Home / Plantas / Onde Encontrar Jamelão No Brasil? Quais Regiões Têm?

Onde Encontrar Jamelão No Brasil? Quais Regiões Têm?

Muitos conhecem o nome Jamelão por conta do saudoso e talentoso carnavalesco da Mangueira, mas, talvez alguns não saibam que o jamelão, na verdade, é uma fruta originária da Índia, e que pode, sim, ser encontrada no Brasil. Quer saber onde? Acompanhe a leitura.

Algumas Características Básicas Desse Fruto

O jamelão, pelo menos, por aqui, é conhecido por outros nomes, tais como baguaçu, jalão, joão-bolão, topin, manjelão, azeitona-preta, ameixa roxa e baga-de-freira. De origem indiana, a árvore que dá esse fruto pode chegar a 10 m de altura. Já, os próprios frutos são bem pequenos e de coloração roxa quando estão maduros. Inclusive, a “tinta” que sai deles deixa manchas da mesma coloração difíceis de sair. Não é à toa, por sinal, que essa planta é pouco recomendada em espaços públicos em geral.

Continuando ainda a falar do fruto jamelão, este tem uma semente única e bem grande, e que tem envolta dela uma polpa carnosa. Apesar do seu sabor causar certa constrição, ele é bem agradável, sendo o jamelão consumido in natura em seu país de origem. Também é bastante usado na confecção de doces e tortas.

Apesar do inconveniente das manchas causadas pelos seus frutos, as árvores do jamelão são muito usadas para a arborização das cidades. Contudo, são pouquíssimo comercializados, já que são produtos com alta perecibilidade, devendo ser consumidos em um curto espaço de tempo após colhidos.

Jamelão
Jamelão

Há ainda significados religiosos quanto a esse fruto na Índia. Na tradição do hinduísmo, por exemplo, os deus Rama comeu somente desse fruto por um período de 14 anos, que foi o tempo em que ficou exilado em Ayodhya (cidade ao norte do país). É devido a isso que muitos indianos consideram o jamelão como sendo um “fruto sagrado”.

Regiões Onde Se Pode Encontrar Jamelão No Brasil

Aqui no Brasil a principal região que abriga pés de jamelão é no Nordeste, lugar onde se adaptou muito bem ao clima, e onde esse fruto é conhecido como “azeitona preta”, ou mesmo azeitona roxa, a depender do estado em que esteja sendo cultivado. Porém, fora dessa região, a árvore, eventualmente, pode ser encontrada no litoral paranaense, onde é conhecido como “guapê”.

Ou seja, a árvore do jamelão é do tipo que se dá bem em ambientes quentes, especialmente, em litorais. E, pra melhorar, são plantas de crescimento moderado e de germinação bem fácil. Além disso, são resistentes a solos que tenham material orgânico um tanto pobre, aguentando escassez de chuvas por períodos de temos bem prolongados. Contudo, o ideal é que a planta vá crescendo à meia sombra, e quando atinja a fase adulta, esteja a pleno sol.

A preferência da planta é por solos profundos, que tenham certa umidade, cujo pH seja neutro, sendo ainda areno-argilosos. Lembrando, inclusive, que, mesmo se adaptando às altas temperaturas do Nordeste, a planta também suporta temperaturas mais baixas, o que explica o fato dela também ser encontrada no Paraná, por exemplo. Ah, e é após o terceiro ano de idade mais ou menos que a árvore começa a frutificar.

Cuidados Gerais Co  O Pé De Jamelão E a Melhor Época De Plantio

Como se trata de uma árvore de médio porte, será necessário ter um espaço considerável para o plantio dela (cerca de 25 metros quadrados mais ou menos). Se o cultivo for através de mudas, o mais recomendável é cavar uma cova quadrada de, pelo menos, uns 50 centímetros cúbicos, preenchendo-o com cerca de meio quilo de calcário, 1 quilo de cinzas e mais 40% de material orgânico. Tudo bem misturado à terra do local. Depois, é deixar curtir por cerca de 2 meses antes de colocar a muda do pé de jamelão.

Já a melhor época para realizar seu plantio é na primavera. E é bom salientar que, por se tratar de uma árvore que cresce bastante, suas raízes tomarão uma superfície considerável do local. Por isso, o terreno em que esteja plantada precisa ter boa profundidade, além dele ser friável e bem drenável para que não acumule água no lugar.

E, só pra lembrar: as árvores de jamelão também florescem, e, em geral, são flores brancas bem cheirosas que aparecem. Serão muitos meses de flores e frutos que essa árvore dará, sendo uma das preferidas para a polinização realizada por abelhas e borboletas.

Aspectos Medicinais Do Jamelão

Benefícios do Jamelão
Benefícios do Jamelão

Além de servir como árvore ornamental, o pé de jamelão ainda produz frutos que trazem benefícios muito positivos para a nossa saúde. Um bom exemplo disso foi o que pesquisadores da Unicamp concluíram recentemente. De acordo com eles, os pigmentos do jamelão possuem a propriedade de destruírem células cancerígenas. A própria coloração arroxeada do fruto denota ali a presença de antocianinas, que são pigmentos vegetais com alta possibilidade medicinal, tanto é que são responsáveis pelos mecanismos de defesa das plantas.

Fora isso, as propriedades medicinais do jamelão são amplamente conhecidas pela população em geral, que faz chás com as sementes secas da fruta há muito tempo. Essa bebida, descobriu-se agora, possui efeitos hipoglicemiantes, anti-hipertensivos, antioxidantes, anti-inflamatórios, antissépticos e diuréticos. Ressaltando que a fruta do jamelão em si é rica em vitamina C, fósforo, flavonoides e taninos, o que faz com que seja indicada para quem possui problemas cardiovasculares e diabetes.

A casca do tronco da árvore também é utilizada na preparação de infusões, possuindo propriedades anti-inflamatórias, anticarcinogênicas e hipoglicemiantes. Ou seja, ótimo para quem tem diabetes ou para que precisa amenizar processos inflamatórios de qualquer tipo. E, claro, até mesmo as folhas podem ser usadas na preparação de chás, possuindo propriedades hipoglicemiantes, e tendo o seu extrato usado também para ações de ordem antiviral, anticarcinogênica, anti-inflamatória, antibacteriana e antialérgica.

Dica de como fazer um chá de jamelão? Simples: basta pegar 10 folhas da árvore, mais 500 ml de água, fervê-la, e depois adicionar as folhas. Após deixar descansar por cerca de 10 minutos, tomar esse chá, pelo menos, 2 vezes ao dia. antes das principais refeições. E, quem não pode tomar? Mulheres que estejam em processo de gravidez, ou amamentação. Pra quem é diabético, é importante conferir frequentemente as taxas de açúcar no sangue, para não correr oi risco de haver uma hipoglicemia.

Veja também

Quais os Males que a Chia Pode Causar?

A chia (nome científico Salvia hispanica L.) é uma semente que vem se tornando bastante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *