Home / Plantas / Quanto Tempo Demora Para Um Pé de Jaca Dar Frutos?

Quanto Tempo Demora Para Um Pé de Jaca Dar Frutos?

A jaqueira é a árvore de origem tropical que produz as maiores frutas do reino vegetal. Elas, as jacas, podem atingir um peso entre 35 e 50 kg! Conhece a jaca? Já comeu?

Descrevendo a Jaqueira

A jaqueira (artocarpus heterophyllus) é uma árvore troncal de 10 a 15 m de altura, nativa da Índia e Bangladesh, introduzida na maioria das regiões tropicais, principalmente por seus frutos comestíveis. Está presente principalmente no sudeste da Ásia, Brasil, Haiti e Caribe, Guiana e Nova Caledônia. É uma espécie próxima da fruta pão, artocarpus atilis, com a qual não deve ser confundida.

As folhas de jaca são ovaladas, elípticas, persistentes, de cor verde escura, foscas e rugosas. Possui flores unissexuais de 5 a 15 cm, os machos em formações cilíndricas, as fêmeas em formações globulares de menor tamanho. Sua cor é de branco a amarelo esverdeado. Os estames produzem um pólen amarelo pegajoso que é altamente atrativo para os insetos. A seiva é um látex branco especialmente muito pegajoso.

Artocarpus heterophyllus pertence à família moraceae e ao gênero artocarpus, que inclui cerca de sessenta espécies. Três variedades de jaca são diferenciadas apenas por seus frutos, porque as árvores que as carregam são idênticas. Aqui no Brasil são conhecidas como jaca dura, jaca manteiga e jaca mole.

Quanto Tempo Demora Para um Pé de Jaca dar Frutos?

A jaca é uma árvore de crescimento rápido, que dá uma primeira colheita de 3 a 4 anos após o plantio. Uma polinização manual é muitas vezes necessária para obter uma boa frutificação, a menos que o seu jardim seja preenchido por insetos que terão prazer em fazer isso por você! É uma árvore muito forte e vigorosa, decorativa, mesmo de tirar o fôlego no período de frutificação, com uma produção máxima de 70 a 100 kg por árvore por ano.

A jaca é um poli-fruto que normalmente pesa vários quilos e nasce no tronco ou nos galhos. A fruta tem uma pele grossa e coriácea, consistindo em protuberâncias cônicas esverdeadas que se tornam amareladas na maturidade. Contém uma polpa amarela e cremosa, com um sabor doce, firme ou suave, consoante seja consumida como fruta ou vegetal. Esta carne é fibrosa, quase crocante, suculenta, perfumada e polvilhada com sementes ovais marrons, venenosas quando cruas. Assados, são comestíveis e têm um sabor castanho. O amadurecimento da fruta leva de 90 a 180 dias!

O cheiro da fruta é almiscarado na maturidade. Sua polpa é geralmente comida crua e fresca quando está madura. Seu sabor é uma mistura entre abacaxi e manga. Também pode ser conservado em calda, cristalizado ou seco. Se o cheiro da fruta é especial, seu sabor não é tão desagradável. A vieira também é consumida antes de estar completamente madura: é descascada, finamente cortada e cozida como um vegetal.

Plantando a Jaqueira

Plante-o em um pote perfurado, drenado com cascalho de 3 cm de espessura no qual você espalha um pano geotêxtil. Procure utilizar potes de bom volume para beneficiar-se de um belo desenvolvimento da árvore e poder desfrutar dos seus frutos. A árvore suporta bem a transição de um inverno ameno para o aquecimento do sol de verão, mas nunca plante-os no outono, porque neste momento, além de perder completamente a folhagem, o menor “estalo” seria fatal.

Prepare uma mistura de terra levemente ácida, leve, rica e drenante. Use como substrato inicial (para uma planta com menos de 3 anos de idade) 1/3 de terra de urze ou húmus, 1/3 de composto de horticultura, 1/3 de perlita. Adicione 3 g de fertilizante tardio por litro de solo. Quando a sua jaca tiver 3 anos, faça a transição para o recipiente final ou solo, numa mistura de 1/3 de terra de urze, composto ou húmus, 1/3 de perlita e 1/3 de terra com um fertilizante de libertação lenta.

Plantando a Jaqueira
Plantando a Jaqueira

Uma cobertura morta no pé é bem-vinda para manter a frescura e a umidade no verão, também mantém uma ligeira acidez no solo e protege contra o frio do inverno. Sempre no interesse da produtividade depois de 3 a 4 anos, fertilize com um fertilizante granular para frutas uma vez por mês ou uma nutrição líquida toda semana assim que as primeiras flores aparecerem. Antes desse número de anos, use um fertilizante de plantas verdes.

O uso de estacas é dispensável, a não ser que more em uma região de ventos moderados a fortes. Para um belo florescimento e uma boa frutificação, esta árvore precisa de água em contribuições regulares, especialmente se morar numa região de temperaturas elevadas e clima seco. Durante este período menos tolerante para a árvore, misture um pouco a folhagem para evitar que seque muito, o que pode causar a sua queda.

A Jaca e seu Valor Nutritivo

A jaca é a maior fruta comestível do mundo que se origina na Índia e é encontrada em todas as regiões tropicais. Rico em calorias (95 kcal por 100 g), tem um sabor que oscila entre manga e abacaxi. A jaca fornece uma quantidade muito grande de fibra (3 vezes mais que o arroz) que pode rapidamente ter uma sensação de saciedade e melhorar o metabolismo e o trânsito intestinal.

O consumo não apenas encherá rapidamente o estômago, mas também diminuirá o colesterol ruim, e, portanto, cause a perda de peso. As sementes desta fruta também têm importantes benefícios na digestão e constipação. A jaca irá ajudá-lo a digerir melhor as calorias consumidas e transformá-las em menos gordura e mais energia, sendo isso um ótimo benefício a dieta.

O fruto da jaca é muito interessante como parte de um programa de emagrecimento, porque se sacia enormemente, é melhor digerido e contém muita vitamina C anti-fadiga. Mas tome cuidado para consumir apenas uma pequena quantidade por causa de seu alto teor calórico (lembre-se que é 95 kcal por 100 gramas) e açúcares (incluindo frutose e glicose).

A polpa do fruto de jaca pode ser consumida como é ou pode ser adicionada (ralada ou cortada em pedaços) em laticínios , sorvetes ou smoothies. Você também pode misturá-lo ou transformá-lo em suco. Textura macia ou ligeiramente crocante, dependendo da maturidade da fruta, a carne é revigorante e é recomendada para pessoas que estão doentes ou cansadas.

As bagas da jaca contêm sementes, que não devem ser consumidas cruas (porque são tóxicas), mas cozidas e descascadas (cozidas ou assadas). As sementes têm um gosto de castanha quando cozidas e servem legumes. É possível fazer uma farinha (semelhante ao amido) para fazer bolos. Os veganos adotaram essa fruta que, quando ainda verde (tão imatura), permite que sua carne fibrosa seja cozida em pratos salgados, com um sabor que se aproxima da carne de porco e frango.

A jaca é rica em antioxidantes, em fitonutrientes e vitamina C. É, portanto, naturalmente eficaz na prevenção do câncer (lutando contra os radicais livres) e fortalecendo o sistema imunológico. Também reduz a hipertensão (graças ao seu teor de magnésio) e é boa para o coração (graças à vitamina B6 que contém), reduzindo o risco de doença cardíaca. Como o fruto de jaca também contém cálcio, é muito bom para os ossos e na prevenção da osteoporose.

Veja também

Árvore Chorãozinho: Características, Fotos e Nome Cientifico

Aqui no Brasil, bem como em diversas partes do mundo, conhecer uma planta através de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *