Home / Plantas / Plantas Para Canteiros Estreitos

Plantas Para Canteiros Estreitos

A maioria dos jardineiros tem alguns espaços estreitos com os quais lidar, particularmente aquelas em corredores pequenos. Talvez você tenha uma faixa de terra ao lado de uma cerca ou muro, na beira de um pátio, ou entre um caminho limitado.

Quais plantas podem colaborar com essa dificuldade? Que escolha temos de plantas para canteiros estreitos?

Os Cuidados com Arbustos

Choisya ternata um arbusto mexicano produtor de flores brancas e perfumadas na primavera. Cresce ereto em pouco espaço mas pode atingir até 3 m de altura. Muitas vezes, os arbustos medianos como esse são plantados em canteiros estreitos demais para acomodá-los. Isso resulta em trabalho fútil: a tarefa constante de reduzir a planta ofensora na tentativa de ajustá-la ao espaço.

E não adianta culpar a planta se o espaço de plantio simplesmente não for grande o suficiente para acomodá-lo. O mesmo se aplica às plantas perenes herbáceas que iniciam a estação como um bom ano. Coma pedaços de brotos frescos e eles rapidamente se expandirão em um monte ondulante que invade o caminho ou o gramado. O efeito na tentativa de conter suas inclinações naturais será desastroso.

Euonymus japonicus ‘Green Spire’ é uma planta arbustiva nativa do Japão, Coréia e China, de flores discretas. Essa variedade Green Spire forma um arbusto estreito colunar, Um perene vertical para quaisquer condições de crescimento. Isso contribuirá para uma estrutura sólida entre plantas perenes, anuais e alpinistas altas, esguias e autossuficientes. Use o espaço vertical e suprima qualquer inclinação para manter suas plantas sob controle em um nível baixo.

Também vale a pena mencionar a importância de não plantar muito perto da beirada ou esquina. Este é um erro comum cometido ao plantar perenes herbáceas. Um gerânio razoavelmente compacto, como o “Johnson’s Blue”, plantado a poucos centímetros de distância da beirada de um gramado ou caminho, em breve invadirá. Esse gerânio é um híbrido, resultado da mistura entre geranium pratense com o geranium himalayense.

Ele oferecerá um bonito vermelho de suas folhas no outono e lindas flores azul púrpura no verão. Cresce em torno de meio metro. Plante-o mais para trás, se possível, e use o espaço disponível. Se a área de plantio for estreita, vale a pena alternar objetos mais altos e mais curtos ao longo da borda para aproveitar o terreno disponível.

Crescimento em Linha Reta

Perenes delgadas que crescem em linha reta a partir de uma roseta ou aglomerado de folhas são ideais para adicionar altura sazonal. A digitalis lutea é um bom exemplo. As flores são tubulares, amarelas, com pontos marrons no interior da corola .

As flores nascem no final da primavera e depois esporadicamente durante o verão e o outono. Picos delicados e finos, autossustentados, crescendo a partir de plantas com uma pegada despretensiosa. Esta é uma planta que não se alastra. Ele fica perfeitamente dentro dos limites.

Alguns penstemons, planta nativa da Ásia e América do Norte, também são muito eretos e ideais em canteiros estreitos. Eles têm a vantagem de serem perenes com caules lenhosos que não precisam de apoio.

Eles florescem desde o meio do verão até o final do outono e exigem pouco tempo de manutenção. Algumas variedades como o híbrido penstemon x gloxinioides produzem flores semelhantes a sinos com lindas e variadas cores, com crescimento máximo pouco acima de 01 metro.

Canteiros Ensolarados

Canteiro Ensolarado
Canteiro Ensolarado

Em beiradas secas e ensolaradas, os verbascums são uma boa escolha, especialmente as variedades mais curtas com folhas menores. Verbascum ‘Jackie in the Pink’ vai caber no espaço mais estreito e vai se desenvolver surpreendentemente bem em solo bem drenado.

Os picos ramificados, mas verticais, são extremamente atraentes e florescem por semanas. É adorável com arbustos de folhagem e lavandas, todas as boas escolhas para canteiros estreitos, ensolarados e secos. As folhas verdes difusas são mantidas em uma roseta baixa, tendo pontas eretas com delicadas flores de rosa suave com um olho de ameixa.

A sálvia russa (perovskia atriplicifolia) gosta de situações semelhantes. As hastes prateadas podem tornar-se bastante frouxas e flexíveis em solos úmidos e férteis, mas permanecem verticalmente em pontos ensolarados e secos.

Pode ser muito eficaz em um canteiro estreito ao longo da base de uma parede ou cerca se sob plantada com algo para fornecer cobertura do solo. Tem um hábito reto, geralmente atingindo de 0,5 a 1,2 m de altura e sua época de floração se estende do meio do verão até o final de outubro, com flores azuis a violetas organizadas em panículas vistosas e ramificadas.

Quando há Suporte de Escalada

Se o canteiro estreito é apoiado por uma parede ou cerca, então esta é uma ótima oportunidade para usar trepadeiras. Há muitos que são simplesmente grandes fãs de heras de folhas grandes para paredes sombreadas. Em paredes baixas, as variedades fortunas Euonymus funcionam bem.

No entanto, se você quiser flores, um clematis de exibição de verão colorido vai caber em qualquer lugar. Em vez de apenas plantar um, por que não crescer dois juntos? Isso aumentará a temporada ou criará uma combinação de cores empolgante.

Se você gosta da idéia de algo diferente, procure actinidia pilosula. Este é uma trepadeira decídua, mas as hastes amarronzadas não são pouco atraentes no inverno. As estreitas e pontiagudas folhas verde-escuras são aleatoriamente salpicadas de branco como se tivessem sido mergulhadas em uma panela de tinta.

As flores cor-de-rosa profundas sobressaem das hastes agrupadas no início do verão. É adequada o suficiente para caber em um espaço estreito, mas tem caráter suficiente para criar uma ótima impressão.

Canteiros com Sombra

Canteiro Estreito com Com Sombra
Canteiro Estreito com Com Sombra

Para fronteiras estreitas com sombra helleborus x hybridus é uma boa escolha. As folhas verde-escuras nas hastes verticais ficam bem do final da primavera ao outono. O final do inverno e as flores da primavera são uma delícia.

É mais eficaz quando é plantado como um sujeito solo ao longo de uma beirada estreita na base de uma parede ou cerca. Se você tem um velho muro de pedra e um espaço estreito e sombrio, será difícil escolher uma alternativa melhor.

Os heléboros híbridos geralmente são cultivados a partir de sementes, mas as plantas levam dois anos para desabrochar quando cultivadas a partir de sementes. Flores florescem em uma grande variedade de cores, incluindo vários tons e tons de branco, rosa, vermelho, roxo e amarelo, e às vezes têm manchas internas.

Pense em plantar perto de uma janela de cozinha, pátio ou passarela para que o início da floração possa ser apreciado ao máximo.

Veja também

Arroz Tem Glúten ou Não? É Bom Para Emagrecer?

Uma pessoa pode ter um estilo de vida sem glúten porque tem doença celíaca, alergia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *