Home / Plantas / Como Cultivar Pé de Laranja?

Como Cultivar Pé de Laranja?

A fruta laranja é muito popular no nosso país, por conta disso ela é a mais cultivada por aqui, ainda assim somos capazes de enviar 98% da nossa produção para outros países. Quem não ficaria feliz tendo um pé de laranja em casa? Até porque é delicioso ter sempre frutas frescas no quintal de casa para que toda família aproveite junto. Por isso, hoje separamos algumas dicas para que você possa cultivar a sua própria laranjeira em casa. Fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação importante.

Mesmo a laranja sendo super popular por aqui, é preciso saber algumas informações importantes sobre o seu cultivo. Então é super válido se atentar a algumas particularidades antes de plantar um pé de laranja em casa, mas super vale a pena pois dessa forma você terá frutas saudáveis e deliciosas. Fique atento às nossas dicas de hoje. 

Como Cultivar Pé de Laranja?

Primeiro saiba que existem muitos jeitos de plantar um pé de laranja. Para começar você precisa saber qual o seu tipo de laranja preferido para plantar na sua casa, pois cada laranja tem uma função e sabor diferentes. As laranjas mais cultivadas são a laranja da terra, a laranja lima e a laranja pera.

Laranjeira
Laranjeira

Olha, é possível plantar uma laranjeira utilizando as sementes da própria fruta. Mas esse é um processo bem demorado, pois o pé de laranja pode levar cerca de 10 a 15 anos para atingir a maturidade e frutificar. Para facilitar a sua vida e tornar isso muito mais rápido recomendamos que compre uma muda. A outra forma bem comum é através da estaquia, que talvez seja a maneira mais utilizada quando se trata de plantar um pé de laranja. Mas hoje vamos dar uma dica para as duas opções que você pode fazer na sua casa.

Estacaria de Pé de Laranja

Saiba que é muito fácil realizar esse tipo de plantio de mudas. Caso você escolha fazer isso dentro de um vaso, recomendamos que escolha um vaso bem espaçoso, entre precisa ter entre 60 e 100 litros para suportar o crescimento do pé de laranja e não espremer a sua planta que pode não se desenvolver em recipientes menores e muito menos gerar frutos.

Laranja
Laranja

Dentro do seu vaso você vai começar adicionando uma camada de argila expandida, elas parecem pedras feitas de argila e vão ajudar na drenagem da planta. O próximo passo é preparar uma mistura que leve metade de calcário em pó e metade de substrato, faça então uma camada por cima da argila expandida. Pegue sua muda e remova qualquer plástico que a esteja protegendo, abra um berço na terra e insira a muda bem no centro dele, deixe que o substrato envolva completamente a raiz até que ela esteja totalmente coberta.

Caso você opte por plantar diretamente no chão, é muito importante que ele tenha uma terra do tipo permeável. Abra uma berço bem profundo, ele deve ter no mínimo 40 cm de diâmetro ao redor da sua muda. Pois assim ela vai ter espaço suficiente para crescer e se desenvolver.

Plantando Semente de Laranja

Essa é uma outra possibilidade para pessoas que têm paciência para acompanhar esse processo, depois de comer a sua laranja guarde essas sementes e lave-as para que fiquem bem limpas. Agora escolha as melhores sementes para plantar, elas devem estar íntegras e nunca quebradas ou amassadas.

É necessário preparar essas sementes antes do planeta, por isso coloque elas dentro de um recipiente com água, esse molho não deve ultrapassar de 24h. Para plantar as suas sementes dentro de um vaso, selecione um vaso pequeno, ele precisa ter diversos furos no fundo que vão escoar o excesso de água. Faça então uma camada de argila expandida, depois o seu substrato, semeie as sementes na terra e cubra levemente com um pouco de terra.

Agora, se você preferir plantar diretamente no chão, escolha um local bem espaçoso no seu quintal para que ela tenha espaço para se desenvolver. Da mesma forma que na estacaria, a terra deve ser permeável.

Cuidados Especiais com Seu Pé de Laranja

Saiba que para que sua laranjeira se desenvolva bem e frutifique com qualidade, não é suficiente seguir apenas todas as dicas de plantio que oferecemos aqui. Mas sim seguir os cuidados de cultivo por toda a vida da sua planta, você precisa entregar tudo que sua laranjeira necessita.

Caso você tenha escolhido plantar utilizando sementes dentro de um vaso, é necessário transplantar seu pé de laranja depois dela ter crescido para outro local que comporte, faça isso até chegar no recipiente definitivo. Verifique sempre se não existem plantas invasoras ao redor da sua planta, elas devem ser arrancadas pela raiz.

Com relação a quantidade de água a ser utilizada, saiba que o solo precisa estar constantemente úmido, mas nunca encharcado. Por isso, molhe a planta de acordo com a necessidade do solo. Não esqueça de adubar a sua laranjeira com adubo orgânico, ele é super importante para ter uma árvore saudável, você pode fazer isso de 60 em 60 dias por exemplo. Uma poda de limpeza é necessária, pois assim você retira galhos secos que podem estar roubando os nutrientes da sua planta.

Se você cuidar bem do seu pé de laranja, depois de maduro ele deve começar a frutificar depois de 3 anos. Depois é só alegria, só aproveitar a sua própria laranjeira dentro do quintal de casa.

Benefícios da Laranja

Você sabia que essa fruta fornece uma série de benefícios para a nossa saúde? Por isso ter uma laranjeira em casa pode ser muito benéfico para a sua família. A laranja tem muita vitamina C, tem fibras, tem betacaroteno e flavonoides importantes para a saúde do organismo humano. Você vai ter um sistema imune mais fortalecido, prevenção de doenças cardiovasculares, controle do colesterol, controle da pressão arterial, previne resfriados e gripes por conta da vitamina C e ainda previne o envelhecimento precoce.

Veja também

Pé de Jiló

Como Cuidar de um Pé de Jiló?

Hoje vamos falar sobre o jiló, esse é o fruto do jiloeiro e divide opiniões. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.