Home / Plantas / Quando é a Época de Romã? Qual a Função da Romã?

Quando é a Época de Romã? Qual a Função da Romã?

A romã é uma fruta não muito popular no Brasil, embora seja conhecida nacionalmente por atrair dinheiro e ser a fruta da prosperidade. O único momento em que as pessoas costumam ter romã em casa é no fim do ano, seja para a ceia de Natal ou para a entrada do novo ano na virada do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro. Como a fruta é conhecida por atrair prosperidade financeira para quem a come, especialmente nessas datas o consumo de romã aumenta bastante e a fruta é apreciada por muitos brasileiros. Porém, atrair dinheiro não é a única coisa boa protagonizada pela romã, que possui diversos benefícios para a saúde e deveria estar mais presente na mesa brasileira.

A Melhor Época Para a Romã

No Brasil, a época da romã se dá justamente um pouco antes do fim do ano, entre a entrada da primavera e o verão, quando as flores estão desabrochando e o calor toma conta do país. Contudo, é importante estar atento ao fato de que a romã nacional verdadeira é aquela amarela e não a vermelha, que por vezes é encontrada nos supermercados e mercadinhos até de maneira mais fácil.

A casca da romã nacional também é mais grossa, assim como a canadense, e ela possui mais sementes em relação à romã vermelha. Sua safra se dá entre setembro e fevereiro, quando o clima no Brasil está mais quente e as chuvas são mais frequentes em boa parte do país.

Assim, veja abaixo mais características da romã, além de saber exatamente quais são os benefícios propiciados pela fruta, de que forma você pode consumir a romã e em qual época do ano é mais adequado realizar o plantio e a colheita, além de aprender tudo a respeito da fruta que chama dinheiro.

As Características da Romã

A romã é uma fruta não muito popularizada no Brasil, embora não seja exatamente difícil comprar algumas quando bate a vontade. Porém, não são todos os comércios que vendem a fruta, sendo essa muito menos popular que a maçã e a banana, por exemplo. Porém, ainda assim a romã guarda características muito positivas para quem deseja consumir a fruta conhecida por atrair dinheiro e prosperidade para quem a consome. Antes de tudo, a romã é composta por 80% de água, ou seja, ingerir a fruta é quase equivalente a tomar um copo cheio de água. Isso faz da romã bastante indicada para pacientes que sofrem de cálculo renal ou que estão desidratados, pois ingerir água a partir da romã é muito mais saboroso do que beber de forma pura em um copo.

Assim, a romã precisa ser conservada em um local adequado para não apodrecer, pois o excesso de água pode fazer com que o apodrecimento da fruta seja bastante veloz quando armazenada de maneira incorreta. Além disso, a romã ainda conta com 17% de açúcar em sua composição, o que possui um lado bom e outro ruim. O índice de açúcar é bastante elevado para uma fruta, não sendo encontrada tamanha concentração em algumas outras frutas mais populares.

Romã Características

Porém, por outro lado, a presença de açúcar em larga escala proporciona mais energia a quem consome a fruta, já que o ganho é convertido para fazer funcionar as reações do organismo humano. De qualquer forma, doses grandes de romã não são recomendadas para pessoas com tendência a ter diabetes ou que já tenham desenvolvido a doença, pois a fruta é capaz de gerar problemas para esse grupo.

Por outro lado, a romã é pouco calórica e têm apenas 62 calorias a cada 100 gramas. Esse número é superior a outras frutas, como a pera, por exemplo, mas ainda assim representa pouco quando comparado a alimentos processados ou a proteínas de origem animal.

Assim, a romã ainda é rica em vitamina C, cálcio e ferro, fazendo com que ela seja bastante recomendada para crianças em fase de crescimento, pois auxilia o desenvolvimento de células e também proporciona mais rigidez à maturação corporal. Considerada um alimento funcional, a romã ainda contém substâncias com atividades biológicas que estão envolvidas na prevenção de muitas doenças e na promoção da saúde, sendo usada para a produção de alguns remédios naturais extremamente eficientes.

Os Benefícios da Romã Para as Mulheres

O benefício da romã para as mulheres é considerado ainda maior do que para os homens, pois nelas a fruta ainda cria um benefício extra. Isso porque os polifenóis presentes na fruta têm ação antioxidante, o que melhora o aspecto da pele e, sobretudo, nas mulheres dá uma aparência mais jovem.

O que acontece é que a presença dos polifenóis inibe as enzimas elastase e colagenase, tirando assim o aspecto flácido da pele e proporcionando mais elasticidade à pele, além de auxiliar também contra os processos inflamatórios e de evitar a tão temida celulite.

Como Consumir a Romã

A romã pode ser consumida todos os dias, o que é algo muito bem visto pelos médicos e especialistas de saúde. O grande problema é que, fora do período de safra, você dificilmente encontrará a fruta disponível em qualquer supermercado, pois é bastante difícil que eles se desenvolvam sem as condições adequadas. Assim, é importante aproveitar o período entre setembro e fevereiro para ingerir a fruta em boa quantidade e potencializar os seus benefícios.

O mais indicado é que se coma de uma a duas porções de romã por dia, pois o excesso pode causar problemas relacionados ao açúcar. Assim, para complementar a dieta natural voltada para o fortalecimento da pele, por exemplo, é indicado utilizar outras frutas ricas em polifenóis. Além do mais, é indicado que uma pessoa adulta consuma três frutas diferentes por dia, então não aposte todas as suas fichas apenas na romã.

Por fim, se pode usar o extrato da romã como molho ou geleia em pães e torradas, sempre buscando evitar o acréscimo de açúcar, considerando que a própria fruta já contém grande quantidade. O extrato ainda pode ser ingerido de forma direta, como um suco, sem qualquer prejuízo para a pessoa que o consome. Porém, é mais saboroso usar algum acompanhamento.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *