Home / Plantas / Pimenta Saco de Bode Arde? Quais os Seus Benefícios?

Pimenta Saco de Bode Arde? Quais os Seus Benefícios?

A chamada “pimenta-saco-de-bode” ou simplesmente “pimenta-bode” não arde e possui os benefícios que são comuns a esses membros do gênero Capsicum: altos níveis de vitamina C e antioxidantes, contribuem para a produção de neurotransmissores (endorfina, serotonina, entre outros), além de serem reconhecidos anti-inflamatórios naturais.

A espécie é basicamente utilizada para conservas, especialmente na região Centro-Oeste do país (mais especificamente ainda em Goiás) e em Minas Gerais, onde costuma dar sabor aos pratos mais tradicionais dessas regiões.

O que se diz é que a Galinhada Mineira sem a “saco-de-bode” é simplesmente inconcebível! Um belíssimo Frango com Guariroba precisa do aroma e do leve adocicado que os seus pequeno frutos em conserva promovem!

E o que dizer de um Frango com Pequi, um Tutu ao Molho Pardo, um Frango com Quiabo ou com Pequi, entre outras inúmeras iguarias, sem o perfume e o sabor desse tão tradicional tempero da região central do país? Impossível!

Mas se não bastassem tantas qualidades e benefícios, a pimenta-saco-de-bode ainda é uma espécie de fácil cultivo, com boa produtividade e belíssimas flores brancas que, quando surgem, é o prenúncio de que as infrutescências já estão por vir.

E elas surgem! Trazendo consigo um show de cores entre o amarelo, vermelho e o alaranjado – e com um diâmetro que geralmente oscila entre os 12 e 20cm.

A pimenta-saco-de-bode a cada dia vem ganhando mais e mais admiradores, principalmente por aqueles que não são nem um pouco atraídos pelo ardor que algumas das suas parentes provocam, como as populares “malagueta”, “Aji peruana”, “dedo-de-moça”, “tabasco”, a “jalapenho”, entre outras verdadeiras “feras da natureza”.

Pimenta Saco de Bode, Ardor, Características e Benefícios

Pimenta Saco de Bode Vermelha e Amarela
Pimenta Saco de Bode Vermelha e Amarela

Dentre os principais benefícios da pimenta-saco-de-bode (além do fato de que ela não arde), estão:

1.São Ricas em Vitamina C

A vitamina C, como se sabe, é uma daquelas substâncias que não deveriam deixar de ser ingeridas, diariamente, em seus níveis ideais para um indivíduo adulto.

Isso porque ela fortalece o sistema imunológico, ajuda a regularizar o fluxo sanguíneo, é um antioxidante natural (evita a oxidação e danos às células), fortalece unhas, cabelo e pele (conferindo-lhes brilho e vigor), combate o estresse, ajuda a queimar gorduras, entre outros benefícios que podem ser adquiridos a partir da sua ingestão diária.

2.Possui Vitamina E

Tudo bem que o fato de que a pimenta-saco-de-bode não arde já é, por si só, um benefício e tanto! – e por demais valorizado por aqueles que não são tão apreciadores da ardência das variedades Capsicum.

Mas, além disso, ela ainda é uma rica fonte de vitamina E – um outro antioxidante natural que, ingerido desde a mais tenra idade de um indivíduo, ajuda a evitar a formação de células defeituosas, com consequente desenvolvimento de tumores malignos.

Mas a vitamina E não é só isso: ela é de grande importância também para os atletas, por preservar a massa muscular e fortalecer os ossos, proteger o sistema imunológico, prevenir distúrbios do coração, entre outras benefícios que serão acompanhados pelo prazer de saborear essas doces, belas e aromáticas variedades.

3.É Rica em Vitamina A

A vitamina A é reconhecidíssima pela sua capacidade de cuidar da saúde dos olhos, fortalecer a pele e preservar a imunidade. Ela atua na formação óssea das crianças (contribuindo para o seu crescimento) e também é um poderoso antioxidante – para os idosos, um grande aliado!

Pimenta Saco de Bode no Pé
Pimenta Saco de Bode no Pé

A vitamina E retarda o surgimento de artrites, reumatismos, cataratas, problemas cardíacos, alguns tipos de cânceres, entre outros benefícios que serão adquiridos por meio do consumo diário de espécies com as propriedades das pimentas-saco-de-bode.

Não mais do que 15 ou 20 g diárias dessa variedade são suficientes para oferecer as quantidades necessárias de vitamina A que um adulto necessita diariamente para executar as funções normais do dia a dia.

4.É Um Antimicrobiano Natural

Antimicrobiano, bactericida, cicatrizante, anti-inflamatório, anticancerígeno, digestivo…Seriam necessárias mais algumas linhas para enumerar os benefícios de espécies como a pimenta-bode – e todos esses benefícios ligados à presença da substância capsaicina.

O problema aqui é o fato de que a pouca ardência dessa pimenta é o resultado da pouca presença delas na sua composição – o que acaba exigindo um consumo maior do que o que seria necessário de uma pimenta-malagueta, de uma “dedo-de-moça”, de uma Poblano, ou até mesmo da assustadora Jalapenho.

5.É um Excelente Emagrecedor Natural

A pimenta-saco-de-bode, além de não arder, possui o benefício de ajudar o organismo a queimar mais calorias durante o seus processos metabólicos.

Ela é um alimento conhecido como “termogênico”, ou seja, acelera os metabolismo do corpo humano, exigindo, com isso, mais energia para os processos digestivos, intracelulares, cerebrais, entre outros.

E essa energia extra que eles necessitam é extraída justamente das calorias dos alimentos – o que faz com que, ao invés de acumular-se, as calorias ingeridas atuem como uma importante fonte de energia para toda as transformações químicas do organismo.

6.Evita os Riscos de Câncer

O câncer de próstata só perde para o câncer de pele no número de ocorrências em homens acima dos 50 anos de idade. Somente em 2018, quase 70.000 novos casos foram diagnosticados – e boa parte deles já em estado avançado.

Aqui, mais uma vez, entra o potencial da capsaicina, como uma autêntica substância anticancerígena que, segundo um trabalho publicado no The Journal of Cancer Research dos Estados Unidos, em meados dos anos 2.000, é capaz de conter a proliferação das células cancerosas – contribuindo para a interrupção do seu desenvolvimento.

7.É uma Parceira do Coração!

Uma equipe de pesquisadores da Faculdade de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC- RS) confirmou o potencial do extrato da capsaicina, presente em variedades como a pimenta-saco-de-bode, de evitar transtornos ligados ao acúmulo de goduras nas artérias do coração.

Mais especificamente ainda, ela atua na diminuição do terrível “colesterol ruim” (o LDL) em pelo menos 40%; e com isso, contribui para prevenir os riscos de infarto, AVC (Acidente Vascular Cerebral), entre outros transtornos cardiovasculares.

Esse artigo foi útil? Tirou as suas dúvidas? Tem algo que queira acrescentar? Deixe a resposta na forma de um comentário. E continue compartilhando, discutindo, questionando, refletindo e aproveitando-se das nossas publicações.

Veja também

Tudo Sobre a Framboesa: Características, Nome Cientifico e Fotos

De coloração vermelho escuro, a framboesa é uma fruta bastante suculenta e doce. Originária da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *