Home / Plantas / Qual a Diferença de Cactos e Suculentas?

Qual a Diferença de Cactos e Suculentas?

Mais um post para os amantes de plantas e que querem conhecer um pouco mais sobre elas. Cuidar de plantas é uma arte, e nem todo mundo tem essa habilidade bem desenvolvida, por isso pesquisas e mais pesquisas devem ajudar os curiosos do assunto a conseguir ter um pequeno jardim em casa. Por isso, por aqui sempre temos boas dicas para os iniciantes que querem ter um cantinho verde em casa, e identificar plantas é quesito bem importante, embora hoje já existam uma série de aplicativos que ajudam a identificar plantas  é legal aprender a identificar algumas sozinho.

Para isso, hoje vamos aprender a diferenciar as suculentas dos cactos, muita gente fica confusa com essas informações e podem se perder na hora comprar.

Qual a Diferença de Cactos e Suculentas?

Cactos
Cactos

Suculentas e cactos ocupam um mercado gigantesco no Brasil, são muito apreciados pela facilidade de cuidar, muitas pessoas acreditam se tratar da mesma planta, mas saiba que não é verdade.

Para te deixar mais confuso talvez, podemos afirmar que todo cacto é sim uma suculenta, por outro lado não são todas as suculentas que são cacto.

Vamos lá, pode ter ficado bem estranha essa explicação, mas fica tranquilo que hoje você vai entender tudo sobre elas, vai entender direitinho quais são as diferenças, as semelhanças e vai ser capaz de diferenciá-la com facilidade. Além disso, muita gente acredita que toda planta verde com espinhos podem ser cactos, mas isso é um mito. 

Agora tenho certeza que vai ficar claro, as suculentas se tratam de um grupo tá bem? Por isso existem diversos formatos e não uma única com esse nome. Do outro lado temos os cactos que fazem parte de uma família chamada Cactaceae que está dentro do grupo das suculentas, deu para entender? 

Por este motivo é que afirmamos que todo cacto é sim uma suculenta, mas nem toda suculenta se trata de um cacto. Existem algo em torno de vinte e duas mil espécies de suculentas no mundo, dessa parte dois mil são cactos.

Suculentas são fáceis de cuidar e por isso fazem tanto sucesso, para quem esquece das águas as suas plantas, não terá problemas com ela. Elas são capazes de resistir alguns dias sem água e também sem luz e conseguem isso pois são capazes de guardar água dentro de si, uma espécie de reservatório de emergências. Por isso sobrevivem em regiões mais secas e quentes.

Os cactos se diferenciam delas principalmente por terem areoles, é um inchaço discreto sobre ele de onde surgem seus espinhos.

Agora vamos falar dos cactos, eles também são bem procurados pela fácil manutenção, além de ficarem lindos na decoração de casa. Cactos não tem folhas, mas alguns deles podem gerar flores, mas muito pontuais uma vez no ano. Ele é resistente e por isso fica bem mesmo exposto o dia todo sob o sol intenso, ele tem uma camada espessa que o impede de perder a água de dentro dele. Alguns deles apresentam uma penugem, mas a maior parte de espinhos e tamanhos diversos. Saiba que esses espinhos têm uma função importante, claro, além de ser uma forma de proteção de agentes externos, também os protegem do sol e controlam a circulação do ar para não perder líquido.

Mais Informações Importantes

Tanto animais quanto plantas recebem uma classificação na biologia, onde elas possuem categorias e também subcategorias onde são divididas.

As suculentas não tem uma classe somente para elas, elas na verdade fazem parte de um grupo de onde se originam algumas famílias, alguns gêneros e muitas espécies.

São conhecidas em torno de 60 famílias de suculentas, além de mais de 20 mil espécies catalogadas e presentes em todo planeta.

Babosa é Cacto ou Suculenta?

Babosa é uma Suculenta
Babosa é uma Suculenta

Se você respondeu que é uma suculenta, acertou em cheio.

Mas o Que São Suculentas?

Vaso de Suculentas
Vaso de Suculentas

Essas plantas são nativas de regiões extremamente secas de alguns países, por esse motivo essa planta precisa ser algumas características importantes para sua sobrevivência nesses lugares, elas precisam ser resistentes ao calor, aguentar muito tempo sem água e aguentar sol intenso. As suculentas driblam bem esses problemas, guardando água dentro de si para esperar a próxima chuva. A natureza é tão perfeita e inteligente que é capaz de desenvolver formas que evitam que a planta perca água a toa, produzindo uma espécie de cera que protege, além de espinhos e pelos que podem ajudar.

Diferenciando Cactos e Suculentas

Para ficar mais fácil precisamos identificar cada uma delas de maneira separada, os cactos por exemplo são carnosos e guardam água. Além disso eles não tem galhos, também não apresentam folhas e embora alguns formatos sejam conhecidos, costumam ser bem parecidos. Além disso, podem apresentar flores sempre no mesmo período todos os anos.

Elas foram criadas pela natureza com características que impedem de perder líquido sem necessidade, por isso é revestida de um material resistente, além disso ainda tem outras estratégias de proteção como seus espinhos.

Tem gente que acredita de forma errada que seria capaz de diferenciar os cactos das suculentas por conta dos seus espinhos, mas é aí que se engana pois algumas suculentas também podem ter espinhos.

Se você quer uma dica sem chance de errar é procurar pelos areoles na planta, se tiverem são cactos, se não tiverem são suculentas. E não é tarefa difícil identificar não, pois nos cactos elas são bem evidentes. Delas surgem flores e espinhos e sem essas características não se trata de um cacto.

Viu que com um pouco mais de informação fica mais fácil identificar esse tipo de plantas, tenho certeza que a partir de agora vocês não vão mais errar, não é verdade?

De qualquer forma, sejam cactos ou sejam suculentas vale a pena levar para casa. Se você é um iniciante no cuidado com plantas principalmente, dificilmente você vai se frustrar por ter perdido sua plantinha.

Veja também

Pimenteira-Bastarda

Qual a Árvore Mais Indicada para Plantar na Calçada?

Sabemos da importância das árvores em nossas vidas, elas são essenciais para o meio ambiente, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.