Home / Plantas / Quanto Tempo Demora Para o Pé de Amora dar Frutos?

Quanto Tempo Demora Para o Pé de Amora dar Frutos?

As frutas são absolutamente importantes para o desenvolvimento humano, já que as frutas servem de base para a produção de inúmeros alimentos, incluindo diversos alimentos industrializados que são consumidos pelas pessoas diariamente. Isso tudo acontece pelo fato de as frutas serem ótima fonte de alimentação, já que os nutrientes presentes nas frutas são vitais para que o organismo humano seja capaz de realizar todas as reações que faz ao longo de um dia completo.

Assim, é natural que muitas dietas incluam o consumo de frutas em larga escala ou até mesmo que sejam restritas apenas às frutas, pois só com as frutas já é possível ter acesso a uma variedade de nutrientes muito interessante.

Tudo isso precisa ser explicado quando se fala na importância das frutas para o ser humano, que muitas vezes não enxerga esse alimento como deveria e acaba por fazer uso incorreto das frutas no dia-a-dia.

Assim, quem faz um uso muito interessante das frutas, com toda certeza, são os animais. As aves, por exemplo, têm as frutas como principal fonte de alimentação da grande maioria das espécies. Isso porque as frutas estão localizadas, em geral, em posições mais altas, no topo das árvores.

Dessa forma, para não precisar chegar ao solo sequer para comer, as aves se mantém elevadas em relação aos perigos do chão e consomem as frutas diretamente das árvores. Isso faz com que as aves tenham uma vida muito mais longa do que teriam caso fosse necessário visitar o solo a todo momento. Mas não apenas as aves fazem uso das frutas para se manter em bom estado físico, mas outros animais também.

Esse é o caso dos primatas, que consomem frutas em larga escala e têm nesse alimento uma fonte de proteínas e nutrientes muito consistente. Gorilas, macacos, orangotangos e muitos outros primatas são conhecidos em todo o mundo, inclusive, pela forma como adoram as frutas.

O Poder do Pé de Amora

Amora Preta
Amora Preta

Portanto, entre as muitas possibilidades de consumo de frutas, há aquelas que estão em posição mais favorável às pessoas e aos animais quando o assunto é consumo frequente. Isso porque muitas frutas não são consumidas com tanta frequência pelos animais, seja pelo sabor não tão interessante ou até mesmo pelo fato de essas frutas não possuírem todos os nutrientes que outras frutas têm.

Assim, dentre aquelas mais consumidas por todos está a amora, com o pé de amora sendo um importante refúgio para muitos animais que estão em busca de comida. Além de possuir um fruto muito doce e saboroso, o pé de amora ainda dá frutas em grande quantidade e consegue fazer com que os seus frutos sejam renovados com frequência.

Tudo isso torna o pé de amora uma árvore muito bem vista pelas pessoas, que costumam plantar esse pé em busca de uma árvore com bons frutos, que muitas vezes é capaz até mesmo de atrair grandes pássaros para tornar o ambiente ainda mais belo.

Não é uma grande novidade, por exemplo, que jardins tenham árvores de frutas para atrair aves. Dessa forma, muitas vezes se usa o pé de amora para servir de chamariz para esses pássaros.

Veja abaixo mais informações sobre o pé de amora, uma árvore muito importante para o desenvolvimento da sociedade e também para que os animais tenham oferta de comida plena. Conheça mais sobre essa árvore, entendendo como realizar o cultivo, como realizar o plantio do pé de amora em vasos e quanto tempo o pé de amora leva para dar os primeiros frutos.

Quanto Tempo Demora Para o Pé de Amora dar Frutos?

Pé de Amora no Vaso
Pé de Amora no Vaso

O pé de amora não costuma levar tanto tempo para dar as primeiras flores, que sempre vem algum tempo antes das primeiras frutas. Portanto, assim que as primeiras flores aparecerem no pé, saiba que levará mais 6 ou 12 meses para o aparecimento de frutas.

Em geral, após o plantio, o pé de amora costuma levar cerca de 2 anos para dar os primeiros frutos. A amora não costuma levar muito mais tempo que isso para dar os seus frutos, sendo importante ter atenção aos sinais de que o pé de amora está pronto para dar os seus frutos.

Tenha atenção também a outros detalhes do pé de amora, pois muitas vezes o que você tem em casa é a chamada “amora falsa”, que são mudas que geram apenas flores e jamais irão gerar frutas para você.

A amora, para gerar frutas, deve ser plantada a partir do galho de um pé de amora que já dá frutos. Logo, por mais tentador que pareça pegar logo o primeiro pé de amora que for ofertado, saiba que nem sempre aquele pé gera amoras e, assim, a sua muda também não irá gerar. Portanto, tenha atenção a tudo isso antes de optar pelo seu pé de amora.

Cultivo de Amora em Vaso

A amora pode ser cultivada em vasos, mas é muito importante que os passos sejam seguidos para fazer com que a fruta realmente se desenvolva de forma plena. O vaso em questão deve ter mais de 40 centímetros de diâmetro, com drenagem no solo (areia e pedras), além de material orgânico de qualidade.

A temperatura deve ser amena, entre os 24 graus Celsius e os 30 graus Celsius em média. Deixe o vaso exposto ao sol, mas não de forma direta e sim apenas recebendo alguns raios solares.

Cuidados Com o Pé de Amora

O pé de amora exige cuidados, assim como qualquer outra planta. Dessa forma, para cultivar o pé de amora da forma correta e ter os resultados que deseja em relação à produção de frutas, é importante que você tenha cuidados especiais com esse pé de amora. Um deles é irrigar a árvore com frequência em caso de falta de chuva; se estiver chovendo muito, não o faça. Isso porque a amora gosta de água, mas água em excesso matará a planta.

Já a poda do pé de amora deve ser feita no inverno, ao contrário de muitas outras plantas. Tenha em mente, porém, que as primeiras frutas aparecerão por volta de setembro e, assim, esteja preparado para elas.

Veja também

Quais os Males que a Chia Pode Causar?

A chia (nome científico Salvia hispanica L.) é uma semente que vem se tornando bastante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *