Home / Plantas / Rosa Nitida ou Rosa Brilhante: Fotos e Características

Rosa Nitida ou Rosa Brilhante: Fotos e Características

Rosas nativas americanas são arbustos floridos selvagens que fornecem pólen de espectro completo para as abelhas, locais de nidificação para aves e isolamento para pequenos mamíferos. Suas frutas ou quadris são guloseimas saborosas para a vida selvagem, bem como uma força de antioxidantes importantes para os seres humanos.

Rosas nativas são componentes importantes de florestas de alimentos e projetos de restauração de terras. Espécies introduzidas As rosas, em muitos casos, naturalizaram-se na paisagem tão cedo que às vezes são consideradas nativas da América do Norte.

A Dificuldade de Caracterizar Rosas

Assim explicou um taxonomista americano: “Quando decidi escrever sobre as rosas nativas da América do Norte, não previ que não haveria uma lista pronta das espécies, suas características e seus habitats. Parte da dificuldade é o estado transicional da taxonomia rosa.”

Tradicionalmente, as rosas eram agrupadas com base em suas características observáveis. Mas, à medida que os estudos genéticos se tornam disponíveis, a nomenclatura tradicional está sendo revisada para refletir com maior precisão a herança das espécies.

É importante perceber que a nomenclatura das espécies de rosas nativas é efêmera, dependendo dos resultados dos estudos atuais e futuros da genética das rosas. Taxonomias precisas são importantes porque, do contrário, as descrições de ‘linguagem comum’ não têm nenhum significado claro sobre as espécies nativas reais representadas por esses termos.

A Naturalização de Espécies Introduzidas

Rosa Nítida no Jardim
Rosa Nítida no Jardim

Outra complicação na compreensão das rosas nativas é a presença de espécies introduzidas que se naturalizaram na paisagem. Rosas de espécies naturalizadas podem ter sido introduzidas pelos primeiros colonos europeus e naturalizadas tão cedo que muitas pessoas acreditam que elas são rosas nativas.

Em alguns casos, as espécies naturalizadas foram introduzidas como estoques de raízes para rosas enxertadas. Como o enxerto falhou, estoques vigorosos de raízes floresceram e tornaram-se naturalizados em volta de antigas propriedades, em bancos de valas ou ao longo de córregos, onde as plantas abandonadas eram sustentadas por umidade adequada.

A Rosa Nítida ou Rosa Brilhante

Em alguns casos, espécies invasoras foram introduzidas como plantas desejáveis, bem como o kudzu asiático e as glicínias asiáticas no sul, como uma mulher bonita com más intenções. Eles pareciam bem no início, mas na verdade eram agressivos conquistadores do espaço – empurrando para fora qualquer coisa que estivesse naturalmente lá anteriormente. Muitas das rosas naturalizadas introduzidas tornaram-se invasivas em algumas áreas.

Ao mesmo tempo, várias espécies nativas são ameaçadas e protegidas em alguns estados: Rosa acicularis , rosa espinhosa, Rosa arkansana , rosa pradaria, rosa blanda , rosa suave, rosa minutifolia , rosa baja, e Rosa stellata ‘ Desert rose’. E é aqui, nessa situação e classificação que encontra-se a rosa de nosso artigo, a rosa nitida ou rosa brilhante (shining rose).

Rosa Nitida ou Rosa Brilhante: Fotos e Características

‘Shining Rose’ é nativa da região nordeste dos Estados Unidos e leste do Canadá, na zona 4 e superior (segundo a classificação de USDA NCRS). Tem um floração rosa média no final da primavera ou início do verão com excelente cor de outono e canela vermelha. O arbusto é cerca de 3 m de altura e 3 m de largura.

A rosa brilhante é uma espécie de planta pantanosa ou selvagem do norte, que atinge o limite sul de sua cordilheira no sul da Nova Inglaterra; está listado como uma espécie de preocupação especial em Connecticut. Produz flores rosa-choque em junho e julho com 5 cm de diâmetro; estes são principalmente singulares (não agrupados em inflorescências). As hastes são cobertas de muitos espinhos lisos e finos (ao contrário de uma rosa de pantanal semelhante, rosa palustris). As folhas são brilhantes em ambos os lados.

A rosa nitida caracteriza-se por com hastes com numerosos espinhos internodais que são delgados, pequenos e retos, semelhantes aos espinhos encontrados nos nós, folíolos lustrosos na superfície adaxial, a terminal com a maioria 14-20 dentes por margem, e conota porção dos stipules sem margens paralelas, alargadas distalmente.

A rosa nitida é um arbusto anão, otário produzindo muitos caules delgados, avermelhados, densamente cobertos de espinhos e cerdas. As folhas são brilhantes, com cinco a sete folhetos esbeltos, ficando vermelhas, amarelas e roxas no outono. Flores cor-de-rosa, com 5cm de largura no verão, são seguidas por quadris ligeiramente eriçados, ovais e vermelhos.

Rosa Palustris
Rosa Palustris

Rosa nitida é muito resistente, tolerando temperaturas tão baixas quanto -40° Celsius, e irá crescer em uma ampla variedade de condições de solo, incluindo solos pobres, ácidos e encharcados. Na natureza, como já dito anteriormente, cresce nos pântanos e nas bordas das lagoas. No jardim é admirado por sua boa coloração foliar no outono.

É uma espécie de preocupação especial e acredita extirpada em Connecticut, e ameaçada de extinção em Nova York. Porém, ainda é possível apreciá-la em outras regiões como a Nova Inglaterra, Maine, Massachusetts, New Hampshire e Vermont. As definições de status exato podem variar de estado para estado.

Rosa Nitida e Nova Inglaterra

O povo da Nova Inglaterra tem sido historicamente conhecido por sua resistência em face das adversidades da natureza. Os Green Mountain Boys de Vermont, os baleeiros de New Bedford, os pescadores de Gloucester e os fazendeiros do Maine são ícones dessa resistência. Estas pessoas fortes não nasceram todos na Nova Inglaterra, muitos eram imigrantes que através do trabalho duro construíram um novo lar para eles aqui.

Rosas e rosarians da Nova Inglaterra são moldados neste mesmo molde de ianque. Alguns dos melhores reprodutores de rosas e rosas “nativas” favoritas são imigrantes. As rosas são difíceis de aguentar os invernos frios e verões quentes e os criadores são conhecidos por usar seu engenho Yankee e perseverança em seu trabalho para criar rosas para jardins da Nova Inglaterra.

Broto de Rosa Nítida
Broto de Rosa Nítida

Nova Inglaterra é o lar de sete espécies de rosas nativas; todos são solteiros e florescem uma vez. Rosa acicularis é a rosa circumpolar ou rosa espinhosa. Esta flor rosa média em um arbusto de 4 pés é encontrada em New Hampshire e Vermont, o limite sul de sua faixa fria. Da mesma forma, R. blanda , a Baía de Hudson, também alcança as regiões setentrionais da Nova Inglaterra. Seus grandes, de 3 polegadas, branco a rosa claro flores, encontrados em canas quase sem espinhos, têm sido utilizados com sucesso na criação de rosas, mesmo no Canadá.

Tanto ela quanto Rosa nitida , a Rosa Brilhante, formam a base de espécies resistentes da qual o explorador se originou. R. nitida tem flores cor-de-rosa muito brilhantes e folhagem extremamente brilhante. Rosa palustris , a rosa do pântano, é rosa pálido e tem um tempo de floração prolongada de quase três meses. Também é confortável do Maine para a Flórida, tolera solos ácidos úmidos e é capaz de reproduzir com rugosas , mas infelizmente tem sido pouco utilizado na reprodução.

A rosa nitida como o mais baixo dos nossos arbustos. que é adequado para cobrir superfícies maiores, para encostas e sebes baixas. Ele se espalha de boa vontade em lojas subterrâneas e prospera em solos pobres, entre outras coisas, cresce bem no solo pobre e drenado dos leitos de lignite do oeste da Jutlândia. Só tem 70 cm de altura e tem um bom crescimento. A floração principal ocorre em julho. A flor é simples, com 5 cm de secção transversal e bastante durável. É vermelho escuro e não desaparece.

Veja também

Chá de Gengibre Para Gripe Funciona? Como Fazer?

A gripe é causada por um vírus que se chama influenza. Em algumas ocasiões podem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *