Home / Plantas / Quanto Tempo o Girassol Leva para Florir? Quanto Tempo Dura?

Quanto Tempo o Girassol Leva para Florir? Quanto Tempo Dura?

Os girassóis crescem melhor em locais com pleno sol. Eles são incrivelmente resistentes e crescem em qualquer tipo de solo desde que não estejam encharcados. Eles fazem bem em solos que são ligeiramente ácidos a um pouco alcalinos (pH 6,0 a 7,5).

Uma vez que os girassóis começam, eles podem tolerar a seca, como convém às plantas cujos ancestrais cresceram alegremente em regiões secas da pradaria. Eles são tão fáceis de cultivar que muitas vezes se plantam, brotando espontaneamente sob um alimentador de pássaros.

Sementes de girassol, folhas e caules emitem substâncias que inibem o crescimento de outras plantas. Eles devem ser separados de batatas e favas. Onde sementes de girassol são regularmente usadas como alimento para pássaros, as toxinas do casco de sementes acumuladas acabam matando a grama abaixo. Inofensivo para animais ou pessoas, as toxinas eventualmente se biodegradam no solo.

Qual é a História do Girassol?

Girassóis contemporâneos traçam seus ancestrais a plantas encontradas em sítios arqueológicos datados de 3.000 a.C. Enquanto cresciam abundantemente nas Grandes Planícies, os girassóis eram propositadamente cultivados pelos nativos americanos no sudoeste ou na área do vale do rio Mississippi como fonte de medicamentos, fibras, sementes e óleo.

Quando os colonos europeus chegaram, eles imediatamente reconheceram o valor dos girassóis e enviaram sementes de volta para a Europa. Ali encontraram um lugar nos jardins ingleses e até nas pinturas de Van Gogh.

No entanto, foi na Rússia que o girassol se tornou uma das principais culturas agrícolas. Eles forneciam uma fonte de óleo que podia ser comida sem quebrar as leis dietéticas da igreja. No início do século XX, os produtores russos lideraram a reprodução e seleção para resistência a doenças e alto teor de óleo.

Na década de 1960, os EUA iniciaram a produção comercial sustentada de cultivares de sementes oleaginosas para produzir óleo vegetal.

Muito amado como parte da paisagem rural, os girassóis foram adotados pelos jardineiros como uma planta ornamental há relativamente pouco tempo. Em resposta a esse interesse, criadores na Alemanha, no Japão e nos EUA desenvolveram tipos particularmente adequados para hortas domésticas.

Como eu Cultivo Girassóis?

Para plantar girassóis:

  • Sementes de espaço de cerca de 6 centímetros de distância em uma vala rasa entre 1 e 2 centímetros de profundidade. Em solo arenoso, 2 cm de profundidade é melhor.
  • Cubra e deixe regar até as sementes germinarem em 7 a 10 dias;
  • Quando as primeiras folhas verdadeiras aparecem (o segundo conjunto de folhas); plantas finas a cerca de 2 metros de distância;
  • Dependendo da variedade, os girassóis amadurecem e desenvolvem sementes em 80 a 120 dias;
  • Semeie uma nova linha a cada 2 a 3 semanas para aproveitar as flores contínuas até a primeira geada.

Para linhas de espaço máximo de produção de sementes com 1,5 metros de distância. Quanto mais tradicional a espécie for, mais fácil será o seu cultivo.

Para crescer flores menores para buquês, plante-as muito mais próximas — cerca de 15 cm de distância ou tão perto quanto 5 cm em lugares secos, como o Nordeste. Pule a fertilização. As plantas serão muito menores, com menos ramificações, mas as hastes serão mais longas e as cabeças de flores terão um bom tamanho para os arranjos.

Dicas Para Que Eles Cresçam

Cuidando do Girassol
Cuidando do Girassol

Raízes de girassol se espalham amplamente e podem resistir a alguma seca. No entanto, é melhor regá-los regularmente durante o seu período de crescimento mais importante, que é cerca de 20 dias antes e depois da floração. A irrigação profunda e regular ajuda a estimular o crescimento das raízes, o que é especialmente útil em variedades de girassol mais altas, com flores mais pesadas.

Girassóis não requerem fertilização. No entanto, porque eles crescem vigorosamente (eles podem facilmente crescer 2 metros em apenas 3 meses), é uma boa ideia adicionar um pouco de fertilizante granular de ação lenta ao solo especialmente pobre e fino.

Quanto melhor sua dieta, maiores as flores. Não exagere,porque isso irá atrasar a floração. Espalhar uma camada de palha entre 5 e 10 centímetros de algum tipo de material orgânico no solo irá reduzir a perda de umidade através da evaporação e desencorajar as ervas daninhas.

Embora algumas variedades de girassol não necessitem de qualquer piquetagem, é uma boa ideia apoiar as plantas que crescem mais de 3 metros de altura ou são multi-ramificadas. Seus galhos são bastante frágeis, especialmente nos pontos em que eles se juntam às hastes.

De raiz rasa e pesadas com muitas cabeças de flores grandes, as plantas são vulneráveis ​​aos ventos do verão e à chuva. Amarre as plantas frouxamente a estacas com comprimentos de pano ou outro material macio, conforme necessário.

Aves e roedores podem ser um problema quando as sementes amadurecem e o tempo de colheita se aproxima. Se você não planeja usar as sementes, é divertido observar a vida selvagem desfrutar da recompensa. Você pode querer cortar as flores e colocá-las ao sol para secar e facilitar o acesso à vida selvagem.

Por outro lado, para impedir pássaros e ratos, os dispositivos de barreira são mais eficazes. À medida que as cabeças das sementes amadurecem e as flores caem, cubra cada uma com velo branco de jardim.

Ele vai deixar a luz e o ar entrarem e manter os bichos longe. Também tente cortar as poucas folhas que estão mais próximas das cabeças, para dificultar o empoleiramento e a alimentação dos animais.

Animais maiores — como cães e gatos — eliminarão rapidamente um remendo feito. Caso veja necessidade, faça um cercado para que estes animais não alcancem suas plantas.

Existem Insetos que Podem Destruí-los? E Doenças nos Girassóis, Como Evitar?

Os girassóis são praticamente livres de cuidados quanto seus rostos sorridentes sugerem. No entanto, eles são por vezes infectados com doenças fúngicas, como mofo e ferrugem. O míldio causa manchas e áreas pálidas nas superfícies das folhas superiores e um crescimento de fungos difusos nas suas partes inferiores.

Eventualmente as folhas murcham e morrem. As folhas mais velhas, geralmente, são infectadas primeiro. O míldio é mais provável de ocorrer em noites frias e úmidas e dias quentes e úmidos. Ele se espalha por meio de pequenos esporos transportados para plantas e solo pelo vento e pela chuva ou transmitidos por ferramentas de jardim. Não vai matar uma planta madura; apenas estraga sua aparência.

A ferrugem aparece nas superfícies das folhas superiores primeiro como manchas amarelas ou brancas que se tornam castanhas ou pretas. As bolhas inchadas aparecem então nas partes inferiores. A doença pode se espalhar para caules e flores, causando crescimento distorcido. A ferrugem às vezes se espalha para os girassóis cultivados a partir de ervas daninhas.

Se as doenças fúngicas forem detectadas precocemente, a pulverização com um fungicida geral do jardim, conforme indicado no rótulo do produto, pode proteger a folhagem saudável.

Remova e destrua as plantas seriamente infectadas. Mantenha a área eliminada e limpe os restos de plantas do jardim no outono. Desinfete as ferramentas mergulhando-as numa solução de 1 parte de água sanitária para 4 partes de água. Mantenha as mãos limpas e não manuseie as plantas quando estiverem molhadas.

Uma pequena traça de girassol cinza, por vezes, coloca seus ovos no desenvolvimento de flores de girassol. Suas larvas são amarelo-esverdeadas com 5 listras marrons nas costas. Eles se alimentam da flor e destroem as sementes, criando uma massa de teias e detritos.

Escolha os vermes das plantas e amasse-os entre os dedos ou coloque-os em um saco plástico para o lixo. Se muitas plantas estiverem infestadas, borrife ou espanque as flores com um produto contendo Bacillus thuringiensis (Bt) assim que você ver as larvas. As larvas comem a bactéria e logo morrem. Como a luz do sol e a chuva inativam rapidamente o Bt, repita conforme indicado no rótulo do produto.

Veja também

Como Fazer e Preparar Chá de Guabiroba de Folha

É hora do chá! Deixe a velha Camomila de lado e venha conferir uma dica …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *