Home / Plantas / Doenças do Gerânio Mais Comuns e Como Tratar

Doenças do Gerânio Mais Comuns e Como Tratar

As flores e plantas são, além de muito úteis para toda a sociedade pela sua função no tratamento de doenças, extremamente belas. Assim, as flores podem ser usadas para a decoração de ambientes abertos ou fechados, com mais sou menos luz solar disponível, servindo muito bem ao seu propósito de levar beleza aos ambientes.

Dessa forma, muitas flores se tornaram muito populares em todo o Brasil por conta da sua beleza, já que o paisagismo vem se tornando uma técnica muito empregada em diversos locais do país. Assim, os paisagistas fazem uso das flores para melhorar os ambientes, tornando-os mais adequados e belos, algo muito difícil de fazer em qualquer local.

Portanto, o profissional paisagista tem sido cada vez mais destacado pela sociedade, que a cada dia valoriza mais a arte de saber tornar qualquer ambiente mais belo e pomposo do que antes.

Contudo, além da questão da beleza e do paisagismo, as flores e plantas também são muito importantes para as pessoas pela forma como podem ajudar a salvar vidas. Isso porque os remédios quimicamente tratados têm, em sua totalidade, base em itens da natureza, usando as propriedades medicinais das plantas para fazer com que as pessoas possam combater diversas doenças e problemas de saúde.

Dessa maneira, as plantas são fundamentais para o combate aos novos e antigos problemas de saúde que se tem no mundo, servindo de base, ainda, para muitos óleos naturais que visam acabar com doenças da forma mais natural possível, sem os fatores químicos usados nos remédios encontrados nas drogarias de todo o país.

De qualquer forma, o certo é que as plantas ajudam diretamente a tratar de pessoas doentes. Porém, acontece que essas plantas também podem ficar doentes. Nesses casos, há algumas medidas importantes a tomar, sempre a depender do tipo de planta que se tem e do tipo de doença que surgiu.

Veja abaixo algumas doenças presentes no gerânio, sabendo também como tratar esses problemas de forma fácil e acessível, sem a exigência de grandes resoluções complexas.

Conheça as Pragas Mais Comuns do Gerânio

Todas as plantas sofrem com a possibilidade de sofrer com pragas, algo bastante comum e que acontece com alguma frequência, por mais que as devidas medidas de prevenção sejam tomadas da forma correta.

Não é nada diferente com o gerânio, que possui algumas pragas mais comuns e pode sofrer, entre outros problemas, com pulgões, ataques de formigas, ataques de lagartas e podridão.

Em todos os casos, o que acontece é que o problema costuma se espalhar de forma muito rápida, o que impede qualquer combate instantâneo ao problema, fazendo com que seja necessário estudar as medidas antes de simplesmente tentar acabar com as pragas.

Isso porque, embora resistente, o gerânio ainda assim é uma planta e, se submetido e doses muito altas de veneno, por exemplo, pode morrer antes mesmo de começar a dar as suas primeiras e belas flores. Logo, as decisões não podem ser tomadas de qualquer maneira, sem um critério anterior.

Sintomas das Doenças do Gerânio

As doenças do gerânio sempre aparecem de forma devagar, para logo depois se espalhar de maneira veloz e rápida. Logo, há alguns sintomas que podem ser percebidos no gerânio antes mesmo de a praga se propagar de forma rápida. Dessa forma, entre outros, é possível notar que o gerânio pode ter algumas manchas nas folhas, que, em geral, são causadas por fungos e algumas bactérias.

Além disso, pode haver uma espécie de ferrugem na folha do gerânio, dando uma aparência negativa para a folha da planta, quase como um sinal de que a planta está sofrendo e já não é mais capaz de se reerguer sem a ajuda do cuidador do jardim.

Esse aspecto de ferrugem é típico de fungos, o que não é u bom sinal sob qualquer ponto de vista. Outra coisa que pode acontecer com o gerânio é o apodrecimento do caule, algo que é causado por bactéria, havendo o risco de perder a planta caso o problema não seja resolvido.

Mais um possível sintoma do gerânio é a perda de cor por parte das folhas da planta, algo que indica, novamente, que a planta pode ter uma praga. Nesses casos, o mais comum é que seja um pulgão.

Como Combater Doenças do Gerânio

Doenças do Gerânio
Doenças do Gerânio

O gerânio pode sofrer com inúmeras doenças, mas, certamente, há formas de acabar com cada uma delas.

Porém, acontece que algumas vezes já não é mais possível acabar com a doença sem matar a planta, mas essa decisão pode ser necessária, já que a planta ainda pode contaminar outras e causar diversos problemas. Dessa maneira, o mais adequado é que se tente a resolução do problema sem acabar com o gerânio, mas por vezes isso é simplesmente impossível.

Quando houver algum broto que se destaca negativamente, por exemplo, seja pelo caule podre, pelas folhas ressecadas ou por manchas ao longo da planta, o mais adequado é retirar esse broto desde a raiz e evitar que o problema se propague para outras plantas. Isso porque, nesses casos, o que se tem são fungos ou bactérias, que não sumirão do seu jardim sem que a planta problemática seja retirada.

Contudo, há ainda outros problemas que podem surgir no gerânio. Se a planta estiver com muitas folhas, mas poucas flores, pode ser que você esteja adubado demais. Nesse caso, coloque mais areia com menos matéria orgânica no solo. Outra dica muito importante é manter a planta em local iluminado, já que o sol é um grande parceiro do gerânio.

Onde Plantar o Gerânio

Plantar o Gerânio
Plantar o Gerânio

O gerânio pode ser plantado em vasos ou jardineiras, mas nada impede que a planta também seja cultivada em jardins abertos, com mais espaço para se desenvolver e buscar nutrientes.

Por mais que o gerânio goste do sol, temperaturas acima dos 30 graus, com sol muito forte, podem ser prejudiciais. Nesse caso, encontre uma sombra para o gerânio e deixe-o descansar à sombra, de forma que ainda pegue um pouco da energia solar.

Ademais, em caso de chuva forte, retire o gerânio do ambiente aberto e o coloque sob alguma árvore ou cobertura.

Veja também

Nectarina Sunlite: Características, Nome Científico, Muda e Fotos

A nectarina é uma fruta muito apreciada no Brasil e possui algumas variedades. Neste artigo, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *