Home / Animais / Barata Morde? O Que Fazer Se Uma Barata Te Morder?

Barata Morde? O Que Fazer Se Uma Barata Te Morder?

Baratas são onívoros que comem plantas e carne. De fato, as baratas comem quase qualquer coisa que se encontre em seu caminho (plantas, carne, lixo, etc.). É pouco provável que as baratas mordam seres humanos vivos, exceto talvez em casos de infestações extremas em que a população de baratas seja grande, especialmente quando a comida se torna limitada. Na maioria das situações, as baratas não mordem os seres humanos se houver outras fontes de alimentos, como latas de lixo ou alimentos expostos.

Baratas foram registradas por comer carne humana, tanto dos vivos quanto dos mortos, embora sejam mais propensos a morder unhas, cílios, pés e mãos. As picadas podem causar irritação, lesões e inchaço. Alguns sofreram infecções menores por feridas.Comparado aos mosquitos, no entanto, as picadas de barata raramente ocorrem. E como essas baratas imundas são insetos noturnos , é inevitável que sejamos alvos fáceis durante o sono se eles decidirem provar seu gosto.

Foto de uma Barata
Foto de uma Barata

Infestação de Baratas

Quando os números de baratas são deixados sem controle, a população pode superar as fontes alimentares normais. Uma vez que a comida se torna limitada, as baratas serão forçadas a procurar mais e em coisas que normalmente não consumiriam. Normalmente, o controle de pragas seria contatado antes que as populações atingissem esses níveis.

Os casos mais graves de baratas mordendo seres humanos foram em navios. Foi documentado que algumas baratas em navios marítimos se tornaram tão numerosas que roeram a pele e as unhas dos que estavam a bordo. Alguns marinheiros até relataram usar luvas para que as baratas não pudessem morder os dedos.

Entre as muitas espécies de baratas, destacam-se a barata americana, Periplaneta americana e a Periplaneta australasia, que são as mais propensas a morder seres humanos em navios. As baratas alemãs também são conhecidas por morder seres humanos.  Todos sabemos que as baratas são naturalmente tímidas e evasivas. Eles fogem ao primeiro sinal da presença humana. Na verdade, eles são mais ativos no escuro e se escondem sempre que você decide acender as luzes.

Barata Morde?

Assim como os percevejos, as baratas mordem áreas específicas. A praga não morde em qualquer lugar, mas há partes do corpo em que você deve estar atento. As partes do corpo alvo das baratas são a boca, os dedos, o rosto e as mãos. Esses locais costumam ser usados ​​para comer, e os resíduos encontrados nessas áreas são os que atraem a praga e é por isso que eles mordem. As migalhas de comida encontradas em todo o corpo serão a razão pela qual você terá mordidas de baratas. Se você não lavar o rosto, as mãos, a boca e os dedos, pode ser vítima de baratas. É melhor fazer higiene pessoal antes de ir para a cama para evitar mordidas de baratas. Mas, se você não quiser experimentar nenhum inconveniente, livre-se das pragas.

Baratas no Corpo de uma Mulher
Baratas no Corpo de uma Mulher

O Que Fazer Se Uma Barata Te Morder?

Se uma barata te morder, a área circundante da parte picada vai aparecer inchada com a mesma vermelhidão que a de uma picada típica de mosquito. Quando arranhado, o inchaço piora e cresce ainda mais com pus dentro dele. As erupções cutâneas também ocorrem ao redor da picada como uma reação alérgica da pele. As mordidas de barata são geralmente de dois a três inchaços vermelhos agrupados próximos, semelhantes às picadas de percevejos .

Essas lesões podem durar dias e podem ser muito irritantes. Pessoas com asma podem sofrer um ataque de asma, mas não diretamente por causa de uma picada de barata, mas por serem expostas a alérgenos transportados pelo referido inseto. Comparadas a outras picadas de insetos, particularmente aquelas feitas por mosquitos, as picadas de baratas não representam uma séria ameaça à saúde humana.

Diante de uma mordida de barata, a primeira coisa que você deve fazer é resistir ao desejo de coçá-la. Essas mordidas podem causar muita coceira e arranhá-las só piora a situação.  Em vez de coçar a mordida, lave-a com água e sabão. Isso é para eliminar todos os traços de germes, bactérias e alérgenos deixados pelo inseto. Aplique gelo em torno da área da picada para aliviar o inchaço e a coceira. Esfregar a área picada com cebola fatiada também é um processo de desintoxicação eficaz.

O álcool também é um bom anti-séptico, que pode ajudar a reduzir a inflamação. Se não houver gelo por perto, invente uma pasta de bicarbonato de sódio. Você pode fazer isso misturando quantidades iguais de bicarbonato de sódio e vinagre. Aplique a pasta sobre a área da picada e deixe-a por pelo menos 20 minutos. A solução produz um bom desinfetante e tem um efeito calmante na parte inchada da picada.

Reação Alérgica

Alergia À Barata
Alergia À Barata

Algumas pessoas reagem a uma proteína encontrada na saliva de baratas. Isso pode causar aumento de inchaço e coceira. Comece limpando a picada com água morna e sabão para que a infecção não se desenvolva. Então você pode trabalhar no controle dos sintomas. Reduza o inchaço usando um bloco de gelo, aplicando gel de aloe vera ou discutindo com um médico sobre o uso de creme de hidrocortisona. Raramente, podem ocorrer reações alérgicas graves que envolvem anafilaxia. Se você começar a notar sinais de pressão baixa, dificuldade em respirar ou outros sintomas graves, procure atendimento médico imediato.

Ter baratas dentro de sua propriedade nunca é confortável, porque elas podem causar ansiedades e provocar uma infestação mais difícil de lidar sozinha. A praga não apenas torna as coisas inconvenientes, mas também pode morder, o que é alarmante.

Como Evitar a Infestação

Infestação de Barata
Infestação de Barata

As baratas adoram sujeira e são extremamente sensíveis ao cheirar comida podre e restante, para evitar picadas de baratas, você deve manter uma casa limpa, especialmente nas áreas em que você lida com alimentos. Mantenha as áreas de jantar, cozinha e pia completamente limpas e sempre cubra as lixeiras. Evite comer no quarto e lave as mãos e a boca antes de bater na cama.

Jogue fora ou higienize qualquer coisa que possa causar transmissão de doenças. Algumas das infecções mais comuns causadas por microorganismos transmitidos por baratas são:

  • – cólera;
  • – Disenteria;
  • – Gastroenterite;
  • – Listeriose;
  • – Giardia;
  • – Staphylococcus;
  • – Streptococcus;
  • – Vírus da poliomielite;
  • – Escherichia coli.

Ao contrário de outros insetos, as baratas não transmitem  doenças diretamente, com uma mordidas. Em vez disso, contaminam superfícies e alimentos que mais tarde se transformam na fonte da doença. Preste atenção especial à infestação de baratas e identifique o que foi contaminado pela praga.

Veja também

Terrário para Jibóia Onde Encontrar? Qual o Tamanho Ideal?

A jibóia (nome científico Boa constritor) está entre os reptéis de estimação mais queridos. Mesmo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *