Home / Plantas / Peras Para Clima Quente: Tipos, Variedades E Mudas

Peras Para Clima Quente: Tipos, Variedades E Mudas

No post de hoje iremos falar um pouco mais sobre algumas variedades e tipos de peras. Em especial, as peras que conseguem se desenvolver em climas quentes. Continue lendo para aprender mais!

Características Gerais Das Peras

A pera é um fruto comestível que vem da árvore pereira, ou pereiro em alguns lugares. Faz parte do gênero Pyrus L, e da família Rosaceae. É conhecida especialmente nas regiões temperadas, de onde teve sua origem. Apesar disso, conseguiu se espalhar para outros lugares do mundo, incluindo para o Brasil, mesmo com nosso clima mais quente e equatorial. Essa fruta tem um sabor adocicado e bem nutritivo, ótima para colocar em saladas, fazer doces, geleias, sucos ou simplesmente comê-la in natura.

Ela pode ter a cor vermelha, sendo essa a mais rara de se encontrar, amarela ou verde. Sua casca é bem fina, e sua polpa amarelada pode ser macia, granulada ou dura, dependendo da variedade. É rica em diversos compostos bons para nosso organismo. Sais minerais como sódio, potássio, cálcio, ferro, magnésio e o cobre, sendo uma das poucas fontes naturais de cobre encontradas na natureza. Também possuem várias vitaminas, como A, C e algumas do complexo B. Em conjunto ajudam o sistema nervoso, e regulação de diversas áreas corporais. Outra riqueza da fruta é em sua quantidade de fibras, que ajuda no funcionamento dos intestinos.

Ela é muito recomendada para quem está fazendo dietas, pois possui uma baixa quantidade de calorias. Aproximadamente, 100 gramas de peras possuem 52 calorias. Apesar disso, para os diabéticos, é necessário ter um certo cuidado para não ingerir muito da fruta, pois ela tem um teor de açúcar maior que em algumas outras frutas.

São muitas as variedades de peras no mundo todo, e a maioria é originada em países com clima temperado, como no continente europeu (exemplo: Pyrus communis L) e na Ásia (como a Pyrus pyrifolia). Aqui no Brasil, predomina a variedade pera williams e rocha, importadas da Argentina e Portugal respectivamente. Argentina representa a maior importadora de peras para nós, e está entre os 5 países que mais produzem peras do mundo, perdendo apenas para a China em primeiro lugar, alcançando cerca de 64% da produção mundial, depois Estados Unidos e a Itália, por fim, Argentina. Além desses dois países, nós também importamos de outros lugares, podendo assim termos fornecimento de peras o ano todo praticamente.

Peras no Pé
Peras no Pé

Também temos a pera nacional, que é produzida em estados do sul como Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, pois possuem temperaturas mais próximas das necessárias para sua criação. As peras cultivadas são de maioria originadas no Oriente, em especial a pera japonesa, a mais cultivada. Há algumas outras que ainda estão em fase de teste, e podem chegar no mercado logo logo.

Peras Para Climas Quentes: Tipos, Variedades E Mudas

Veja algumas das opções de peras que dão certo até mesmo clima mais quentes, suas características e outros.

Pera Portuguesa

Pera Portuguesa
Pera Portuguesa

A pera portuguesa, como o próprio nome já diz, é cultivada em especial em Portugal. Sua casca é amarela e fina, com uma polpa mais macia do que estamos acostumados, além de ser bem suculenta (com muito suco). É muito rica em especial alguns sais minerais e nas vitaminas do complexo B, que ajudam no regulamento do sistema nervoso e outras partes do nosso organismo. Seu uso é em especial para compotas e geleias, principalmente pela sua maciez. Você pode encontrar vendendo na internet as mudas para plantar.

Pera Williams

Pera Williams
Pera Williams

Essa é a mais popular no Brasil, e provavelmente uma das melhores para se desenvolver em climas quentes. Sua casca é fina, e de cor amarelo esverdeado, e a polpa é mais dura e ácida do que algumas outras. Não é de fácil desmanchamento, por isso o ideal é comê-la in natura ou para cozinhar. Em questão de nutrientes, ela é rica em sais minerais como o cálcio e o ferro, nas vitaminas A e C e também em proteínas. Um combo ótimo para a saúde.

Pera D’Água

Pera D’Água
Pera D’Água

A pera d’água possui uma das polpas mais delicadas entre as variedades de peras, em razão da quantidade de água presente nela. Por esse motivo, é ótima para fazer doces, saladas ou simplesmente natural. Em sua composição, ela se mostra bem diferente do que outras peras. Isso porque, a pera pode ser considerada uma fruta que para quem tem diabetes, deve ser consumida com controle, por ter uma boa quantidade de açúcar. No caso da pera d’água, ela tem na composição ácidos orgânicos, vários sais minerais e a pectina. Tudo muito bom para lidar com a diabetes.

Pera D’Anjou

Pera D’Anjou
Pera D’Anjou

Essa não é tão conhecida, e é mais utilizada em situações mais refinadas. Isso porque seu sabor é ótimo para equilibrar e acompanhar degustação de queijos. É muito comum vê-las nesses casos. Ela é pequena e mais arredondada que outras, de casca fina e de cor verde. Sua polpa de cor amarelada, tem pouco caldo. Sua composição é muito rica no sal mineral potássio e também na vitamina A.

Pera Ercolini

Pera Ercolini
Pera Ercolini

A ercolini é uma das mais utilizadas para preparar doces variados pelo mundo. Seu tamanho é pequeno, e tem um formato oval, com a casca verde e fina. O que a diferencia mesmo das outras é a quantidade de proteínas, vitaminas e gorduras. Nelas, a quantidade desses componentes é muito maior.

Esperamos que o post tenha te ajudado a aprender e entender um pouco mais sobre a variedade de peras para clima quente, além de suas características gerais. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre peras e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Begonia Elatior no Vaso

Begonia Elatior: Características, Como Cuidar, Mudas e Fotos

Você gostaria de ter um jardim colorido e original, mas não sabe por onde começar? …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *