Home / Animais / Jiboia Arco Iris Ou Jiboia-Vermelha: Características E Fotos

Jiboia Arco Iris Ou Jiboia-Vermelha: Características E Fotos

Se há uma coisa que a Jiboia Arco Iris Ou Jiboia-Vermelha é capaz de fazer, é surpreender positivamente por conta de sua beleza única!

Esse é, sem dúvida alguma, um dos animais mais enigmáticos e bonitos que se pode avistar na floresta Amazônica, e por isso, é muito fácil ouvir o quanto ela desperta admiração – até mesmo que não simpatiza muito com as cobras poderá se encantar com essa!

Afinal, quem nunca ficou admirado com a beleza de um arco íris quando é surpreendido por um? Então nada mais justo do que ter a mesma atitude com um animal que possui as mesmas cores em sua pele, concorda?

O fato é que essa cobra não somente existe como também pode ser encontrada em solo brasileiro – mais precisamente na floresta Amazônica! Seu nome científico é Epicrates cenchria.

Ela também pode ser encontrada em outros países, como no caso da Colômbia e também na Venezuela, bem como na América Central.

Mas, porque será que ela carrega um nome como esse? Quer entender mais sobre esse animal de beleza tão exuberante? Então acompanhe mais detalhes agora mesmo!

O Que É A Jiboia Arco Íris?

Essa jiboia carrega esse nome por um motivo até mesmo muito simples – tudo por conta de sua característica furta-cor, que fica marcada em sua pele que vai do marrom até o castanho avermelhado.

Segundo especialistas que atuam junto ao Museu da Amazônia, o Musa, isso tende a acontecer porque a sua pele carrega determinadas estruturas que são capazes de retratar a luz solar. Algo semelhante que ocorre com a água!

É mais ou menos uma situação parecida como pegamos uma mangueira de água, por exemplo, e direcionamos seu esguicho em direção à luz solar. Quando fazer isso somos capazes de ver as cores do arco íris.

É justamente isso que acontece com as escamas dessa jiboia! E por isso, ela é realmente tão marcante e exuberante!

Veja Curiosidades Sobre Essa Fantástica Cobra!

Além de ter cores que são devidamente refletidas, essa cobra também agrega outros diferenciais bem marcantes!

Um deles se refere aos vestígios de patas que são denominados por esporões e que ficam situados bem perto de sua cauda!

Esses são na verdades resquícios dos membros posteriores que acabaram evoluindo e que podem ser encontrados nas famílias de cobras Boidae.

Em alguns casos os machos usam isso para conseguirem estimular as fêmeas!

 O Tom De Pele Avermelhado E Seus Diferenciais!

O tom avermelhado da sua pele possui ainda uma série de círculos de cor preta acaba lhe dando um outro nome bastante popular – o de jiboia vermelha. Tal aspecto facilita potencialmente que ela seja identificada.

Algumas pessoas também conhecem essas cobras por Salamanta, e as suas características ajudam nessa perspectiva!

Jiboia-Vermelha Enrolada
Jiboia-Vermelha Enrolada

De acordo com o Guia de Cobras da Região de Manaus, publicado pelo Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio/Inpa), a família de cobras Boidae possui ainda 5 subfamílias!

São elas:

  • Boidae (quatro gêneros e 28 espécies nas Américas)
  • Candoiinae (um gênero e cinco espécies no sudeste da Ásia e ilhas oceânicas)
  • Erycinae (um gênero e 12 espécies distribuídas pela África, sul da Europa e sul da Ásia)
  • Sanziniinae (dois gêneros e três espécies nas ilhas oceânicas no sudeste da África)
  • Ungaliophiinae (quatro gêneros e cinco espécies distribuídas do Panamá aos Estados Unidos).

Até poucos anos atrás, no Brasil somente uma espécie acabava sendo reconhecida, que é a Epicrates cenchria – havia ainda mais 9 subespécies catalogadas!

Mas, no ano de 2008 foi publicado um artigo que revisou esse conhecimento. Por isso, o que era apenas 9 subespécies recebeu, portanto, 5 novas espécies!

Esse Pode Ser Um Animal De Estimação? E Os Problemas Associados Ao Seu Tráfico?

É importante deixar claro que somente na Amazônia há cerca de 150 espécies de cobras devidamente reconhecidas. Por se tratar de um animal que agrega diferenciais das demais, a jiboia arco íris é muito procurada para ser tratada como animal de estimação!

Jiboia-Vermelha de Estimação
Jiboia-Vermelha de Estimação

Afinal, como já mencionado anteriormente, se trata de um animal com beleza única, sem contar que é extremamente elegante, principalmente levando em conta suas pintas e cores!

Há muitos criadores que são autorizados e que até mesmo possuem matrizes registradas onde se pode manter a reprodução dessas cobras.

Elas chegam até mesmo a receber um tipo de microchip onde é contida uma numeração de controle por parte do Ibama.

Essa cobra, por conta de sua docilidade, embora tenha uma dose de agressividade por ser um animal selvagem chama atenção de muitos criadores – e sua beleza é um dos pontos altos disso!

Mas, muitos especialistas não acham que sejam tão positivo ter um animal como esse dentro de casa, sendo criado como um pet! Porém, não se pode negar que essa é uma inquestionável realidade e que existem muitos fãs das jiboias arco íris!

Porém, antes de pensar em ter um animal desse dentro de casa é preciso estudar profundamente sobre ele! Somente com a dose certa de conhecimento você será capaz de cuidar bem de sua cobra!

O lado positivo é que ter acesso a esse tipo de conhecimento, nos dias atuais, não envolve qualquer dificuldade! Afinal, temos a internet para favorecer e facilitar isso, não é mesmo?

Por isso, leia tudo que puder sobre essa cobra, confirme o tamanho que ela poderá atingir e até mesmo se a sua casa comporta esse novo hospede!

Conheça Uma Jiboia Arco Íris De Perto!

Você não precisa querer ter uma jiboia dessa em casa como um pet para poder conhecer sua beleza! Se você quer mesmo conferir todos os seus diferenciais presencialmente, uma boa dica é visitar o Jardim Botânico do Musa.

O local recebe muitas pessoas constantemente e é até mesmo uma boa oportunidade de conhecer não somente essa como outras espécies incríveis de cobras – e, claro, ter acesso a uma boa dose de informações!

Gostou dessas dicas? Então aproveite para fazer uma visita ao Musa e também para compartilhar esse conteúdo! Afinal, boas informações precisam sempre ser difundidas para o máximo de pessoas possível, concorda?

Veja também

Terrário para Jibóia Onde Encontrar? Qual o Tamanho Ideal?

A jibóia (nome científico Boa constritor) está entre os reptéis de estimação mais queridos. Mesmo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *