Home / Plantas / Sete-Léguas: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Sete-Léguas: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Podranea ricasoliana, ou sete-léguas, é uma planta com folhagem brilhante e abundância de atraentes flores cor de rosa. Ela é bastante vistosa, conhecida por muitos jardineiros sul-africanos.

Quer saber coisas muito mais interessantes a respeito dessa planta? Então, basta ler o artigo até o final.

Descrição da Sete-Léguas

A Podranea ricasoliana é um tipo de alpinista vigorosa, amadeirada, divagante e sempre-verde, sem gavinhas. As folhas são compostas e possuem um verde profundo brilhante. Ela tem muitos caules altos e fortes – indo de 3 até 10 metros de altura, se não for controlada. Seus galhos se espalham por muito tempo com um hábito gracioso de arqueamento.

Flor e Planta Sete-Léguas
Flor e Planta Sete-Léguas

Grandes cachos de flores perfumadas de lilás-rosa, em forma de trombeta e dedaleira são produzidos durante todo o verão. As flores são carregadas nas pontas dos galhos do novo crescimento e são mantidas acima da folhagem. As flores terminam em um ramo.

Após a floração, novos ramos laterais se desenvolvem atrás das flores gastas. A fruta é uma cápsula longa, estreita, reta e achatada. As sementes são marrons, ovadas e achatadas, em uma grande asa retangular. Tende a não produzir muitas sementes férteis.

Estado de Conservação

De acordo com a Lista Vermelha de Plantas da África do Sul, a sete-léguas é avaliada como Vulnerável (VU). É uma endemia altamente localizada encontrada em um habitat restrito que não está protegido. Embora localmente comum, seu habitat está em risco de degradação pela:

  • Agricultura de subsistência;
  • Colheita de madeira;
  • Plantas exóticas invasoras;
  • Incêndios.

Derivação do Nome e Aspectos Históricos

Podranea ricasoliana é um membro da Bignoniaceae. Esta é uma família de mais ou menos 109 gêneros, principalmente árvores e arbustos de regiões tropicais principalmente na América do Sul.

Existem 8 gêneros do sul da África, mais 2 que se naturalizaram. A sete-léguas não é originária da África, vem da América do Sul. Contudo, se naturalizou nas partes mais quentes da África do Sul.

O nome Podranea é um anagrama de Pandorea, um gênero australiano intimamente relacionado, no qual  foi classificado pela primeira vez. Pandora significa toda-talentosa. Ela foi a primeira mulher da mitologia grega e recebeu a caixa que continha todos os males do homem. Quando ela abriu, todos voaram.

Usos da Planta

Essa trepadeira é bem conhecida pelos jardineiros:

  • No Brasil;
  • No sul da África;
  • Nos países do Mediterrâneo;
  • Na Califórnia;
  • Na Flórida;
  • Na Austrália;
  • Na Ásia.

Tornou-se uma planta de vaso popular na Europa, onde é superaquecida em estufas. Foi cultivada no início de 1800 nos conservatórios britânicos, bem como no Jardim Botânico La Mortola, perto de Mônaco.

Na África do Sul, o viveiro de White em Durban estava propagando a sete-léguas no início dos anos 1900. Muitas das plantações sul-africanas podem traçar sua origem nesse viveiro.

O Cultivo da Planta Sete-Léguas

Podranea ricasoliana é de crescimento rápido e de fácil cultivo. Ela se sai melhor em pleno sol, em solo rico em nutrientes e bem drenado. Sem contar que se beneficia muito com as aplicações regulares de composto apodrecido e muita água no verão.

Uma planta estabelecida é tolerante ao calor, luz solar forte, vento e períodos de seca. É tolerante à geada leve e deve sobreviver a um inverno mínimo de -7º C, embora seja mais adequado para localidades sem geada.

As plantas jovens precisam de proteção contra o inverno. Se uma planta estabelecida for podada na geada, ela deverá ser podada novamente na primavera. Por ser tão vigorosa e rápida, pode ficar um pouco fora de controle e crescer em calhas, saliências de telhado e árvores, principalmente em regiões subtropicais.

Será necessário que a poda da sete-léguas seja mantida limpa. Para mantê-la no tamanho de um arbusto, deve ser podada sem falta todos os anos. A poda também melhorará a floração.

Cultivo da Planta Sete-Léguas
Cultivo da Planta Sete-Léguas

A melhor época para tal ação é no inverno ou no início da primavera, pouco antes do início do novo crescimento. Sabe-se que brotam onde as podas foram feitas, assim, fica mais fácil determinar o local certo.

Esta é uma planta excelente para mandris, pérgulas e abrigos, sendo valiosa para dar sombra em um clima quente. É ideal para uma cobertura informal ou plantada contra uma parede ou uma cerca para criar uma tela.

Trata-se de uma cobertura útil para o aterro, pois as hastes enraízam onde quer que toquem o solo. Isso forma grandes e inchados aglomerados de raízes que retém água e solo. É apropriado para o jardim costeiro.

Parece ótimo em um recipiente grande e é o candidato perfeito para a espaldeira. Pode ser podada em um padrão de plantas chorosas. Não tem gavinhas, por isso tem que ser amarrada a suportes. Não é uma boa flor de corte, pois as flores caem logo após a ação.

Geralmente a sete-léguas não é infestada de pragas. No entanto, você pode encontrar em algumas pontas e galhos um tipo de percevejo chamado percevejo preto (Anoplocnemis curvipes).

Como é Feita a Propagação da Planta

Embora uma proporção da semente possa ser infértil, cerca de 50% deve germinar. As sementes devem ser semeadas na primavera ou no verão, em uma mistura de mudas bem drenada.

Precisam também ser cobertas levemente com a mistura de semeadura, areia grossa limpa ou casca moída para impedir que elas se soltem. Os vasos devem ser mantidos úmidos em uma posição quente, mas sombreada. A germinação deve ocorrer em 3 a 4 semanas. As mudas podem ser plantadas após o desenvolvimento do primeiro par de folhas verdadeiras.

O método de estacas da sete-léguas também é válido. Elas podem ser colhidas na primavera ou no verão. Não requerem calor para se enraizar, mas são melhores em uma estrutura coberta em um meio bem arejado, por exemplo, partes iguais de turfa e poliestireno. O período de enraizamento é de 6 semanas.

Propagação da Planta Sete-Léguas
Propagação da Planta Sete-Léguas

A Podranea ricasoliana também pode ser propagada por meio de estratificação ou remoção de galhos laterais enraizados por si mesmos. Para incentivar a planta a enraizar em camadas, pegue um caule de crescimento baixo, coloque-o no chão sem quebrá-lo da planta-mãe. Dobre a ponta em uma posição vertical, coloque-a no lugar, enterre ou cubra a parte que está tocando o solo.

As raízes devem se formar na curva acentuada. Mantenha o solo úmido e remova quando uma raiz considerável da sete-léguas tiver se desenvolvido.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *