que as pessoas nem sempre considerem isso antes de realizar a adoção, é fundamental entender como as características dessa raça poderão alterar o funcionamento do seu lar. Assim, entender um pouco mais sobre a espécie do animal que se deseja adotar é muito importante.

No caso do schnauzer, por exemplo, a raça possui origem na Alemanha e pode ter a versão miniatura ou a versão normal, de porte médio. Em ambos os casos, há muitas semelhanças entre o modo de vida e acaba por ser bastante fácil cuidar de um cão schnauzer. Porém, você já sabe tudo sobre a reprodução do schnauzer? Se não, saiba que essa é uma parte também central no momento da adoção.

Pois, ainda que você não tenha desejo por fazer com que o animal se reproduza, isso pode acontecer – e se acontecer, conhecer mais sobre a raça será essencial. Quantos filhotes o schnauzer pode dar? A gestação demora? Quais procedimentos tomar para evitar problemas? Todas essas são questões que aparecem sobre a mesa no momento reprodutivo. Portanto, se você quer conhecer mais sobre o schnauzer, veja tudo sobre a gestação do animal logo abaixo.

Quanto Tempo Leva a Gestação do Schnauzer?

O schnauzer é um animal pequeno, mesmo quando nos maiores exemplares – há a versão miniatura, média e grande desse cão. Portanto, era de se esperar uma fase de gestação menor. Pois é exatamente isso que acontece, com a raça levando de 60 a 70 dias para gerar os filhotes.

Assim, é bastante simples prever quando a fêmea schnauzer dará à luz aos seus filhotes. Esse tipo de informação ajuda muito em questões de planejamento, pois dessa forma é possível estabelecer um contato com o veterinário para realizar todo o acompanhamento preciso. Pode haver diferença de tempo entre as maturidades sexuais do schnauzer miniatura, médio e grande.

Filhotes de Schnauzer
Filhotes de Schnauzer

Enquanto a versão miniatura do animal começa a poder reproduzir a partir dos 6 meses, o schnauzer grande pode demorar até 2 anos para desenvolver todas as questões relacionadas ao seu aparelho reprodutor. É muito importante ter isso em mente antes de permitir o cruzamento, pois, caso a fêmea se relacione antes do tempo previsto, poderá sofrer uma série de lesões pelo corpo, além de possíveis desarranjos emocionais. Assim, espere um pouco além do tempo recomendado para permitir a reprodução.

Quantos Filhotes Nascem na Reprodução do Schnauzer?

Muitos donos querem saber quantos filhotes serão gerados pelo seu exemplar de schnauzer, o que é um questionamento importante para efeitos de planejamento. Em geral, o mais natural é que uma fêmea de schnauzer tenha de 3 a 10 filhos por ciclo reprodutivo. Esse animal costuma ser capaz de reproduzir uma vez a cada 8 ou 10 meses, embora não seja o mais apropriado.

Porém, apesar de o número médio de filhotes por reprodução ficar entre 3 e 10, há alguns pontos que podem mudar tudo para o schnauzer. No caso, o tamanho volta a ser um diferencial quando se trata do número de filhotes gerados. Uma versão miniatura costuma ter até 5 filhotes por vez, enquanto o schnauzer de tamanho médio pode chegar aos 6. Já o maior de todos, o chamado schnauzer grande, pode ter até 10 filhotes de uma única vez.

Reprodução do Schnauzer
Reprodução do Schnauzer

A saúde do cachorro, além do equilíbrio emocional propiciado por um ambiente de qualidade, são fatores essenciais para a alteração do número de filhotes. Cães mal nutridos ou desgastados emocionalmente tendem a gerar menos filhotes por vez, além de aumentar a chance de morte ainda no ventre da mãe. Assim, o melhor dos cenários é cuidar bem do seu schnauzer, de forma a evitar possíveis problemas para o animal e também para você.

Como Saber Quando a Fêmea Schnauzer Está Grávida?

A fêmea schnauzer pode dar muitos sinais de que está grávida, então é importante ter atenção e saber ler esses indicativos. Nas primeiras três semanas de vida do animal, de qualquer forma, será complicado saber se há a gravidez, já que o cenário é de uma cadela ainda agitada, sem demonstrar grandes sinais.

Porém, para ter uma ideia inicial de que a fêmea schnauzer está prestes a engravidar, o aumento do apetite por parte do animal é algo fundamental. Isso porque a cadela passará a comer muito mais quando grávida, já que necessitará de mais nutrientes para se manter forte o bastante. Como consequência disso, a fêmea passará a ganhar peso com o tempo.

Outro sinal claro de que a schnauzer está com filhotes se desenvolvendo em seu interior é o crescimento dos mamilos, além da possibilidade de o animal ficar mais carinhoso. Porém, saiba que tudo isso também pode se tratar de uma falsa gravidez, então não se precipite nas decisões, mas mantenha a atenção para os sinais e esteja pronto para agir ou acionar o veterinário de confiança.

Schnauzer: Como se Comporta?

Analisar o comportamento das raças de cães é algo sempre interessante, pois ajuda a entender a forma como esses animais se relacionam com as pessoas. No caso do schnauzer, o cão costuma ser muito brincalhão, além de fiel e sociável. O trato do animal com as pessoas, a princípio, tende a ser muito bom.

Já com outros animais, é possível que o schnauzer apresente alguns problemas de relacionamento, sobretudo quando recebe outros animais em seu território. Treinar um schnauzer não costuma ser tão complicado, já que a inteligência é um dos atributos positivos da raça. Tudo isso ajuda a mostra o quanto a raça pode se dar bem com as pessoas, principalmente quando bem treinada desde filhote. Além disso, o schnauzer pode ter muitos tamanhos diferentes, o que faz com que esse animal possa ser capaz de se encaixar nos mais diferentes tipos de família.

Casas, apartamentos, sítios ou quaisquer outros lugares podem adotar muito bem o schnauzer, já que o tamanho do animal é variável. Por esse motivo, tem sido muito comum observar o crescimento no número de filhotes da raça adotados por famílias. Se você deseja um cachorro alegre, brincalhão, fiel e capaz de se adaptar ao seu modo de vida, escolha o schnauzer.

Veja também

Comportamento do Marisco, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Por definição, mariscos ou frutos do mar seriam algumas espécies de moluscos ou crustáceos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *