Home / Plantas / Para Que Serve a Flor do Girassol?

Para Que Serve a Flor do Girassol?

Movidos pela curiosidade de saber para que serve a flor do girassol, uma das espécies florais mais controversas e repletas de lendas e de mistérios da natureza, os seus admiradores descobriram que ele está longe de ser apenas uma das milhares de espécies florais existentes.

A sua característica bastante original de simplesmente “girar” em busca do sol tornou-se uma fonte de inúmeras crenças populares, muitas delas relativas a amores não correspondidos, e, obviamente, à influência do sol na terra.

O girassol, ou Helianthus annus, é originário da América do Norte, e consta que há pelo menos 2.000 anos ele é cultivado pelos povos indígenas dessa região, como excelente fonte de energia e de fibras, além dos seus já conhecidos poderes desintoxicantes, obtidos por meio de infusões.

Ele é a “Flor do Sol”. E é um dos “queridinhos” da arte do Feng Shui, muito por conta de, supostamente, trazer energias positivas a um ambiente, além de uma muito bem vinda sensação de paz e bem estar, que eles consideram típicas dessa espécie.

O girassol ainda pode significar, para algumas correntes esotéricas, felicidade, vitalidade, entusiasmo, paixão pelo que se faz, alto astral, calor humano, intensidade, lealdade, entre outros sentimentos que ficam bastante evidentes no inconfundível formato das suas flores, em um exuberante tom de amarelo ou laranja, que preenche todo um imenso botão floral.

Por isso mesmo, quando cultivado em um canteiro, vaso ou mesmo num imenso jardim, é praticamente impossível não notá-lo logo à primeira vista – ele faz-se notar de forma ostensiva, como um símbolo de longevidade, sucesso profissional, motivação, entre outras qualidades que o tornam o presente ideal para quem deseja êxito e bastante frutos na vida profissional e pessoal de um amigo.

Para Que Serve a Flor do Girassol Como Alimento?

Para que a flor do girassol sirva como fonte de alimentação, é preciso conhecer bem cada uma das partes que o compõem, já que cada uma delas é capaz de fornecer algum tipo de propriedade essencial.

Suas sementes, por exemplo, são extremamente ricas em nutrientes, servem como matéria-prima para a produção de biodiesel, ração para aves e óleo de cozinha, além de ser uma importante fonte de fibras e de vitaminas.

Para distúrbios respiratórios, um cataplasma feito com o extrato alcoólico dos girassóis é imbatível. Ele pode ser produzido a partir do caule e das flores da planta, de forma totalmente artesanal e caseira.

Mas a indústria também não perdeu tempo em aproveitar-se das propriedades do girassol, como por exemplo para a fabricação de produtos higiênicos, lubrificantes, cosméticos, produtos de limpeza e até mesmo papel.

O girassol também pode ser preparado para que sirva como uma excelente fonte de energia, da mesma forma como ocorre com outros tipos de sementes, que fornecem grandes quantidades de ácidos graxos, triptofano, proteínas, vitamina B, fibras, niacina, fitoesteróis, entre outras substâncias.

São substâncias que contribuem para a manutenção do metabolismo do organismo, fornecendo energia suficiente para as atividades do dia a dia de um indivíduo.

Um Desintoxicante Natural

Atualmente já se sabe que o girassol é um excelente desintoxicante natural. E, por isso, pode ser utilizado como uma ferramenta a mais por aqueles que pretendem livrar-se do excesso de peso.

Estudos, como os que foram publicados recentemente no site Natural Medicinal Herbs, sobre o uso medicinal das ervas, concluíram que uma infusão das folhas ou das flores do girassol ajuda a estimular os rins, e consequentemente a eliminar o excesso de líquidos, o que resultado na redução do inchaço com posterior perda de peso.

Mas para que as flores ou as folhas do girassol sirvam para a eliminação de gorduras será preciso, obviamente, que o seu uso seja acompanhado por uma importante mudança de hábitos alimentares.

Pois, como a sua função é apenas a de eliminar toxinas e o excesso de líquidos, será necessário que essas toxinas parem de ser produzidas – e esse líquido retido -, pois só então a planta poderá verdadeiramente cumprir com a sua promessa.

Banhos de Girassol

Para que mais poderá servir a flor do girassol, além do que vimos – até com alguma surpresa – ao longo desse artigo ? Resposta: Ela poderá ser utilizada como matéria-prima para uma controversa, porém bastante prestigiada, terapia energética.

Segundo algumas correntes esotéricas, os seus poderes místicos e energizantes, por meio de banhos, podem ser ativados de forma surpreendente.

A flor do girassol, nesse caso, serviria para eliminar as más vibrações, energias negativas, influências perniciosas, oferecendo ao indivíduo uma limpeza completa do seu ser espiritual.

Óleo de Girassol Para a Pele
Óleo de Girassol Para a Pele

Isso resultaria, segundo eles, numa completa transformação do interior de um indivíduo, como a que os girassóis promovem no solo, por exemplo, ao eliminarem determinadas substâncias químicas do terreno onde estão plantados.

Nesse caso, serão utilizadas as suas pétalas, de preferência maceradas em 2 ou 3 litros de água, de acordo com as indicações do especialista.

Para que Serve a Flor do Girassol de um Modo Geral?

Além de tudo o que vimos até aqui, e que, acredito eu, tenha demonstrado suficientemente bem para que pode servir as flores dos girassóis, podemos também atribuir a eles uma fantástica propriedade anti-inflamatória, especialmente quando utilizados na forma de cataplasmas produzidos com as suas folhas e flores.

Picadas de insetos, cobras, contusões, ferimentos e demais lesões, podem ser combatidas com essa aplicação em no máximo 72 horas.

Outra efeito importante das folhas e flores do girassol é a eliminação de catarros e demais secreções das vias respiratórias.

Por meio de infusões ingeridas pelo menos 3 vezes ao dia, é possível fazer dele um excelente expectorante, e que, por tabela, combate diversos tipos de inflamações.

Isso sem contar a sua capacidade de combater febres, de produzir um poderoso efeito adstringente, a sua capacidade de eliminar o colesterol ruim, de proteger as paredes das artérias, propriedades anticancerígenas, contra distúrbios da menopausa, recuperação dos músculos após longos períodos de desgaste.

Além de aumentar a sensação de saciedade, prevenir queda de cabelos, garantir uma pele saudável e com brilho, a manutenção da saúde dos ossos e do cabelo, combater dores de cabeça e os radicais livres, eliminar acne, tratar o estresse e a ansiedade, regularizar a flora intestinal, entre outros inúmeros benefícios.

Plantação de Flor de Girassol
Plantação de Flor de Girassol

Benefícios, esses, que só poderão ser obtidos com o uso regular das suas flores, sementes e demais componentes do girassol – hábito que deverá produzir resultados em pouquíssimos meses.

E que, juntamente com outros inúmeros recursos naturais (que deverão também tornar-se um hábito), poderá contribuir para uma verdadeira transformação na vida de um indivíduo, tanto nos seus aspectos físicos quanto emocionais, e até mesmo espirituais.

Deixe o seu comentário sobre esse artigo. E continue compartilhando as informações do blog.

Veja também

Curiosidades Sobre a Ameixa e Fatos Interessantes

A ameixa é um membro da família das rosas e é um parente próximo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *