Home / Plantas / Qual Vitamina Tem na Babosa? Por Que Ela É Tão Boa?

Qual Vitamina Tem na Babosa? Por Que Ela É Tão Boa?

Hoje vamos falar um pouco sobre as vitaminas encontradas na babosa.
Para iniciarmos o assunto, podemos falar sobre a Aloe vera, é uma vitamina que muitas mulheres especialmente conhecem. Na verdade ela é uma planta e faz parte do gênero Aloe, nasce em regiões de clima tropical como no caso do Brasil, onde é muito fácil de encontrar. Ela é muito utilizada para decoração de casa, de vaso, e também utilizam suas propriedades medicinais.
Hoje em dias podemos encontrar Aloe vera em diversos produtos, como shampoos, maquiagens, cosméticos para a pele, remédios e muito mais. Inclusive já existem muitos estudos que comprovam de fato a eficiência desse ativo e também a segurança de sua utilização, seja utilizado na saúde com fins medicinais assim como em cosméticos.

Planta Babosa

Caraguatá

Ela também é conhecida como caraguatá, tem aspecto carnoso, um pouco quebradiço, mas é firme. Dentro quando abrimos um líquido parecido com um shampoo escorre imediatamente. Muito cuidados, pois essa planta tem um pouco de espinhos na superfície da folha e podem alcançar 50 cm. Não gosta de solo encharcado de água e gosta muito de climas quentes.

Qual Vitamina Tem na Babosa?

A babosa para quem não sabe tem origem na áfrica, ela é pertence à família das Liliáceas e lembra bastante um cacto. Quando falamos de babosa poucas pessoas sabem que existem cerca de 300 tipos de babosa. A Aloe vera que citamos é apenas a mais famosa.

As Vitaminas Encontradas na Babosa são:

  • Vitamina Colina – nutriente que faz parte do completo B.
  • Ácido Fólico – Muito utilizado por mulheres que desejam engravidar.
  • Vitamina C (Ácido Ascórbico) – Responsável por dar resistência aos dentes, aos tendões e etc.
  • Vitamina E (Alfa Tocoferol) – Excelente Antioxidante.
  • Vitamina B3 – Controla diversas doenças.
  • Vitamina B2 (Riboflavina) – Ajuda a queimar a gordura.
  • Vitamina B1 (Tiamina) – Trata e Previne várias síndromes.
  • Vitaminas B6 (Piridoxina) – Regula o Metabolismo
  • Betacaroteno (Pró-vitamina A) – Previne diversas doenças.
  • Manganês
  • Rica em Lignina – Acelera o Trânsito Intestinal,
  • Minerais,
  • Cálcio,
  • potássio,
  • Magnésio,
  • Zinco,
  • Sódio,
  • Cromo,
  • Cobre,
  • Cloro,
  • Ferro.

Para obter todos esses benefícios a aloe vera pode ser utilizada de diversas formas.

Porque a Babosa é Tão Boa?

A babosa é tão boa e é tão querida pelas pessoas porque ser utilizada de diversas formas e trazer diversos benefícios à saúde. Vamos citar alguns casos em que a babosa pode ser utilizada te trazendo muitos benefícios.
Você pode usar a babosa para tratar algumas queimaduras, algumas feridas, alguns tipos de inflamações, é famosa para tratar queda capilar, acne na pele ela pode ser aplicada diretamente no rosto.
A polpa dessa planta funciona como vermífugo, é um excelente digestivo e pode ser usado em forma de chá de suas folhas secas. Também tem a função de ser laxativa.
Ela pode ser muito útil ainda para fortalecer a sua imunidade, para controlar a glicose em pessoas diabéticas.

Curiosidades Sobre a Babosa

Sabia que algumas pessoas acreditam que a planta babosa é o verdadeiro segredo de beleza de muitas musas da história? Inclusive citam Cleópatra, que era linda. Outra utilização na época do antigo egito era como curativo para os soldados que trabalhavam para Alexandre.
Na América do Norte e mesmo no México muitas tribos já faziam o uso da babosa para curar problemas no estômago e as mulheres para cuidar dos cabelos e da pele.

Dicas Para Usar Babosa Na Pele

Aprenda a usar a babosa na sua pele e ter todos os benefícios.

Babosa Demaquilante

Se você tem a pele sensível saiba que com a babosa você vai remover sua maquiagem gentilmente ao mesmo tempo que hidrata. É só colocar em uma disco de algodão e passar pela face, depois lave o rosto com o sabonete que está acostumada.

Babosa Anti Rugas

A babosa tem vitaminas que são capazes de estimular o colágenos, portanto vai te dar mais elasticidade. Se você usar frequentemente vai ter bons resultados.
Para usar é muito fácil é só aplicar com os dedos sobre as linhas e marcas de expressão, massagear e deixar agir de 5 a 10 minutos, depois é só lavar com o sabonete de sua preferência.

Babosa e Limpeza de Pele

Você pode utilizar o gel de babosa para esfoliar a pele.
A receita leva duas colheres do tipo sopa com a babosa, misture com uma colher do mesmo tipo com açúcar ou pode ser bicarbonato também. Agora só passar isso no rosto, ou em outras áreas ressecadas. Depois é só lavar normalmente. Pode ser utilizada até três vezes no máximo em uma semana.

Saiba Quem Não Pode Usar a Babosa

Não é aconselhável o uso dessa planta por crianças por exemplo, gestantes também não devem utilizadas, nem durante o período de amamentação. Se você tem problemas de saúde como inflamação nos ovários, ou no útero. Se você tem problemas com hemorróidas ou fissuras anais. Quem tem pedras na bexiga, quem tem cistite, nefrite, apendicite, ou prostatite, varizes e outros deve ficar atento.
Outra coisa para ficar de olho é no tipo de babosa que você está consumindo, a babosa chamada Barbadensis miller é a que você de consumir, pois é a planta que foi estudada para ser utilizada com segurança. Outros tipos podem ser tóxicos e trazerem riscos à saúde.

Suco de Babosa

Uma forma legal de consumir a babosa é através do curso de Aloe verhttps://www.youtube.com/watch?v=e6lcOG5i-yga por exemplo, você vai ter todos os benefícios em um único copo de suco todos os dias.

Receita Suco de Babosa

Depois de lavar tire suas folhas, e tire as partes com espinhas para não se machucar. Tire a parte amarela que fica embaixo da casca, pois pode fazer mal.
O gel que você vai tirar você pode colocar no liquidificador, a cada 100g do gel você utiliza 1 litro de água. Pode ligar o liquidificador.
Para adoçar utilize mel, 1 colher do tipo sopa é o suficiente.
Para deixar saborosa pode adicionar uma fruta, de preferência cítrica, laranja ou limão por exemplo são ótimas pedidas.

Veja também

Tudo Sobre a Planta Cíclame: Características da Flor e Fotos

Cíclame, também conhecida como cyclamen ou cíclame-da-pérsia, é uma planta que tem origem nos continentes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *