Home / Plantas / Lenda Gaucha do Brinco de Princesa e Como a Planta se Encaixa

Lenda Gaucha do Brinco de Princesa e Como a Planta se Encaixa

O Estado do Rio Grande do Sul historicamente sempre esteve envolvido em confrontos que apelavam para a união e o destemor dos seus habitantes, a fim de terem protegidas sua honra, tradições, costumes e suas heranças folclóricas. Em vista disso seus diversos símbolos são motivo de orgulho para os gaúchos e servem para sedimentar os valores que o povo cultua há gerações.  Desde 1998 a flor brinco da princesa é um desses símbolos.

Como a Planta se Encaixa

A incrível capacidade de adaptação da planta de florescer, ainda que sob intempéries, adaptando-se ao clima e ao ambiente, suportando até mesmo baixas temperaturas, como as registradas durante o inverno nos pampas e nas serras gauchas, aludem ao espírito dos habitantes daquele estado que mesmo em fase de situações extremas não abrem mão de sua beleza e elegância.

O Que É Brinco de Princesa

Brinco de Princesa é uma espécie de Fúcsia , um gênero que abrange cerca de 105 espécies de arbustos e árvores floridas, da família das onagáceas (Onagraceae), nativa das regiões tropicais e subtropicais da América Central e do Sul e da Nova Zelândia e do Taiti.

Várias espécies são cultivadas em jardins como plantas de cama, pequenos arbustos ou espécimes em miniatura de árvores; outros são cultivados como vasos de plantas ou em cestos pendurados para cultivo em ambiente interno ou em estufa.

Eles são valorizados por suas vistosas flores pendentes, tubulares  em forma de sino, em tons de vermelho e roxo a branco. O hábito de crescimento suspenso e a forma queimada da flor deram origem ao popular nome de brinco de princesa.

A cor fúcsia – um roxo-avermelhado profundo, visto nas flores de algumas espécies – é o motivo do nome do gênero. O gênero, por sua vez, é nomeado para Leonhard Fuchs , botânico e médico do século XVI.

Variedades

Adequadas para o crescimento em cestos suspensos, estão as próstatas Fuchsia procumbens e as formas anã e posterior dos híbridos comuns ( F × hybrida , provavelmente derivadas de F. fulgens e F. magellanica ). As fúcsia do jardim, provavelmente derivadas principalmente de F. magellanica, são amplamente cultivadas em margens sombreadas. Uma fúcsia de árvore ( F. excorticata ), da Nova Zelândia, com até 15 metros de altura, tem flores de cera vermelho-fosco e casca de papel; uma árvore fúcsia mexicana, F. arborescens , de até 10 m, possui cachos de flores lilás e roxa.

Características da Planta

https://www.youtube.com/watch?v=Q7eJ8w5NOOs

A popularidade das fúcsia está crescendo e hoje elas representam uma das plantas ornamentais mais cultivadas do mundo.  O fúcsia geralmente cresce em forma de arbusto que pode atingir de 20 a 30 metros de altura, dependendo da variedade.

O fúcsia tem folhas simples e lanceoladas reunidas em espirais ou dispostas em pares opostos nos galhos. As margens podem ser inteiras ou serrilhadas.  O fúcsia desenvolve flores caídas, tubulares ou em forma de sino. Eles podem ser vistos durante o verão e outono em áreas subtropicais ou durante todo o ano nos trópicos.

A maioria das espécies de fúcsia desenvolve flores de cores vivas, compostas por sépalas vermelhas e pétalas roxas. Algumas variedades de fúcsia produzem flores de cor branca, amarelada, laranja, vermelha escura e azul-púrpura.  Flores coloridas atraem beija-flores, principais polinizadores de fúcsia.

Os frutos da fúcsia são bagas. Eles podem ser de cor verde avermelhada, vermelha ou roxa, dependendo da variedade. Bagas são preenchidas com inúmeras sementes em miniatura. Todas as partes da fúcsia são comestíveis, mas as bagas são as mais populares e mais comumente usadas na dieta humana. Seu sabor varia de ácido a doce, dependendo da cultivar. Bagas são geralmente consumidas na forma de geleias.

Brinco de Princesa no Vaso
Brinco de Princesa no Vaso

Curiosidades

Os nativos americanos usavam a raiz da fúcsia como fonte de pigmento preto para colorir a lã.  Ao contrário de outras espécies de fúcsia, o Fuchsia excorticata cresce como árvore. Sua madeira é tão densa e dura que não pode ser usada como lenha. A madeira de Fuchsia excorticata é usada para esculpir e fabricar vários objetos de longa duração (como pentes).

Os povos indígenas da Nova Zelândia (Maori) usavam o pólen azul das flores de Fuchsia excorticata como fonte de maquiagem.

O fúcsia é frequentemente cultivado em jardins por causa de suas belas flores e longevidade. O fúcsia pode ser cultivado como arbusto, trepadeira, árvore em miniatura ou planta de cama.

Ácaros, pulgões, lagartas e várias mariposas se alimentam de fúcsia e afetam negativamente o crescimento e o desenvolvimento desta planta.

A palavra “fúcsia” pode ser usada para descrever a cor rosa púrpura brilhante. Essa sombra também é conhecida como magenta.

O fúcsia pode sobreviver por centenas de anos. A fúcsia mais antiga conhecida (que ainda vive) foi plantada em 1899.

As Flores e os Símbolos

Mitologias, folclore, sonetos e peças de teatro dos antigos gregos, romanos, egípcios e chineses são salpicados de simbolismos de flores e plantas – e por boas razões. Quase todo sentimento imaginável pode ser expresso com flores. A flor de laranjeira, por exemplo, significa castidade, pureza e beleza, enquanto o crisântemo vermelho significa “eu te amo”.

As flores proporcionavam uma forma incrivelmente sutil de comunicação. Algumas plantas, incluindo rosas , papoilas e lírios , podem expressar uma ampla gama de emoções com base em sua cor.  O fúcsia ou brinco de princesa é um símbolo de “bom gosto” no Japão, e “confiando amor” e “amabilidade” nas sociedades ocidentais.

Da mesma forma, uma violeta branca significava “inocência”, enquanto uma violeta roxa dizia que “os pensamentos do doador de buquê” estavam ocupados com amor. Uma rosa vermelha era usada para expressar abertamente sentimentos de amor, enquanto uma tulipa vermelha era uma confissão de amor. O lírio de calla foi interpretado como “beleza magnífica” e um trevo dizia “pense em mim”.

Lírio De Calla Branca
Lírio De Calla Branca

As plantas também podem expressar sentimentos aversivos, como a “presunção” da romã ou a “amargura” do aloé . Da mesma forma, se uma rosa declarar “devoção” ou uma flor de maçã mostrando “preferência”, pode-se devolver ao pretendente um cravo amarelo para expressar “desdém”.

Os significados e tradições associados às flores certamente mudaram ao longo do tempo, e diferentes culturas atribuem idéias variadas à mesma espécie, mas o fascínio por “palavras perfumadas” persiste da mesma forma.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *